Como funciona uma entrevista online? Dicas para conseguir bons empregos!

Mayk | maio 22, 2023

Imagem artigo

Em um mercado de trabalho pós-pandêmico, os processos digitais se tornaram corriqueiros. O mundo aprendeu a exercer tarefas de maneira remota, o que aumentou consideravelmente situações em que se substitui uma reunião presencial por encontros exclusivamente online.

 

Diante desse cenário, processos seletivos foram incrementados. Embora seleções presenciais ainda sejam utilizadas (especialmente em algumas áreas), é comum que sejam feitas em plataformas de reunião por vídeo, como Zoom, Skype ou Google Meet. E é por isso que vamos falar nesse artigo como funciona uma entrevista online (além de dar dicas para você se dar bem nessa hora).

 

Naturalmente, uma entrevista presencial e uma online não são iguais. Embora os objetivos sejam os mesmos, os candidatos precisam compreender como essa etapa essencial de um processo seletivo é realizada no meio digital, considerando suas características.

 

Aqui no Peixe 30, uma rede social profissional em vídeos, temos uma preocupação com a sua qualificação e sempre vamos apresentar diversas dicas para te ajudar a enriquecer o seu currículo e ampliar o seu conhecimento em assuntos relacionados aos processos seletivos.

 

Te ajudamos a encontrar o candidato certo. Conheça o sistema de recrutamento e seleção do Peixe 30!

 

Aprenda como funciona uma entrevista online e como arrasar neste momento

Sim, não adianta entender sobre esse processo seletivo online nem achar que a única diferença é que será feito à distância. O fato de ser diferente também faz com que você precise seguir dicas únicas para se dar bem e conseguir a tão sonhada vaga.

 

Selecionamos as principais orientações abaixo sobre como funciona uma entrevista online. Confira!

 

Conheça as diferenças entre a entrevista online e a presencial

Quando falamos sobre entrevistas à distância, a primeira pergunta que surge é: existem diferenças entre essa maneira de conduzir a etapa de um processo seletivo, quando comparamos com a presencial? A resposta curta é “sim”, mas existem alguns “poréns”.

 

Do ponto de vista do conteúdo, entrevistas de emprego online são idênticas àquelas feitas presencialmente. Por outro lado, o formato digital exige uma preocupação com elementos adicionais, como o ambiente onde será realizada, a conexão com a internet, etc.

 

 

Faça uma preparação dos conteúdos

Como mencionado anteriormente, entrevistas online compartilham conteúdos com as presenciais. Dessa forma, é preciso que candidatos estejam preparados para responder perguntas e contribuir com a conversa durante essa etapa do processo seletivo.

 

O ideal é preparar-se com antecedência, pesquisando sobre a empresa e sobre as exigências da vaga para a qual está se candidatando. A partir de um estudo prévio dessas informações é possível ser mais assertivo na comunicação, melhorando suas chances de ser contratado.

 

Prepare o seu equipamento

Por ser feita remotamente, ao entender como funciona uma entrevista online, saiba que o cuidado com a parte técnica é algo indispensável, que geralmente não existe nos encontros presenciais.

 

Nesse sentido, o primeiro ponto é estar com uma conexão de internet estável, sem atrasos de vídeo ou risco de “cair”. Também devem ser considerados elementos como a câmera e demais equipamentos e a velocidade do sistema operacional (seja do smartphone ou do desktop).

 

Para garantir que tudo esteja de acordo, é altamente recomendado fazer testes de áudio e de vídeo prévios.

 

Ter uma conexão ‘extra’ (como um pacote de dados), fones e outros equipamentos pode ajudar a diminuir as chances de se ‘desconectar’ totalmente e não conseguir retornar à reunião.

 

 

Cuide da sua aparência e postura

Por se tratar de uma entrevista online, é comum que as pessoas pensem que não é necessário se preocupar com a aparência, o que está categoricamente errado. Embora exista maior flexibilidade, critérios como análise da postura e sua vestimenta ainda são considerados.

 

Vista-se de maneira profissional, da mesma forma que faria em uma entrevista presencial. Cuide-se sempre pensando que a maneira como os outros o veem afetará bastante a impressão que terão sobre o que você está dizendo.

