Quais são as habilidades interpessoais?

Mayk | novembro 02, 2022

Imagem artigo

Se você trabalha mesmo que de maneira tangente com processos seletivos, com certeza já se deparou com candidatos promissores no papel, mas cuja atuação acaba não “funcionando” na prática. Essa é uma experiência frustrante para todas as partes.

 

Por que isso acontece? Embora não seja possível eleger uma única resposta, em muitos casos a resposta simples é a ausência de características que não são imediatamente perceptíveis em avaliações mais superficiais. Um currículo não é capaz de dizer tudo. É necessário ir além e entender quais são as habilidades interpessoais, também conhecidas como soft skills.

 

Mais do que habilidades profissionais específicas aprendidas em um curso ou graduação, as do âmbito interpessoal possuem aplicações amplas. Contratar colaboradores que as trazem consigo, na maioria das vezes, resultará em um ganho organizacional coletivo.

 

Contudo, é importante saber que cada cargo, porte de empresa ou até o clima organizacional pode exigir uma lista de habilidades únicas, o que demanda um conhecimento maior sobre o assunto. E é sobre este assunto que vamos aprofundar neste artigo. Boa leitura!

 

O que são habilidades interpessoais?

Como o nome sugere, habilidades interpessoais são aquelas relacionadas com a maneira como os seres humanos interagem uns com os outros. Elas estão geralmente envolvidas com a comunicação, embora em muitos momentos isso seja feito de maneira não-verbal.

 

Em todos os casos, habilidades interpessoais são também capacidades. Isto é: significa que o indivíduo é capaz de realizar atividades ou manobrar situações de maneira muito mais eficiente, levando a resultados positivos para si mesmo e para outros.

 

Embora elas dificilmente possam ser ensinadas, as pessoas conseguem desenvolvê-las melhor em ambientes que possam fortalecê-las. Um local de trabalho cercado de colaboradores empáticos, por exemplo, fará com que todos valorizem a característica e passem a agir de acordo com esse valor.

 

Como as habilidades interpessoais influenciam no trabalho?

O trabalho é um dos inúmeros âmbitos da vida das pessoas adultas. Como todos os outros de natureza social, fazem parte dele as interações, a conexão e a troca mútua. Dentro de uma mesma equipe, os objetivos são semelhantes e o sucesso de um é o de todos.

 

Por conta disso, saber quais são as habilidades interpessoais significa ter um diferencial competitivo que poucas organizações terão. Por mais que algumas características sejam melhor utilizadas em determinadas vagas, um profissional que agrega um bom arsenal de soft skills terá mais chances de sucesso na carreira.

 

Por se tratarem de valores não quantificáveis por meio de testes tradicionais, pode ser desafiador para recrutadores perceber se algum candidato possui (ou não) determinadas habilidades interpessoais. Diante disso, entender e aplicar um mapeamento comportamental é crucial para ter sucesso no recrutamento.

 

Saiba quais são as habilidades interpessoais

A variedade de habilidades interpessoais existente é imensa, mas cada uma delas possui o seu espaço e importância, especialmente no mercado de trabalho. Saber como percebê-las não é fácil, especialmente no caso daquelas que não são imediatamente aparentes.

 

Empatia

A empatia é a característica que permite uma pessoa compreender no outro elementos emocionais e psicológicos diferentes da sua realidade. No ambiente de trabalho, uma pessoa assim terá maior facilidade em interpretar situações e resolver problemas com outros colaboradores.

 

Comunicação verbal

Saber se comunicar não é apenas o quê se fala, mas como algo é falado. Um profissional que possui essa habilidade é capaz de passar informações de maneira assertiva, executar boas negociações, fazer questionamentos pertinentes e escutar ativamente.

 

Autoconhecimento

Quando falamos sobre quais são as habilidades interpessoais, o autoconhecimento pode não aparecer com muita relevância em um primeiro momento, mas esta característica nada mais é do que a capacidade de compreender a si mesmo e a maneira como outros o veem.

 

Essa habilidade inclui não somente conhecer suas qualidades e defeitos, mas saber como eles contribuem (ou atrapalham) para a atuação profissional cotidiana.

