Quais são as habilidades interpessoais?

Mayk | novembro 02, 2022

Imagem artigo

Se você trabalha mesmo que de maneira tangente com processos seletivos, com certeza já se deparou com candidatos promissores no papel, mas cuja atuação acaba não “funcionando” na prática. Essa é uma experiência frustrante para todas as partes.

 

Por que isso acontece? Embora não seja possível eleger uma única resposta, em muitos casos a resposta simples é a ausência de características que não são imediatamente perceptíveis em avaliações mais superficiais. Um currículo não é capaz de dizer tudo. É necessário ir além e entender quais são as habilidades interpessoais, também conhecidas como soft skills.

 

Mais do que habilidades profissionais específicas aprendidas em um curso ou graduação, as do âmbito interpessoal possuem aplicações amplas. Contratar colaboradores que as trazem consigo, na maioria das vezes, resultará em um ganho organizacional coletivo.

 

Contudo, é importante saber que cada cargo, porte de empresa ou até o clima organizacional pode exigir uma lista de habilidades únicas, o que demanda um conhecimento maior sobre o assunto. E é sobre este assunto que vamos aprofundar neste artigo. Boa leitura!

 

O que são habilidades interpessoais?

Como o nome sugere, habilidades interpessoais são aquelas relacionadas com a maneira como os seres humanos interagem uns com os outros. Elas estão geralmente envolvidas com a comunicação, embora em muitos momentos isso seja feito de maneira não-verbal.

 

Em todos os casos, habilidades interpessoais são também capacidades. Isto é: significa que o indivíduo é capaz de realizar atividades ou manobrar situações de maneira muito mais eficiente, levando a resultados positivos para si mesmo e para outros.

 

Embora elas dificilmente possam ser ensinadas, as pessoas conseguem desenvolvê-las melhor em ambientes que possam fortalecê-las. Um local de trabalho cercado de colaboradores empáticos, por exemplo, fará com que todos valorizem a característica e passem a agir de acordo com esse valor.

 

Como as habilidades interpessoais influenciam no trabalho?

O trabalho é um dos inúmeros âmbitos da vida das pessoas adultas. Como todos os outros de natureza social, fazem parte dele as interações, a conexão e a troca mútua. Dentro de uma mesma equipe, os objetivos são semelhantes e o sucesso de um é o de todos.

 

Por conta disso, saber quais são as habilidades interpessoais significa ter um diferencial competitivo que poucas organizações terão. Por mais que algumas características sejam melhor utilizadas em determinadas vagas, um profissional que agrega um bom arsenal de soft skills terá mais chances de sucesso na carreira.

 

Por se tratarem de valores não quantificáveis por meio de testes tradicionais, pode ser desafiador para recrutadores perceber se algum candidato possui (ou não) determinadas habilidades interpessoais. Diante disso, entender e aplicar um mapeamento comportamental é crucial para ter sucesso no recrutamento.

 

Saiba quais são as habilidades interpessoais

A variedade de habilidades interpessoais existente é imensa, mas cada uma delas possui o seu espaço e importância, especialmente no mercado de trabalho. Saber como percebê-las não é fácil, especialmente no caso daquelas que não são imediatamente aparentes.

 

Empatia

A empatia é a característica que permite uma pessoa compreender no outro elementos emocionais e psicológicos diferentes da sua realidade. No ambiente de trabalho, uma pessoa assim terá maior facilidade em interpretar situações e resolver problemas com outros colaboradores.

 

Comunicação verbal

Saber se comunicar não é apenas o quê se fala, mas como algo é falado. Um profissional que possui essa habilidade é capaz de passar informações de maneira assertiva, executar boas negociações, fazer questionamentos pertinentes e escutar ativamente.

 

Autoconhecimento

Quando falamos sobre quais são as habilidades interpessoais, o autoconhecimento pode não aparecer com muita relevância em um primeiro momento, mas esta característica nada mais é do que a capacidade de compreender a si mesmo e a maneira como outros o veem.

 

Essa habilidade inclui não somente conhecer suas qualidades e defeitos, mas saber como eles contribuem (ou atrapalham) para a atuação profissional cotidiana.

 

Inteligência emocional

A inteligência emocional é uma das habilidades interpessoais mais mencionadas quando falamos sobre o assunto, mas na maioria das vezes ela não é compreendida em sua totalidade. Uma pessoa com essa característica é paciente, autocontrolada e razoável.

 

Cordialidade

Característica indispensável no convívio social, a cordialidade passa também pela educação, pelas boas maneiras e, acima de tudo, pelo respeito. De todas as habilidades interpessoais citadas neste texto, essa é provavelmente aquela da qual não se pode abrir mão.

 

Ética profissional

O senso de responsabilidade individual, a disciplina e a confiabilidade são elementos que ajudam a compor a ética profissional. O indivíduo que possui esta habilidade sabe qual é o seu papel em uma organização e se esforça para entregar o melhor de si em prol do trabalho coletivo.

 

Liderança

A liderança é uma das habilidades interpessoais que, apesar de dificilmente ensinadas, pode ser melhor desenvolvida. Um indivíduo com essa característica irá apresentar atitudes proativas, maior motivação e facilidade na execução de atividades em equipe.

 

Adaptabilidade

Encerrando aqui as nossas explicações sobre quais são as habilidades interpessoais, vamos falar sobre uma característica que é extremamente importante em negócios que estão em constante mudança. Ser adaptável é a característica da pessoa que consegue se moldar às situações em que se encontra e que, a partir disso, desenvolve trabalhos e busca soluções.

 

A flexibilidade é a chave, sempre aliada ao respeito às diversidades e o respeito aos seus próprios limites.

 

Embora tenhamos dito no parágrafo introdutório deste texto, em que explicamos quais são as habilidades interpessoais, que tais características não são perceptíveis em avaliações mais tradicionais (como a análise de currículo, por exemplo), diversas metodologias já permitem identificá-las. A mais famosa é a DISC e você pode ler mais sobre o assunto aqui!

 

Na hora do processo seletivo esteja atento para coisas menos óbvias. Com uma capacidade de observação aguçada, experiência prática e a cabeça aberta, você maximizará as chances de encontrar habilidades interpessoais valiosas onde menos espera!

 

Em nossa rede social você encontra histórias de outros gestores para trocar experiências e descobrir novas metodologias que vão melhorar o recrutamento e potencializar as habilidades do seu time. Crie seu cadastro gratuito e invista em seu networking.

 

O aplicativo está disponível para usuários IOSneste link para Android.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Exemplo de texto para envio de currículo por e-mail. Conquiste o recrutador!

Todo processo seletivo começa com uma inscrição, a qual pode ser feita de diferentes formas....

Como se destacar no estágio? Conquiste sua efetivação!

Nos últimos meses de 2023, a taxa de desemprego reduziu no Brasil. Isso é positivo...

Como responder sobre pretensão salarial? Aprenda a calcular

No mercado de trabalho, falar sobre aspectos monetários acaba sendo um tabu. É claro que...

Que roupa usar em uma entrevista de emprego? Veja dicas de como se vestir!

É comum ter dúvidas e insegurança ao buscar a primeira oportunidade profissional ou mesmo uma...

Entrevista técnica: o que é e como conduzi-la? Veja algumas dicas!

Sempre existe mais de uma forma de realizar o mesmo trabalho. Quanto mais experiente for...

O que é entrevista semiestruturada? Aprenda quando usar este modelo!

Quando falamos a respeito das etapas em processos seletivos, existem inúmeras maneiras de conduzir cada...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]