Como desligar um funcionário da empresa?

Mayk | julho 04, 2022

Imagem artigo

Demitir colaboradores nunca é uma tarefa fácil, independentemente dos motivos que levaram a essa decisão. Seja por corte de verbas, performance não satisfatória ou fatores que fogem do controle das partes envolvidas, é uma situação que desafia qualquer gestor.

 

Diante dessa dificuldade, resolvemos reunir aqui uma série de dicas de como desligar um funcionário da empresa para lhe ajudar quando houver necessidade. É importante humanizar esse momento!

 

Mesmo profissionais de RH contratados e designados para tal tarefa podem encontrar dificuldades. O processo de demissão de um funcionário engloba diversas etapas, desde a tomada de decisão por parte do gestor até a baixa na carteira de trabalho.

 

Algumas vezes, essa decisão já é indicada pela gestão de pessoas após uma série de feedbacks negativos. Contudo, por mais que os sinais estejam claros, a tomada de decisão é sempre um processo tenso.

 

Nesse artigo, vamos dar algumas dicas que irão te ajudar a tornar a jornada um pouco mais fácil e melhorar o processo de desligamento de um colaborador dentro da sua empresa.

 

Caso esta seja a sua primeira visita ao nosso blog, saiba que o Peixe 30 é uma rede social profissional em vídeo com várias dicas para gestores, networking e diversas outras funções. Faça seu cadastro gratuito e conheça nossas soluções!

Aprenda como desligar um funcionário da empresa

É necessário começar dizendo que esse artigo tem como objetivo ajudar você, gestor, a compreender e executar melhor o processo de demissão de um funcionário dentro do seu negócio. As variáveis são muitas, mas sempre que possível elas serão levadas em conta.

 

Sem mais delongas, essas são 8 dicas de como desligar um funcionário da empresa.

Entenda os motivos

Um funcionário pode ser desligado por uma série de diferentes fatores. Alguns são de responsabilidade direta dele, outros de responsabilidade dos gestores. E existem, inclusive, aqueles fatores que fogem do controle das duas partes.

 

De toda forma, entender os motivos que levaram um colaborador a ser demitido ajudará você e a sua empresa a aprenderem como lidar com essa situação no futuro.

Não demita de maneira “surpresa”

O desligamento de um funcionário não deve ser algo surpreendente, exceto por motivo de força maior. O processo de demissão é trabalhoso e um bom líder sempre tentará fazer o possível para manter um colaborador que esteja agregando para a equipe.

 

Dessa forma, nesta dica de como desligar um funcionário da empresa, caso o trabalho esteja insatisfatório, o colaborador não será pego de surpresa quando receber a eventual notícia da sua demissão.

Planeje o processo de demissão

Não importa qual o papel cumprido por um funcionário dentro da equipe: desligá-lo acarreta consequências para a empresa. Por isso (e seguindo da dica anterior), uma demissão deve ser planejada com antecedência pelos gestores.

 

O objetivo aqui é diminuir o impacto que essa perda causará. Se você tiver seguido as dicas anteriores de como desligar um funcionário da empresa, entenderá o motivo da demissão e terá tempo para preparar os próximos passos de maneira estratégica e com paciência.

Seja cordial e respeitoso

A atitude de um gestor deve ser educada, acima de qualquer coisa. Mesmo que a demissão ocorra por má conduta do funcionário, a sua postura durante o processo deve estar de acordo com os valores da empresa.

 

Não é incomum que pessoas ajam de maneira negativa diante de uma notícia ruim como a demissão, então a sua tarefa aqui é manter-se calmo e racional e jamais escalar a situação.

 

Comunicação objetiva é a chave

Uma das piores coisas que um gestor pode fazer na hora de demitir um funcionário é “enrolar”. Tentar diminuir o impacto negativo da notícia (especialmente para um bom colaborador) é algo instintivo, mas você deve sempre prezar pela clareza e pela objetividade.

 

Parte dessa dica também diz respeito à justificativa. Não se desculpe e nem invente motivos. Se a demissão for por um desempenho não-satisfatório, por exemplo, fale abertamente.

