Como se destacar em uma dinâmica de grupo?

Mayk | maio 20, 2022

Imagem artigo

Processos seletivos de qualquer espécie apresentam vários desafios. E neles não importa se você está em sua primeira entrevista, se busca uma recolocação ou se está em progresso para um cargo mais alto em sua área.

 

Logo, independente de qual seja a situação, é sempre útil saber como se destacar em uma dinâmica de grupo para garantir o sucesso na seleção. Essa é uma etapa muito importante para avaliar a sua interação com outros indivíduos, justamente para que os recrutadores observem como você trabalha em equipe.

 

Não é necessário dizer que é muito importante causar uma boa impressão. Mas como fazer isso? Diferentes qualidades podem ser buscadas por diversas empresas, mas existem algumas dicas básicas que funcionam em todos os contextos.

 

Para se destacar, é preciso que você conheça as suas qualidades. Neste sentido, quero te convidar a fazer uma conta gratuita aqui no Peixe 30. Somos uma rede social profissional em vídeo e temos uma ferramenta que vai avaliar suas características (soft skills) para te guiar na vida profissional.

 

Não perca mais tempo. Baixe o app, conclua seu cadastro e tenha acesso a um estudo sobre o seu perfil comportamental:

Aprenda como se destacar em dinâmicas de grupo

Depois de enviar o seu currículo e (possivelmente) realizar uma entrevista, a próxima etapa do processo seletivo pode envolver uma dinâmica de grupo. Por mais que você já tenha feito uma antes, o desafio ainda existe.

 

Como causar uma boa impressão? Mais do que isso, como se sobressair no meio de um grupo de pessoas igualmente talentosas? É para responder essas perguntas que esse artigo foi escrito.

 

Abaixo estão 5 das principais dicas de como se destacar em uma dinâmica de grupo.

Educação em primeiro lugar!

Não existe valor mais observado em dinâmicas de grupo do que uma boa educação. Independente do cargo e da empresa, potenciais colaboradores que não tenham boas maneiras são imediatamente desconsiderados.

 

Se destacar a qualquer custo é a forma mais fácil de falhar. Você deve trabalhar para demonstrar o seu potencial, mas jamais às custas da cordialidade. A humildade é uma característica associada aos profissionais competentes.

 

Cumprimente todas as pessoas, tanto recrutadores quanto outros concorrentes. Nunca interrompa, e se o fizer acidentalmente, se desculpe. Respeite o seu tempo e os dos outros e não utilize palavrões. Se você se portar de maneira educada, já terá começado com o pé direito.

Dinâmicas de grupo servem ao trabalho em equipe

Cada etapa de um processo seletivo tem uma função, e não é diferente com as dinâmicas de grupo. O objetivo aqui é observar o trabalho em equipe dos candidatos, de modo que se destacar envolve cumprir essa meta da melhor maneira possível.

 

Trabalhar contra os outros concorrentes é dar um tiro no pé. A falha deles não necessariamente garantirá o seu sucesso, o correto é sempre cooperar em qualquer atividade proposta pela empresa e pelos recrutadores.

 

Nesta dica de como se destacar em uma dinâmica de grupo, demonstre que você trabalha bem em equipe e que sabe lidar com diferentes tipos de pessoas e personalidades. Coopere com os outros, dê espaço, ajude.

 

Com essa atitude, você estará mostrando o comportamento que terá com a equipe com quem irá trabalhar no futuro, se selecionado.

A primeira impressão é a que fica?

Você já ouviu aquela expressão: “não julgue o livro pela capa”? Pois é, na hora da dinâmica de grupo, é preciso cuidar da sua aparência, gestos e demais expressões. Tudo isso colabora para que o avaliador tenha uma primeira impressão sua.

 

Aqui estão encaixadas diversas coisas, como a educação citada na dica anterior. Mas se destacar em uma dinâmica de grupo também envolve elementos visuais e ações. Para causar uma boa impressão é necessário vestir-se adequadamente e ter uma boa postura.

 

Atente-se para suas roupas, a formalidade dependerá da vaga que está disputando. Além disso, a postura também é muito importante. Demonstre confiança e tente evitar ao máximo o nervosismo. Treinar antes é sempre uma excelente ideia.

Saber administrar o seu tempo de fala é essencial

Chegamos a nossa quarta dica de como se destacar em uma dinâmica de grupo. Nela, o nosso destaque é para que você saiba controlar o tempo disponível.

 

Como você estará dividindo a atenção aqui, é necessário saber como fazer um uso inteligente do tempo que tiver e não se perder no meio da multidão. Seja conciso e tente manter o interesse dos recrutadores com uma retórica coerente.

 

Não “enrole” e nem extrapole o tempo designado a você. Aproveite para deixar uma marca.

 

Utilize todas as oportunidades para ser proativo. Isso não significa “atropelar” o tempo alheio, mas utilizá-lo de maneira que o beneficie e o faça ser notado. Sempre, é claro, respeitando as dicas anteriores.

Arriscar é válido, mas tenha cuidado!

Seguir todas as dicas anteriores irá lhe ajudar, mas lembre-se de que os outros candidatos podem também demonstrar essas características. Nesse caso, você corre o risco de ser só mais um, mesmo que tenha as competências necessárias para a vaga.

 

Nesta dica de como se destacar em uma dinâmica de grupo, você precisa sair da zona de conforto e apresentar um diferencial. É aqui que a ousadia pode ser a sua amiga.

 

É impossível aconselhar a maneira “correta” de ousar, já que cada dinâmica tem suas peculiaridades. Apesar disso, de maneira geral, pode ser benéfico pensar fora da caixinha e se arriscar.

 

Estude a empresa, seus concorrentes e produtos, assim ficará mais fácil sair da zona de conforto e apresentar um diferencial. Use também o seu histórico profissional ou algum conhecimento específico nesta hora.

 

Se você chegou até essa etapa de um processo seletivo, é porque tem potencial. Não se esqueça disso. As dicas anteriores, somadas com uma boa dose de tranquilidade, são uma fórmula infalível.

 

Você é competente e capaz, só precisa evidenciar essas qualidades. Por isso, use nossas dicas de como se destacar em uma dinâmica de grupo e terá mais sucesso nas próximas seleções. Boa sorte!

 

Aproveite para fazer o seu cadastro no Peixe 30, apresente-se para o mercado, amplie seu networking e seja notado. O app está disponível aqui para usuários IOS e neste link para Android.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Principais benefícios da tecnologia no RH. Otimize seus processos!

As inovações têm impactos significativos nos mais diferentes espaços. A tecnologia oferece novas formas de...

O que não falar na entrevista de emprego? Não cometa estes erros!

Após o envio do currículo, o bate papo costuma ser a segunda etapa de um...

O que colocar como experiência no currículo? Veja como se destacar!

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, todos os detalhes fazem a diferença....

O que é recrutamento misto? Conheça as vantagens deste modelo!

Processos seletivos estão entre os trabalhos mais importantes realizados por profissionais do setor de Recursos...

Pessoa outlier: o que é e como identificar? Descubra agora!

Esse termo tornou-se bastante utilizado no campo das estatísticas para definir algum evento que foge...

Como fazer um recrutamento externo e atrair novos talentos? Aprenda!

Quando falamos sobre processos seletivos, existem duas principais formas de realizá-los: utilizando o capital humano...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]