O que faz um Tech Lead? Conheça mais detalhes sobre este profissional!

Mayk | maio 18, 2023

Imagem artigo

Profissões se modificam e evoluem o tempo inteiro, de acordo com novas demandas e mudanças sociais. Isso é verdade em todas as áreas do mercado, mas poucas apresentam uma variabilidade com frequência tão palpável quanto o desenvolvimento de tecnologias.

 

Fica difícil fazer uma distinção clara entre profissão e posição. Um mesmo profissional pode desempenhar papéis diferentes, dependendo das atribuições associadas com uma vaga. Diante desse cenário, poucas posições são tão emblemáticas quanto a de um Tech lead.

 

Nesse texto nós vamos explicar o que faz um Tech Lead, quais são as qualificações necessárias para aqueles que almejam pela posição e outras informações importantes sobre o cenário profissional, remuneração e tipos de atuação.

 

Aqui no Peixe 30, sempre apresentamos conteúdos valiosos para profissionais e empresários com o objetivo de promover conhecimento, networking e novas parcerias. Faça parte deste oceano de oportunidades!

 

 

O que é um Tech Lead?

Um Tech Lead é também conhecido como Tech Leader ou Technical Leader. De maneira traduzida, todos esses títulos significam a mesma coisa: líder de tecnologia. Não é uma profissão, mas um papel que um especialista pode desempenhar.

 

De maneira resumida, um Tech Lead é o líder de um squad de tecnologia ou de uma equipe de TI. Por carregar uma posição de liderança de profissionais de desenvolvimento de software, ele precisa dominar a área designada.

 

Nesse sentido, podemos dividir o papel de um Tech Lead em dois principais pilares: os elementos técnicos e as habilidades de liderança. É sua função gerenciar e conduzir os aspectos de um projeto, mas sempre considerando atuações coletivas e individuais.

 

A posição de Tech Lead é relativamente nova e costuma ser ocupada por engenheiros de software sênior que se destacam tanto por possuírem conhecimentos avançados de programação, quanto por carregarem habilidades inatas de liderança de equipes diversas.

 

Por ser algo recente, explicar de forma unificada o que faz um Tech Lead é bem complexo, já que as responsabilidades específicas variam bastante de empresa para empresa. Apesar disso, é válido deixar claro que um Tech Lead é diferente de um Chief Technology Officer (CTO), de um Product Owner (PO) e de um team leader.

 

 

Quais são as principais atribuições de um Tech Lead?

Baseado no que foi explicado no tópico anterior, nós podemos dividir as atribuições de um Tech Lead entre aquelas associadas com a parte técnica do projeto e as direcionadas aos aspectos de liderança. Nos dois âmbitos, busca-se o máximo de eficiência nos trabalhos.

 

Do ponto de vista técnico, o que faz um Tech Lead? Ele assume responsabilidades práticas nos projetos, avalia possíveis riscos, cria roadmaps, facilita trabalhos, garante o cumprimento de prazos, monitora os processos, oferece direcionamento e resolve diferentes problemas.

 

Já no prisma da liderança, o profissional nessa posição ajuda no desenvolvimento de habilidades individuais e coletivas por meio de feedbacks e mentoria e contribui para um ambiente colaborativo e inovador, com respeito e autonomia, motivando os membros do time.

 

Além de tudo isso, também é papel do Tech Lead se comunicar com outros setores e traduzir demandas para sua equipe. Para cumprir essas funções, é preciso conhecimentos aprofundados sobre os colaboradores, a fim de unificar o desenvolvimento de um produto.

 

Quais são as qualificações necessárias para se tornar um Tech Lead?

Após saber o que faz um Tech Lead, temos que explicar os requisitos necessários para atuar neste cargo. Da mesma forma que nas atribuições, é possível dividir as qualificações necessárias de acordo com os seus dois principais pilares. Em outras palavras, podemos considerar as qualidades exigidas ao papel de acordo com hard skills e soft skills.

 

As hard skills envolvem habilidades técnicas no desenvolvimento de aplicações. Inclui-se aí formação em Engenharia de Software com ampla experiência prática e aprofundados conhecimentos sobre sistemas operacionais e linguagens de programação, entre outros.

 

Já nas soft skills, pede-se um profissional com aptidões para liderar equipes, bem como adaptabilidade, boa comunicação, criatividade, empatia, humildade, alto nível de inteligência emocional, organização, proatividade, resiliência, responsabilidade e transparência.

 

Ou seja: para se tornar um Tech Lead, é preciso agregar habilidades comportamentais e técnicas de maneira interdisciplinar e equilibrada. Não basta somente possuir os conhecimentos técnicos, mas saber como utilizá-los na busca pela unidade de um time.

 

Outras informações sobre Tech Lead

Além de entender o que faz um Tech Lead e as qualificações necessárias para assumir esse papel, é interessante considerar o mercado de trabalho. Profissionais que almejam por essa posição podem ser contratados em regime CLT ou oferecerem serviços freelancer.

 

O salário médio nacional de um Tech Lead varia entre R$ 12 mil e R$ 16 mil, dependendo da empresa contratante e das atribuições da vaga. Para profissionais freelancer, existe a possibilidade de combinar valores fechados por projeto, o que altera o total recebido.

 

Diferenças entre vagas também consideram o tipo de função exercida pelo Tech Lead. Os seus tipos consideram atuações específicas, como Full Stack, Front-End, Back-End, Java, Python, iOS e Android.

 

A fim de encontrar melhores oportunidades e salários, a principal dica é manter-se atualizado. Com mais especializações e conhecimentos em diferentes áreas de tecnologia e do desenvolvimento técnico, é possível conseguir oportunidades com valores mais competitivos.

 

Após aprender o que faz um Tech Lead, a nossa dica é que você entre no nosso aplicativo, conheça profissionais que já atuam na área e aprenda muito com eles. Além disso, é possível ampliar o seu networking para descobrir novas oportunidades.

 

O aplicativo do Peixe 30 está disponível para usuários IOS e neste link para Android.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Exemplo de texto para envio de currículo por e-mail. Conquiste o recrutador!

Todo processo seletivo começa com uma inscrição, a qual pode ser feita de diferentes formas....

Como se destacar no estágio? Conquiste sua efetivação!

Nos últimos meses de 2023, a taxa de desemprego reduziu no Brasil. Isso é positivo...

Como responder sobre pretensão salarial? Aprenda a calcular

No mercado de trabalho, falar sobre aspectos monetários acaba sendo um tabu. É claro que...

Que roupa usar em uma entrevista de emprego? Veja dicas de como se vestir!

É comum ter dúvidas e insegurança ao buscar a primeira oportunidade profissional ou mesmo uma...

Entrevista técnica: o que é e como conduzi-la? Veja algumas dicas!

Sempre existe mais de uma forma de realizar o mesmo trabalho. Quanto mais experiente for...

O que é entrevista semiestruturada? Aprenda quando usar este modelo!

Quando falamos a respeito das etapas em processos seletivos, existem inúmeras maneiras de conduzir cada...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]