Dicas para a primeira entrevista de emprego

Mayk | abril 07, 2022

Imagem artigo

Participar de um processo seletivo pode ser uma tarefa complicada, inclusive para os mais experientes. Se você vai participar da sua primeira entrevista de emprego, certamente está inseguro e cheio de dúvidas.

 

O que podemos dizer para você é que esses sentimentos são naturais, mas que com algumas dicas é possível causar uma boa primeira impressão no entrevistador.

 

Buscar dicas para a primeira entrevista de emprego é uma boa estratégia para se familiarizar com essa etapa, para superá-la e conseguir a sua contratação.

 

Aqui no Peixe 30, a sua rede social profissional, apresentamos diversas orientações, como são os casos das perguntas feitas em entrevistas e as dicas de como ser promovido.

 

Crie seu perfil agora, faça seu teste comportamental e destaque suas habilidades para que empresas que precisam de profissionais iguais a você!

 

Faça o download do app Peixe 30 na Play Store

Faça o download do app Peixe 30 na App Store

 

Dicas para a primeira entrevista de emprego

Ao percebermos ou descobrirmos  que estamos sendo avaliados, sempre ficamos tensos, principalmente quando sabemos que uma coisa errada pode comprometer a participação em um importante processo seletivo.

 

Seja na forma de se vestir ou falar, na falta de experiência profissional ou ainda por timidez, participar da primeira entrevista é algo que causa um frio na barriga.

 

Para conseguir a sua contratação, você deverá sair da zona de conforto. E para que tenha sucesso nesse objetivo, separamos algumas dicas para a sua primeira entrevista de emprego. Confira!

 

Preocupe-se com o que vai vestir

Escolher o que vai vestir no dia da sua entrevista de emprego é uma das primeiras dicas que você deve seguir.

 

Não é interessante você usar a primeira roupa que pensar, como uma calça jeans e uma camiseta. Tomar esse tipo de cuidado pode ser crucial para a sua possível contratação.

 

Isso porque, dependendo do tipo da empresa e da vaga que está concorrendo, essa questão é muito bem observada pelo recrutador. O ideal é que você pesquise a empresa nas redes sociais e veja o estilo usado por profissionais que trabalham naquele local.

 

Caso tenha dúvida de como se vestir, use roupas sociais. Cuidado com o excesso de acessórios, maquiagem e esmaltes nas unhas.

 

Conheça a empresa antes da entrevista

Outra dica para a primeira entrevista de emprego que você vai participar é conhecer bem a empresa antes.

 

Essa tarefa deve ser feita com muito cuidado. Com isso, pesquise e estude sobre as propostas da empresa, quais produtos ou serviços ela oferece, sua história e outros fatos sobre o seu desenvolvimento.

 

Se ela atende outros clientes empresariais, descubra quais são e tente destacar esse conhecimento durante a sua entrevista.

 

Cuidado com o comportamento e com a fala

Mais uma dica que você deve considerar como essencial antes de fazer a sua primeira entrevista de emprego é ter atenção ao seu comportamento e também a sua fala.

 

É comum que os candidatos que nunca trabalharam espalhem o seu currículo por diversos tipos de vagas. Essa não é a pior estratégia, afinal, você precisa conseguir mais chances.

 

Mas, assim que for selecionado para a entrevista, preste atenção na maneira em que você se comporta na frente de outras pessoas.

 

Especialistas afirmam que é interessante você tentar impressionar o recrutador, mas com características que ele entenda como valiosas.

 

Outro ponto é considerar o tom da sua voz e a maneira que fala. Não é interessante usar gírias durante a entrevista e nem falar tão alto.

 

Se possível, treine com outras pessoas antes de participar da entrevista ou então grave a sua voz para ver como está se saindo.

 

Você pode colocar em prática algumas dicas que vão te ajudar a falar melhor, dominando a arte da oratória.

 

Seja você mesmo

Mesmo que tenhamos citado que deve se preocupar em impressionar o recrutador, isso não deve ser além de quem realmente você é.

 

É comum e normal estar nervoso neste dia e um bom recrutador vai fazer de tudo para que se sinta o mais à vontade possível. Mas, a melhor maneira para evitar o nervosismo é ser você mesmo.

 

O recrutador, muitas das vezes, observa bem mais o comportamento do entrevistado do que as suas experiências profissionais, por exemplo.

 

Se você for introvertido, não será interessante para a empresa te contratar para uma vaga em que precisa ter uma interação com o público.

 

Nesta dica para a sua primeira entrevista de emprego, não conte mentiras sobre a sua história ou quem você é. Lembre-se de que se não foi selecionado para a vaga, não significa que é um mau profissional, e sim que havia outras pessoas mais bem qualificadas para aquele cargo.

 

Você pode criar agora o seu perfil aqui no Peixe 30 e receber o resultado do seu teste comportamental. Ele te dará diversas informações sobre a sua personalidade, elementos que devem ser destacados em uma entrevista de emprego.

 

Tenha atenção a tudo o que está acontecendo

Manter a sua atenção totalmente voltada para a entrevista é a dica essencial para garantir que seja um sucesso.

 

Preste muita atenção a todas as perguntas que estão sendo feitas pelo recrutador, veja se respondeu de maneira adequada e escute tudo o que ele tem para falar naquele momento.

 

Assim passará uma boa impressão de que aquela determinada vaga é importante para você, já que o seu foco estará voltado para isso.

 

Faça perguntas para o recrutador

É claro que durante uma entrevista de emprego uma boa conversa será desenvolvida. Com isso, lembre-se de que você está ali para se apresentar como profissional e também para entender mais sobre a vaga e a empresa.

 

Todo bom recrutador gosta de ouvir o entrevistado fazendo perguntas. Este comportamento mostrará que você possui realmente interesse em fazer parte da equipe.

 

Quando você pergunta sobre a empresa, vaga e tipos de serviços, significa que possui curiosidade e proatividade sobre o cargo oferecido.

 

Essas foram algumas dicas para a primeira entrevista de emprego que você deve levar em consideração. Coloque-as em prática e veja os resultados do seu esforço!

 

Se você não conseguir a aprovação no primeiro processo seletivo, não se desespere. Faça uma anotação dos pontos positivos desta experiência e também daqueles que precisará mudar em uma próxima apresentação.

 

Aproveite também para gravar novos vídeos, isso vai te ajudar a melhorar sua fala e a ter mais controle na sua apresentação. Publique os materiais aqui no Peixe 30 e receba feedbacks de outros usuários, isso vai te ajudar a ser mais efetivo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Exemplo de texto para envio de currículo por e-mail. Conquiste o recrutador!

Todo processo seletivo começa com uma inscrição, a qual pode ser feita de diferentes formas....

Como se destacar no estágio? Conquiste sua efetivação!

Nos últimos meses de 2023, a taxa de desemprego reduziu no Brasil. Isso é positivo...

Como responder sobre pretensão salarial? Aprenda a calcular

No mercado de trabalho, falar sobre aspectos monetários acaba sendo um tabu. É claro que...

Que roupa usar em uma entrevista de emprego? Veja dicas de como se vestir!

É comum ter dúvidas e insegurança ao buscar a primeira oportunidade profissional ou mesmo uma...

Entrevista técnica: o que é e como conduzi-la? Veja algumas dicas!

Sempre existe mais de uma forma de realizar o mesmo trabalho. Quanto mais experiente for...

O que é entrevista semiestruturada? Aprenda quando usar este modelo!

Quando falamos a respeito das etapas em processos seletivos, existem inúmeras maneiras de conduzir cada...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]