 

Quanto à postura, recomenda-se atenção ao olhar. Por consequência do distanciamento causado pelas telas, é comum que candidatos desviem os olhos, mas isso deve ser evitado. Tenha segurança na maneira como se porta e busque prestar atenção no entrevistador.

 

Escolha um local adequado

Uma seleção de emprego presencial ocorre em um local tranquilo e silencioso, o que permite que o entrevistador possa ter uma conversa sem interrupções com o candidato. Da mesma forma, ao explicar como funciona uma entrevista online, precisamos destacar que ela exige que ambas as partes estejam em ambientes sem incômodos.

 

Se você divide a casa com familiares ou amigos, avise sobre a sua reunião, a fim de que sejam evitados barulhos. Considere possíveis distrações e o que aparecerá na sua câmera. Se possível, escolha o lugar mais profissional da residência para conduzir a sua entrevista online.

 

Se já tiver um escritório em casa, ótimo. Já considere utilizá-lo. Se não, procure ter um local exclusivo para trabalho em seu lar. O seu próprio quarto pode servir para isso. A ideia é ser um ambiente silencioso, tranquilo e que favoreça a concentração.

 

Comunique-se de maneira adequada

Para além da postura física e dos conteúdos, é imprescindível que um candidato saiba a maneira correta de se comunicar. Em relação à voz e ao vocábulo, é preciso manter um tom adequado, não usar gírias e falar com clareza, considerando as limitações do meio digital.

 

Já no caso das atitudes, recomenda-se saber seu objetivo de carreira, demonstrar interesse pela conversa e pela vaga que está almejando. Faça anotações discretas, pergunte, dê respostas completas e, ao final da entrevista, agradeça ao recrutador pela oportunidade.

 

 

Saiba os principais erros (para evitá-los)

Saber como funciona uma entrevista online vai além de compreender o que se faz: é preciso aprender sobre o que não fazer! Alguns erros são comuns e compreensíveis, mas se você souber como se posicionar, poderá evitá-los. Nesse sentido, a calma vai ser a sua melhor amiga!

 

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente o respeito pelo tempo alheio. Avise com antecedência se não puder comparecer à entrevista e não peça para remarcar a etapa mais de uma vez. Além disso, é importante não se atrasar e não falar mal das empresas onde atuou.

 

Acima de tudo, é preciso que você não deixe o canal de comunicação atrapalhar a sua performance. Mais do que um jeito diferente de realizar um processo antigo, aprender sobre como funciona uma entrevista online (e estar preparado para ela) gera a possibilidade de explorar diferentes jeitos de demonstrar as suas habilidades.

 

Você conhece todas as suas habilidades, inclusive as comportamentais? Faça seu cadastro e preencha seu perfil aqui no Peixe 30 e tenha acesso ao Assessment, um estudo completo e gratuito que apresenta suas principais competências, baseadas na metodologia DISC.

 

O aplicativo está disponível para usuários IOS e neste link para Android.

 

Reduza os custos do seu processo de recrutamento e seleção

O Peixe 30 lançou uma ferramenta inovadora que vai te ajudar a encontrar os melhores talentos de uma forma fácil e ágil.

 

Conheça o Peixe 30 Recruiter, um sistema para Recrutamento e Seleção que faz um RaioX completo do candidato e te ajuda a montar um time profissionais de alto nível.

 

Automatize seu processo de recrutamento e construa a equipe perfeita!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Exemplo de texto para envio de currículo por e-mail. Conquiste o recrutador!

Todo processo seletivo começa com uma inscrição, a qual pode ser feita de diferentes formas....

Como se destacar no estágio? Conquiste sua efetivação!

Nos últimos meses de 2023, a taxa de desemprego reduziu no Brasil. Isso é positivo...

Como responder sobre pretensão salarial? Aprenda a calcular

No mercado de trabalho, falar sobre aspectos monetários acaba sendo um tabu. É claro que...

Que roupa usar em uma entrevista de emprego? Veja dicas de como se vestir!

É comum ter dúvidas e insegurança ao buscar a primeira oportunidade profissional ou mesmo uma...

Entrevista técnica: o que é e como conduzi-la? Veja algumas dicas!

Sempre existe mais de uma forma de realizar o mesmo trabalho. Quanto mais experiente for...

O que é entrevista semiestruturada? Aprenda quando usar este modelo!

Quando falamos a respeito das etapas em processos seletivos, existem inúmeras maneiras de conduzir cada...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]