Como ser um bom líder de equipe? Veja dicas valiosas

Mayk | novembro 02, 2022

Imagem artigo

Mais do que saber como liderar, é preciso administrar conflitos e estimular pessoas a fim de obter resultados

 

Um cargo de gestão nunca foi tarefa fácil, e disso ninguém discorda. Além de obter resultados e resolver problemas, acima de tudo, é preciso saber como ser um bom líder de equipe. Mais do que isso – é necessário compreender como administrar pessoas!

 

Antes de mais nada, o que é liderança para você? Se acha que é apenas “mandar” e delegar tarefas, não há engano maior! O líder tem papel fundamental na organização, porque deve motivar sua equipe com a finalidade de atingir bons resultados.

 

Por outro  lado, o bom líder deve compreender que está gerindo pessoas. Isso significa, por exemplo, assumir a responsabilidade de gerir conflitos, entender as diferenças entre cada membro, entre outros desafios.

 

Você está no blog do Peixe 30, uma rede social profissional que reúne diversas dicas para gestores, promove aprendizado e networking. Continue a sua leitura e descubra como ser um bom líder de equipe.

 

O que faz um líder?

Receber a responsabilidade de ser líder é, com certeza, um momento emocionante e significativo na carreira. Mas, se é a primeira vez que assume esse tipo de tarefa, você sabe exatamente quais são as atribuições do cargo?

 

É importante que você tenha noção do papel que o cargo de liderança exerce na organização. Em primeiro lugar, trata-se da conexão com os colaboradores e, depois, deve-se transmitir os objetivos da empresa.

 

Ademais, para que o trabalho ocorra da forma esperada, o líder precisa estimular e preservar o bom clima organizacional. Ou seja, fomentar a comunicação e o relacionamento interno. Por fim, acompanhar os processos e a produtividade, tanto coletivos quanto individuais.

 

Ao redigir os relatórios, a liderança pode analisar o desempenho e os indicadores de cada integrante do time. Notando qualquer intercorrência, o líder intervém para desenvolver aquele colaborador que esteja aquém do esperado.

 

Em contrapartida, diante de um funcionário em potencial, é importante orientá-lo para assumir funções que potencializem o seu talento. Ou seja, não é só focar em produtividade e lucro, mas fortalecer os elos internos.

 

Deste modo, evita-se:

 

  • Alta rotatividade (turnover);
  • Consequentes gastos com contratações e treinamentos;
  • Licenças por saúde mental.

 

Concluindo, focar apenas na produtividade resulta em saúde organizacional deficitária.

 

O que define um bom líder?

As características que normalmente representam um bom líder, seja qual for o tipo de organização, são:

 

  • Adota a cultura do feedback;
  • Reconhece os méritos individuais e coletivos;
  • Respeita os limites de cada colaborador;
  • Toma decisões acertadas na hora certa;
  • Estimula o trabalho em equipe;
  • Pede ajuda quando precisa;
  • É proativo;
  • Acompanha as tendências de mercado;
  • Assume responsabilidades;
  • Se torna um exemplo para a equipe.

 

Parece fácil, né? De fato, quando a pessoa sabe como ser um bom líder de equipe e transforma isso em realidade! Mas o caminho até lá é gradual e conta como um crescimento pessoal.

 

Como ser um bom líder de equipe?

Há quem afirme que as pessoas já nascem com talento para a liderança. Pode até ser, mas esta é uma habilidade comportamental que pode ser desenvolvida. Quer ver só?

 

Tenha foco no dia a dia e adote uma filosofia de liderança

Um pecado de muitos líderes, principalmente aqueles novatos, é ter medo de perder seu lugar para um colaborador. Como resultado, acabam “travando” um potencial que, na maioria das vezes, traria excelentes resultados para a equipe como um todo.

 

Então, o primeiro passo de como ser um bom líder de equipe é desenvolver novos líderes, e não criar seguidores. Fomente o potencial de seu time, estimule a produzir novas ideias e superar seu próprio desempenho.

