O que é descrição no currículo?

Mayk | agosto 03, 2022

Imagem artigo

Toda oportunidade de emprego começa pelo currículo. Ele é a porta de entrada para o mercado de trabalho e, na maioria das vezes, o que decidirá se você será chamado ou não para etapas posteriores de uma seleção.

 

A confecção deste documento exige muito cuidado, seja em relação ao formato, aos dados e até quanto à parte ortográfica. Estruturalmente, ele deve conter informações pessoais, formação, experiências prévias, habilidades, objetivos etc.

 

Cada campo tem uma função distinta, mas todos são importantes. E neste artigo vamos nos focar em explicar o que é descrição no currículo e cuidados que você precisa ter para despertar a atenção do entrevistador.

 

Aqui no Peixe 30, ao concluir o seu cadastro gratuito, você tem acesso a uma versão digitalizada do seu curriculum vitae, também conhecido como CV. Contudo, é necessário que se compreenda a importância de cada campo para destacar as informações essenciais. Vamos explicar melhor!

Como elaborar um bom currículo?

Qual o melhor tipo de currículo não é uma pergunta simples, porque isso depende muito da vaga para qual se está concorrendo. Não existe um único “padrão”, mas diferentes modelos que podem ser utilizados para diversos tipos de vagas.

 

O que você tem a oferecer não mudará, mas o modelo de currículo permite que suas características sejam destacadas ou minimizadas. O CV de um candidato com boa formação, mas pouca experiência de trabalho, por exemplo, deverá focar neste primeiro elemento.

Como descrever o seu perfil profissional no currículo?

Para quem não sabe o que é descrição no currículo, nada mais é do que o relato a respeito de você como profissional. Isso inclui formação (independentemente do nível), habilidades (soft skills), conquistas e experiências prévias (remuneradas ou não).

 

Cada um desses pontos deve ser elaborado de maneira interessante, objetiva e sucinta. Recrutadores geralmente lidam com dezenas de currículos para uma mesma vaga, de modo que a intenção deve ser chamar a atenção com poucas palavras.

Como descrever a sua formação?

Todo conhecimento técnico que você tem é identificado pelo mercado de trabalho como hard skills. É importante descrever com cuidado os cursos que fez e como eles se relacionam com a vaga pretendida.

 

Prêmios e conquistas acadêmicas também são elementos que sempre pegam muito bem em um currículo. Para aqueles que possuem pouca experiência, esse deve ser o tópico priorizado.

Como descrever a sua experiência profissional?

Este é o elemento mais importante para os profissionais que têm uma boa base de empregos prévios, inclusive para aqueles que desejam se recolocar em atividade.

 

Nesta etapa, detalhe suas experiências profissionais anteriores, sempre focando nos elementos que possam ser mais atrativos para os recrutadores da vaga atual. Cite as suas responsabilidades dentro da função e, caso possua, conquistas obtidas nesse período.

 

O foco aqui é atrair a atenção do recrutador para que ele lhe convoque para uma entrevista de emprego. Então, capriche!

Outras dicas na hora de descrever seu perfil profissional

Para começar, você deve estar sempre focado no objetivo final, que é “vender o seu Peixe”. Se coloque na posição de quem irá ler o currículo e peça opiniões de colegas que trabalhem na área.

 

Ao fazer uma descrição no currículo, seja ela sobre as suas experiências ou competências, parta do princípio de que recrutadores estão em busca de colaboradores que façam parte de uma área específica, então não tenha medo de usar palavras e termos que façam sentido dentro da sua profissão.

 

Nunca minta e evite exageros. Para profissionais de RH, é muito transparente quando candidatos estão “inventando” alguma informação. Lembre-se: essa é a profissão deles, então pode ter certeza que discrepâncias são facilmente percebidas.

 

Por último, depois de entender o que é descrição no currículo e fazer uma primeira versão do seu CV, revise. Mais de uma vez e em dias distintos, se possível. Alguns erros são facilmente percebidos, mas para outros é necessário ter um olhar mais apurado.

