Como entrevistar um candidato à vaga de emprego? Encontre novos talentos

Mayk | fevereiro 08, 2024

Imagem artigo

O momento em que o recrutador se encontra pela primeira vez com um talento e conversam sobre aspectos de um cargo está entre as principais atribuições do setor de RH. Logo, saber como entrevistar um candidato à vaga de emprego deve ser algo crucial para todos que trabalham nessa área.

 

Antes do advento da internet, as entrevistas em processos seletivos eram exclusivamente presenciais, mas isso mudou. Especialmente após a pandemia de Covid-19, as conversas online desse tipo se tornaram frequentes. Existem benefícios em ambos os formatos.

 

Independentemente do meio que será utilizado para a entrevista de emprego, a tarefa permanece a mesma. É preciso que os profissionais do setor de Recursos Humanos saibam como conduzir uma boa conversa com colaboradores em potencial e consigam analisar os perfis e identificar novos talentos para a organização.

 

Se preferir, baixe o aplicativo, faça seu cadastro e mergulhe nas oportunidades disponíveis aqui no Peixe 30. Você poderá se inspirar em histórias de outros recrutadores e fazer novas parcerias. O aplicativo está disponível para usuários IOS e neste link para Android.

 

Veja como entrevistar um candidato à vaga de emprego

Uma excelente maneira de explicar sobre isso é dividindo essa etapa em elementos imprescindíveis, entre conhecimentos necessários e dicas que podem ser aplicadas. Para essa lista, selecionamos sete dicas que, com certeza, irão ajudá-lo. Confira!

 

1 – Fale um pouco sobre a empresa e a vaga

Um dos papéis dos recrutadores, durante os processos seletivos, é representar a empresa para os candidatos. Isso vem atrelado a responsabilidades, sendo uma delas a de introduzir a organização e sanar as dúvidas que os profissionais possam ter em relação à vaga.

 

Isso significa também que saber como entrevistar um candidato à vaga de emprego requer conhecimentos profundos sobre o cargo e a empresa em questão, incluindo seus valores e cultura. É preciso causar uma boa impressão, cultivando relações para o futuro.

 

2 – Saiba o que a empresa está procurando

Outro ponto indispensável para saber como entrevistar um candidato à vaga de emprego é o conhecimento sobre o que está sendo ofertado e o tipo de profissional que a organização busca. Isso vai muito além das atribuições práticas e conhecimentos técnicos, envolvendo habilidades socioemocionais e o fit cultural.

 

Um candidato pode ter excelentes habilidades técnicas e uma formação que comprove isto, mas se ele é pouco proativo e a vaga pede um perfil de liderança, talvez o “match” não seja o mais indicado. Essa parte do trabalho exige sintonia entre o RH e as lideranças.

 

3 –Estude o currículo do candidato e faça perguntas pertinentes

Coloque-se no lugar do profissional se quiser saber como entrevistar um candidato à vaga de emprego. Antes de iniciar a conversa, ele provavelmente dedicou tempo pesquisando sobre a empresa, a fim de dar respostas adequadas quando perguntado.

 

O ideal é que essa seja uma via de mão dupla: recrutadores também devem estudar os currículos.

 

A partir do conhecimento sobre o que o profissional colocou no papel, se torna mais fácil elaborar perguntas e não cometer gafes. Não existe problema em confirmar se algum item que leu está correto, mas isso exige que esteja por dentro das informações.

 

4 – Mantenha a postura profissional

Até aqui focamos exclusivamente nos conhecimentos teóricos, mas e quanto à prática? Embora essa parte não seja tão explorada, saber como se comportar ao realizar uma entrevista é tão importante quanto saber como conduzir as conversas.

 

Evite fazer perguntas pessoais demais, mantendo a postura profissional e ética. A educação não deve jamais ser comprometida, mesmo que encontre candidatos com atitudes não compatíveis com o ambiente. A gentileza e a simpatia são essenciais à tarefa.

 

5 – Gere um ambiente receptivo

Participar dessa etapa é uma situação desafiadora para ambos os lados. É natural que exista nervosismo, o que pode se refletir na qualidade do diálogo. A melhor solução é criar um ambiente receptivo para todos.

 

A partir de um clima agradável, as duas partes conseguem cumprir seus papéis da melhor maneira, seja cedendo informações relevantes ou avaliando criteriosamente o que foi apresentado. Fazer anotações enquanto ouve também é altamente recomendado.

 

6 – Saiba ouvir e falar nos momentos adequados

A palavra “entrevista” deixa implícito que o papel do recrutador não é o de falar o tempo inteiro, mas o de fazer perguntas e esclarecer dúvidas. Dessa forma, é preciso saber como conduzir os diálogos, dando espaço para que o candidato fale e responda às questões.

 

Uma excelente maneira de saber como entrevistar um candidato à vaga de emprego e manter um fluxo agradável é por meio da preparação de um roteiro.

 

Nesse documento você pode encaixar as principais questões e deixar espaço para que o profissional pergunte algo, caso deseje. Naturalmente, isso inclui o respeito ao tempo que dispuser para a conversa.

 

7 – Dê um retorno aos candidatos

Ao fim de uma entrevista, é muito provável que o candidato pergunte sobre prazos para respostas sobre o resultado do processo seletivo. Cabe ao recrutador respondê-lo, de acordo com planejamentos prévios. Deixá-lo sem respostas é algo a ser evitado.

 

O retorno não é imediato, é claro, já que existe muito a ser considerado antes de tomar a decisão. Quando chegar o momento, envie uma resposta por meio de e-mail ou ligação telefônica, de acordo com a forma como o processo seletivo foi conduzido até então.

 

Mais do que conhecer um futuro colaborador, saber como entrevistar um candidato à vaga de emprego serve como um canal de comunicação entre a empresa e os profissionais do mercado. Dessa forma, as boas condutas devem sempre estar presentes nesta importante etapa dos processos seletivos.

 

E você, está preparado após ler essas dicas? Aproveite e veja também os nossos conteúdos em que explicamos como agradecer ao candidato que não passou na entrevista e como avisar aqueles que foram aprovados.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Exemplo de texto para envio de currículo por e-mail. Conquiste o recrutador!

Todo processo seletivo começa com uma inscrição, a qual pode ser feita de diferentes formas....

Como se destacar no estágio? Conquiste sua efetivação!

Nos últimos meses de 2023, a taxa de desemprego reduziu no Brasil. Isso é positivo...

Como responder sobre pretensão salarial? Aprenda a calcular

No mercado de trabalho, falar sobre aspectos monetários acaba sendo um tabu. É claro que...

Que roupa usar em uma entrevista de emprego? Veja dicas de como se vestir!

É comum ter dúvidas e insegurança ao buscar a primeira oportunidade profissional ou mesmo uma...

Entrevista técnica: o que é e como conduzi-la? Veja algumas dicas!

Sempre existe mais de uma forma de realizar o mesmo trabalho. Quanto mais experiente for...

O que é entrevista semiestruturada? Aprenda quando usar este modelo!

Quando falamos a respeito das etapas em processos seletivos, existem inúmeras maneiras de conduzir cada...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]