 

Em outras palavras, seja um mentor! No cotidiano, avalie o tempo investido em cada área da equipe, defina prioridades e acompanhe o retorno dos setores. Assim, você terá uma visão a longo prazo.

 

Deixe suas prioridades claras para a equipe

Comunicação é tudo, mas para que ela seja efetiva, é preciso que haja objetividade e clareza. Você como líder sabe o que precisa ser feito, mas consegue transmitir isso à equipe? Nos diálogos com os colaboradores, deixe claro quais são as metas e prioridades.

 

Uma dica é limitá-las a cinco prioridades para que você e sua equipe não se percam. Vá desenvolvendo em ordem até que, mediante a conclusão de cada uma, consiga estabelecer outras.

 

Padrões e valores comuns

Pouca coisa estimula menos um colaborador do que ver um coordenador que tende a favorecer uns em detrimento de outros. A equipe precisa estar em sintonia para haver um bom clima organizacional e, consequentemente, alcançar resultados satisfatórios.

 

Sendo assim, independente da função, valores e padrões devem ser os mesmos, principalmente, aqueles ligados à compaixão e integridade. E o tratamento também deve ser igualitário sem distinções.

 

Dê feedbacks

Imagine como é ruim trabalhar às cegas sem saber se os resultados são satisfatórios? Por isso, na tarefa de ser um bom líder de equipe, adote a cultura do feedback. Aponte como cada colaborador está desempenhando suas atividades, mas sem julgamentos.

 

Por exemplo, elogie quem estiver “dando um show” e dê dicas para que novas habilidades sejam desenvolvidas. Em contrapartida, quem tiver mais dificuldade merece apoio e direcionamento para melhorar.

 

Estimule o bom clima organizacional

Falamos muito disso porque o ambiente interno conta muito para a produtividade. Por isso, tenha empatia e se coloque no lugar dos colaboradores, sempre! Preserve a positividade diária com reuniões leves e agradáveis.

 

Fomente o trabalho em equipe, favorecendo o contato com a diversidade, ideias diferentes e experiências. Ainda que seja necessário dar exemplo, incentive a autonomia e o pensamento próprio dos colaboradores.

 

É normal ter medo!

Em suma, para saber como ser um bom líder de equipe não há fórmula mágica, mas dedicação e esforço. Assim como é possível desenvolver talentos, é também viável trabalhar na sua missão de liderança.

 

Acima de tudo, entenda que se estiver com medo, inseguro e assustado, isso é perfeitamente normal. Apenas tenha em mente que se você chegou até aí, é porque alguém confia no seu trabalho e sabe que é capaz!

 

Acima apresentamos uma série de dicas de como ser um bom líder de equipe. Este texto faz parte de um conjunto de ações que elaboramos para facilitar o trabalho dos gestores.

 

Em nossa rede social você encontra histórias de outros gestores para trocar experiências e descobrir novas metodologias que podem potencializar seus resultados. Crie seu cadastro gratuito e invista em seu networking.

 

O aplicativo está disponível para usuários IOSneste link para Android.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Pessoa outlier: o que é e como identificar? Descubra agora!

Esse termo tornou-se bastante utilizado no campo das estatísticas para definir algum evento que foge...

Como fazer um recrutamento externo e atrair novos talentos? Aprenda!

Quando falamos sobre processos seletivos, existem duas principais formas de realizá-los: utilizando o capital humano...

Como fazer um recrutamento interno? Promova os melhores talentos!

Para os profissionais do setor de Recursos Humanos, processos seletivos são uma parte importante do...

Como entrevistar um candidato à vaga de emprego? Encontre novos talentos

O momento em que o recrutador se encontra pela primeira vez com um talento e...

Como fazer um vídeo de apresentação para emprego? Encante os recrutadores!

Embora os processos seletivos realizados exclusivamente pela internet já existissem há algum tempo, a pandemia...

Como responder perguntas na entrevista de emprego? Consiga a sua contratação!

Um processo seletivo consiste de múltiplas etapas, onde os recrutadores buscam informações sobre os profissionais...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]