Dê a notícia adequadamente

A notícia de uma demissão deve ser dada pela pessoa responsável pelo processo, nunca por terceiros. Ela também deve ser feita em uma reunião individual marcada com antecedência, jamais na presença de outros funcionários.

 

Esclareça todas as dúvidas que o colaborador tiver e explique quais serão os próximos passos. Se você está encarregado pela demissão, terá as informações disponíveis, então faça o possível para tornar o processo mais simples para ambas as partes.

Informe o restante do seu time

Um desligamento afeta todos os membros de uma equipe, então é essencial que eles sejam informados deste fato.

 

Este aviso deve sempre ser feito após a comunicação com o colaborador desligado.

 

A orientação pode ser feita durante uma reunião ou por escrito. Não se esqueça de colocar-se à disposição para esclarecer dúvidas e oferecer ajuda nesse processo de adaptação.

Respeite o processo

Para encerrar nossas dicas de como desligar um funcionário da empresa, o alerta fica para que as coisas não sejam feitas de forma desordenada.

 

Desligar um funcionário requer várias etapas, e cada uma delas é igualmente importante. Como gestor, você deve prezar pelo respeito e cumprimento de cada parte e não “atropelar” nenhuma delas.

 

Seja com as datas para pagamento dos direitos, seja na exclusão dos acessos do ex-funcionário (como logins e senhas de sistemas), siga a cartilha indicada e não faça exceções.

 

Para finalizar este artigo sobre como desligar um funcionário da empresa, é importante você sempre ter em mente que demitir colaboradores é uma parte de qualquer negócio. Mesmo em uma relação ideal entre as partes, o rompimento acontecerá eventualmente.

 

Com isto em mente, esperamos que essas dicas possam lhe ajudar a melhorar o processo de demissão de funcionários na sua empresa, a fim de continuar sempre crescendo. Boa sorte!

 

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe-o com outros gestores do negócio! Você pode, também, inscrever-se em nossa newsletter e receber outras dicas.

 

Aproveite ainda para baixar o app Peixe 30 e tenha acesso a várias informações que vão facilitar o seu dia. O aplicativo está disponível para usuários IOS e neste link para Android.

 

Além de aprender como desligar um funcionário da empresa, veja aqui o que são soft skills e employer branding.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Dica de roteiro para vídeo currículo

O Peixe 30 surgiu com o objetivo de facilitar a interação profissional em vídeo, uma...

Como fazer a descrição de cargos?

Toda organização é composta de profissionais com atribuições distintas e funções definidas. Empresas só crescem...

Quais são as habilidades interpessoais?

Se você trabalha mesmo que de maneira tangente com processos seletivos, com certeza já se...

Como avaliar um candidato à vaga de emprego?

Somar ao quadro profissional de uma empresa é um dos maiores desafios enfrentados pelos profissionais...

Como ser um bom líder de equipe? Veja dicas valiosas

Mais do que saber como liderar, é preciso administrar conflitos e estimular pessoas a fim...

Como chamar a atenção de um funcionário?

Posições de liderança naturalmente carregam responsabilidades. Saber gerir uma equipe está associado a habilidades interpessoais...

Como criar um anúncio de vaga de emprego?

A busca por bons colaboradores é um dos maiores desafios do setor de Relações Humanas...

ASSUNTOS

TEMAS

O que é Job Hunter? Por que você precisa de um?

O que é Job Hunter Ler mais

Você sabe o que é job hunter? Eles podem te ajudar muito na sua recolocação profissional. Leia esse texto e aprenda tudo sobre eles.

Headhunter ou Recrutador

Headhunter ou recrutador Ler mais

Talvez você já tenha ouvido sobre headhunter ou recrutador. Esse profissional pode trazer muitos benefícios para a sua empresa. Leia tudo sobre eles nesse texto.

Recolocação Profissional: o que é, por que fazer e dicas para conseguir

Recolocação profissional Ler mais

Aprenda tudo sobre recolocação profissional. O que é e como conseguir a sua. Será muito importante para você!