Modelos de currículo descritivo

Abaixo estão dois modelos de descrição no currículo. Eles podem ser um pouco maiores (ou menores) do que isso, desde que o texto seja focado e objetivo, ok? Use-os como inspiração para estruturar o seu.

Modelo de descrição no currículo – Focado na experiência

“Tenho duas décadas de experiência como engenheiro civil na Petrobras. Durante o meu período na empresa, obtivemos uma série de premiações nacionais e internacionais em excelência de construção. Trago expertise e conhecimento, a fim de crescer com uma nova empresa.”

Modelo de descrição no currículo – Focado na formação

“Sou enfermeiro formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná com seis meses de estágio no Hospital Pequeno Príncipe. Durante o meu período de formação, obtive premiações diversas em eventos acadêmicos. Busco agregar com o meu olhar profissional atento e humanizado.”

Como estruturar o currículo?

Um bom conteúdo requer uma boa apresentação. Tão importante quanto o que você coloca é a forma do seu material, afinal de contas a “aparência” será a primeira coisa que potenciais recrutadores irão observar para convocá-lo para uma dinâmica de grupo ou entrevista individual.

 

Para essa tarefa, o Peixe 30 pode ajudá-lo. Como dissemos no início deste artigo em que explicamos o que é descrição no currículo, ao fazer o seu cadastro e colocar todas as informações essenciais, você terá acesso a uma versão estilosa do seu CV.

 

Contudo, você pode usar esse nosso modelo gratuito para criar versões do seu currículo de acordo com as suas necessidades. Isso é especialmente verdade se a sua área envolve elementos visuais.

 

Algumas dicas gerais incluem não utilizar muitas cores ou tipos diferentes de fontes, colocar o alinhamento do texto de maneira justificada, evitar poluições visuais ou paredes de texto e, sempre que possível, salvar e enviar o seu currículo no formato PDF.

 

Apesar de tudo, assim como o conteúdo, a forma de um currículo dependerá muito da vaga para a qual você está concorrendo.

 

Por fim, o importante é ter em mente que o melhor tipo de currículo é aquele que mais se adequa para o que você está buscando. Um que ao mesmo tempo valorize suas qualidades e minimize os pontos sobre os quais sente insegurança.

 

Com uma ótima descrição no currículo e uma boa apresentação das informações, você certamente será chamado para uma entrevista naquela vaga dos seus sonhos. Boa sorte!

 

Inspire-se com histórias reais, veja descritivo de profissionais que são destaque no seu mercado. Você pode, inclusive, assistir as apresentações que eles fazem em seus perfis aqui no Peixe 30.

 

O Peixe 30 é o seu ambiente profissional em que poderá conhecer novas pessoas, trocar experiências, fortalecer seu networking e aprimorar suas características individuais. Cadastre-se, crie seu currículo e faça já o Assessment, um teste que identifica suas principais habilidades.

 

O aplicativo está disponível para usuários IOS e neste link para Android.

Além de entender o que é descritivo no currículo, pode ser relevante estudar melhor o seu perfil comportamental e desenvolver a sua inteligência emocional.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Como desenvolver a habilidade de resolução de problemas? Supere os desafios!

Ninguém gosta de conflitos, especialmente no trabalho. Apesar disso, é ingenuidade acreditar que o espaço...

Como ser uma pessoa flexível no trabalho? Domine esta habilidade!

“Flexibilidade” é uma habilidade presente em descrições de vagas de emprego. Mas como ser uma...

Como estudar para um processo seletivo? Conquiste os melhores cargos!

Participar de um processo seletivo pode gerar insegurança e ansiedade em muita gente. Mesmo que...

Como colocar pretensão salarial no currículo? Descubra!

Não importa se você está entrando no mercado de trabalho pela primeira vez ou se...

O que é insubordinação no trabalho? Veja como lidar com a situação!

Assim como qualquer outra atividade que envolve a interação entre pessoas, a rotina organizacional traz...

Dinâmicas para fortalecer o trabalho em equipe e melhorar a performance!

Um time engajado é o sonho de todo gestor para alcançar os melhores resultados. Mesmo...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]