Exemplo de texto para envio de currículo por e-mail. Conquiste o recrutador!

Mayk | abril 15, 2024

Imagem artigo

Todo processo seletivo começa com uma inscrição, a qual pode ser feita de diferentes formas. A mais comum é o pedido de envio de um CV, a fim de que os recrutadores vejam se o candidato interessado na vaga possui as qualificações, experiências e habilidades buscadas.

 

Uma dúvida comum surge na hora de enviar o seu currículo para uma oportunidade: o que escrever para me destacar entre os candidatos? Sendo assim, apresentaremos um exemplo de texto para envio de currículo por e-mail.

 

Muito se fala sobre tipos de currículo (CV) e as melhores dicas para fazer o documento de maneira adequada, mas e quanto ao texto que acompanha o envio por e-mail? Existe algo específico que precisa ser abordado ou que deve evitar ao encaminhar o arquivo aos recrutadores?

 

Nesse artigo, vamos falar sobre as principais formas de enviar um currículo em processos seletivos (incluindo por e-mail), quais dicas pode utilizar na hora de elaborar uma mensagem eletrônica e, por fim, trazer um exemplo de texto adequado. Boa leitura!

 

Maneiras de enviar currículos em processos seletivos

Antes de qualquer coisa, precisamos estabelecer que há mais de uma maneira de enviar currículos em processos seletivos, o que impacta o texto que o acompanha. Em algumas situações, inclusive, não existe sequer um campo para que escreva sobre o documento.

 

Caso o canal seja online, você tem a liberdade de escrever uma mensagem, mas procure não se estender. O foco deve ser o conteúdo do arquivo, não a introdução em si, certo? Busque sempre utilizar seu próprio e-mail como contato para facilitar as respostas.

 

Se estiver se inscrevendo em um processo seletivo internacional, o idioma comumente utilizado é o inglês, o que deve se refletir no texto e no currículo em si. O mais importante é que esteja à par da vaga, da empresa e das melhores maneiras de se comunicar por e-mail.

 

 

4 dicas para enviar currículo por e-mail

Antes de apresentar um exemplo tangível, é interessante explorar algumas dicas, as quais você pode usar para desenvolver a mensagem por conta própria. Abaixo, selecionamos quatro sugestões importantes. Confira!

 

1 – Atente-se à gramática

Não adianta seguir um exemplo de texto para envio de currículo por e-mail se não respeitar as regras de cada idioma. O conteúdo deve ser escrito com a norma padrão da língua, sem erros de digitação, gramaticais ou gírias.

 

Isso vale tanto para mensagens em português quanto aquelas em outros idiomas. Revise o material e peça para outras pessoas o ajudarem.

 

Apesar do meio online, o e-mail é uma forma de comunicação formal, então você não deve abreviar palavras ou informações, exceto quando existir liberdade para isso. Se estiver em dúvida, opte por um texto que respeite às normas padrões da língua que está utilizando.

 

2 – Escolha um título apropriado

Nesse caso, o ‘assunto’ é tão importante quanto o exemplo de texto para envio de currículo por e-mail, levando em conta que será a primeira coisa que o recrutador verá. Dessa forma, você não pode deixá-lo vago.

 

É preciso destacar também que alguns processos seletivos têm padrões pré-determinados para títulos de envio de currículo, o que significa que e-mails que fujam disso podem ser automaticamente descartados. Você deve ficar atento às instruções e segui-las corretamente.

 

 

3 – Seja educado e inclua saudações

Não é porque uma mensagem está sendo enviada eletronicamente que você deve dispensar as gentilezas comuns ao dia a dia, correto? Independentemente do exemplo de texto para envio de currículo por e-mail que escolher, sempre comece e termine com uma saudação.

 

O mais comum é iniciar o e-mail com “prezado(a)” e finalizar com “atenciosamente”, mas não existe uma regra rígida, tudo depende do contexto. O mais importante é ter em mente que a gentileza e a educação são critérios durante todas as etapas de um processo seletivo.

 

4 – Não “copie e cole”

Pode ser tentador escrever uma única mensagem e “copiar e colar” em cada vaga para a qual se inscrever, mas isso não é muito recomendado. Em primeiro lugar, um exemplo de texto para envio de currículo por e-mail “coringa” por natureza é vazio, já que precisa funcionar em todos os contextos.

 

Em segundo lugar, existe comunicação entre recrutadores de diferentes processos seletivos, então não é incomum que um mesmo profissional receba o seu currículo por dois meios diferentes. O mais recomendado é dedicar um tempinho para escrever uma nova mensagem em cada situação.

 

Exemplo de texto para envio de currículo por e-mail

Agora que já demos algumas dicas, chegou a hora de trazer a resposta prática. Lembre-se: a ideia não é que copie essa mensagem e cole no seu e-mail, mas que perceba como ela funciona e estabeleça o próprio conteúdo a partir disto.

 

Veja um exemplo de texto para envio de currículo por e-mail que pode adequar a cada tipo de vaga:

 

“Prezado(a) [nome do profissional que está fazendo o recrutamento], estou enviando o meu currículo para consideração à vaga de [tipo da vaga]. Sou formado em [área de formação] e possuo [experiências prévias]. Busco uma primeira oportunidade no mercado de trabalho. Atenciosamente, [seu nome].”

 

O mais importante é que não deixe o nervosismo transparecer. Lembre-se: você não é o único candidato a enviar currículo, de modo que recrutadores não costumam ser exageradamente rigorosos quanto às mensagens que acompanham o documento. Escreva, revise e envie!

 

Inspire-se neste exemplo de texto para envio de currículo por e-mail e crie a sua própria abordagem, destacando as razões pelas quais você deve ser convocado para uma entrevista. Este é o primeiro passo para conseguir um bom emprego. O próximo passo é elaborar um bom currículo e treinar para se destacar na primeira entrevista de emprego.

 

Os usuários do Peixe 30 têm acesso a uma ferramenta chamada de Assessment. Ela é gratuita e permite avaliar características importantes e traçar seu perfil profissional. Cadastre-se e experimente!

 

O aplicativo está disponível para usuários IOSneste link para Android.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Exemplo de texto para envio de currículo por e-mail. Conquiste o recrutador!

Todo processo seletivo começa com uma inscrição, a qual pode ser feita de diferentes formas....

Como se destacar no estágio? Conquiste sua efetivação!

Nos últimos meses de 2023, a taxa de desemprego reduziu no Brasil. Isso é positivo...

Como responder sobre pretensão salarial? Aprenda a calcular

No mercado de trabalho, falar sobre aspectos monetários acaba sendo um tabu. É claro que...

Que roupa usar em uma entrevista de emprego? Veja dicas de como se vestir!

É comum ter dúvidas e insegurança ao buscar a primeira oportunidade profissional ou mesmo uma...

Entrevista técnica: o que é e como conduzi-la? Veja algumas dicas!

Sempre existe mais de uma forma de realizar o mesmo trabalho. Quanto mais experiente for...

O que é entrevista semiestruturada? Aprenda quando usar este modelo!

Quando falamos a respeito das etapas em processos seletivos, existem inúmeras maneiras de conduzir cada...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]