 

Inteligência emocional

A inteligência emocional é uma das habilidades interpessoais mais mencionadas quando falamos sobre o assunto, mas na maioria das vezes ela não é compreendida em sua totalidade. Uma pessoa com essa característica é paciente, autocontrolada e razoável.

 

Cordialidade

Característica indispensável no convívio social, a cordialidade passa também pela educação, pelas boas maneiras e, acima de tudo, pelo respeito. De todas as habilidades interpessoais citadas neste texto, essa é provavelmente aquela da qual não se pode abrir mão.

 

Ética profissional

O senso de responsabilidade individual, a disciplina e a confiabilidade são elementos que ajudam a compor a ética profissional. O indivíduo que possui esta habilidade sabe qual é o seu papel em uma organização e se esforça para entregar o melhor de si em prol do trabalho coletivo.

 

Liderança

A liderança é uma das habilidades interpessoais que, apesar de dificilmente ensinadas, pode ser melhor desenvolvida. Um indivíduo com essa característica irá apresentar atitudes proativas, maior motivação e facilidade na execução de atividades em equipe.

 

Adaptabilidade

Encerrando aqui as nossas explicações sobre quais são as habilidades interpessoais, vamos falar sobre uma característica que é extremamente importante em negócios que estão em constante mudança. Ser adaptável é a característica da pessoa que consegue se moldar às situações em que se encontra e que, a partir disso, desenvolve trabalhos e busca soluções.

 

A flexibilidade é a chave, sempre aliada ao respeito às diversidades e o respeito aos seus próprios limites.

 

Embora tenhamos dito no parágrafo introdutório deste texto, em que explicamos quais são as habilidades interpessoais, que tais características não são perceptíveis em avaliações mais tradicionais (como a análise de currículo, por exemplo), diversas metodologias já permitem identificá-las. A mais famosa é a DISC e você pode ler mais sobre o assunto aqui!

 

Na hora do processo seletivo esteja atento para coisas menos óbvias. Com uma capacidade de observação aguçada, experiência prática e a cabeça aberta, você maximizará as chances de encontrar habilidades interpessoais valiosas onde menos espera!

 

Em nossa rede social você encontra histórias de outros gestores para trocar experiências e descobrir novas metodologias que vão melhorar o recrutamento e potencializar as habilidades do seu time. Crie seu cadastro gratuito e invista em seu networking.

 

O aplicativo está disponível para usuários IOSneste link para Android.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Dica de roteiro para vídeo currículo

O Peixe 30 surgiu com o objetivo de facilitar a interação profissional em vídeo, uma...

Como fazer a descrição de cargos?

Toda organização é composta de profissionais com atribuições distintas e funções definidas. Empresas só crescem...

Quais são as habilidades interpessoais?

Se você trabalha mesmo que de maneira tangente com processos seletivos, com certeza já se...

Como avaliar um candidato à vaga de emprego?

Somar ao quadro profissional de uma empresa é um dos maiores desafios enfrentados pelos profissionais...

Como ser um bom líder de equipe? Veja dicas valiosas

Mais do que saber como liderar, é preciso administrar conflitos e estimular pessoas a fim...

Como chamar a atenção de um funcionário?

Posições de liderança naturalmente carregam responsabilidades. Saber gerir uma equipe está associado a habilidades interpessoais...

Como criar um anúncio de vaga de emprego?

A busca por bons colaboradores é um dos maiores desafios do setor de Relações Humanas...

ASSUNTOS

TEMAS

O que é Job Hunter? Por que você precisa de um?

O que é Job Hunter Ler mais

Você sabe o que é job hunter? Eles podem te ajudar muito na sua recolocação profissional. Leia esse texto e aprenda tudo sobre eles.

Headhunter ou Recrutador

Headhunter ou recrutador Ler mais

Talvez você já tenha ouvido sobre headhunter ou recrutador. Esse profissional pode trazer muitos benefícios para a sua empresa. Leia tudo sobre eles nesse texto.

Recolocação Profissional: o que é, por que fazer e dicas para conseguir

Recolocação profissional Ler mais

Aprenda tudo sobre recolocação profissional. O que é e como conseguir a sua. Será muito importante para você!