O que falar em um vídeo de apresentação para emprego? Leia antes de gravar o seu

Mayk | abril 24, 2023

Imagem artigo

Acabou o tempo em que uma empresa conhecia um candidato somente durante a etapa da entrevista presencial. Atualmente, é comum que organizações peçam vídeos de apresentação, especialmente para vagas em lugares com foco em tecnologia e inovação.

 

Para essa etapa de um processo seletivo, a forma é tão importante quanto o conteúdo. Embora os itens deste texto deem um foco maior ao que se fala, a maneira como algo é dito importa tanto (ou ainda mais), sendo capaz de valorizar ou desvalorizar o seu discurso.

 

Em primeiro lugar, ao aprender sobre o que falar em um vídeo de apresentação para emprego, você deve considerar o tempo. A maioria dos processos seletivos deixa claro o tamanho que o material deve ter, sendo crucial que o candidato respeite os limites estipulados. Existe variação, mas de modo geral falamos de poucos minutos.

 

O objetivo principal é permitir que a empresa (representada aqui pelos recrutadores) conheça você do ponto de vista profissional. Caso haja interesse pelo seu perfil, a organização o chamará para etapas posteriores, aumentando as suas chances de ser contratado.

 

Você pode aproveitar para fazer o seu cadastro gratuito no APP do Peixe 30, disponível para usuários IOS e neste link para Android, para ver vídeos de outros profissionais e se inspirar para fazer o seu!

 

Quais são os conteúdos de vídeo de apresentação para emprego?

O primeiro (e talvez principal) elemento de uma gravação é o roteiro. Abaixo, nós selecionamos os 5 principais itens sobre o que falar em um vídeo de apresentação para emprego que devem estar presentes em seu arquivo, considerando o que deve ser dito.

 

Realize uma apresentação pessoal

De acordo com um roteiro e estrutura básicos, a primeira coisa que deve constar em um vídeo de apresentação para uma vaga de emprego, é a introdução. Nela, o candidato irá falar quem é, qual a sua idade e onde mora. Em suma, elementos que constariam em seu currículo.

 

Embora essa etapa dure somente alguns segundos, é interessante lembrar que a introdução é o primeiro contato que recrutadores terão com o seu vídeo, de modo que se deve dar uma atenção especial. A partir desse pontapé inicial, gera-se interesse para o restante!

 

Discorra sobre sua formação acadêmica

Da mesma forma como acontece em um currículo, o próximo passo sobre o que falar em um vídeo de apresentação para emprego é a sua formação acadêmica. Aqui estão incluídos não somente diplomas de instituições de ensino superior, mas cursos técnicos e demais qualificações profissionais relevantes que possua.

 

Caso você tenha conhecimentos técnicos reconhecidos em áreas diversas, priorize àquelas que tenham relevância para a vaga para a qual está concorrendo. Em alguns casos, mencionar certos cursos não melhora suas chances, apenas deixa o vídeo mais longo.

 

Veja também: Como desenvolver habilidades de liderança?

Fale sobre experiências profissionais

Seguindo o roteiro padrão, o passo seguinte é falar sobre as experiências profissionais. Assim como todos os outros itens até aqui, leva-se somente alguns segundos, nos quais você discorrerá sobre trabalhos prévios e de que maneira eles contribuíram para seu crescimento.

 

Também como acontece no item anterior, é preferível que você inclua somente as experiências que dão maior peso no currículo, de acordo com a vaga. Saber o quão relevante um trabalho prévio é (ou não é) exige conhecimentos sobre as tarefas que serão exercidas.

 

Apresente suas competências e realizações

Nesta dica do que falar em um vídeo de apresentação para emprego, informe suas habilidades e realizações de uma maneira que valorize suas qualidades. Se você fez parte de um projeto bem-sucedido e do qual tem orgulho, descreva-o e ressalte quais foram as suas contribuições para a equipe, detalhando como o bom resultado foi atingido.

 

Para além das habilidades técnicas (chamadas de hard skills), também existem aquelas comportamentais. Comumente chamadas de soft skills, características como alto grau de inteligência emocional e boa capacidade de liderança, valorizam um vídeo de apresentação.

 

Explique seus objetivos

Por último, mas não menos importante, chegamos aos objetivos. Em uma entrevista, é comum que o recrutador faça essa pergunta ao candidato, mas um vídeo de apresentação exige que a iniciativa seja sua. Em poucas palavras, quais são os seus objetivos de trabalho?

 

A partir da reflexão sobre uma determinada pergunta, o que falar em um vídeo de apresentação para emprego? Você deve demonstrar interesse pelo que a vaga e a empresa oferece, relacionando seus objetivos com os da instituição. A ideia é ser claro no que está buscando, ao mesmo tempo em que ressalta suas qualidades e metas profissionais.

 

Extra: Saiba o que deixar de fora

Como um elemento “extra”, podemos mencionar um erro comum: a leitura de um roteiro. Apresentações presenciais permitem que candidatos tenham uma ajuda escrita nas mãos, mas em um vídeo curto como o das apresentações para empregos, explore mais a espontaneidade.

 

Toda a etiqueta de uma entrevista presencial vale para os vídeos de apresentação. Preocupe-se com a linguagem e com os aspectos técnicos, de modo que o conteúdo não seja prejudicado pela forma como ele foi gravado. Ensaie e corrija conforme o necessário.

 

Um vídeo de apresentação para emprego oferece uma oportunidade única: a chance de errar o quanto for necessário, até que se alcance o resultado ideal. Não tenha medo de recomeçar a gravação quantas vezes for preciso. Com esforço e calma, essa etapa é conquistada!

 

Perceba que a sua dúvida sobre o que falar em um vídeo de apresentação para emprego é muito valiosa, mas que esta missão não é tão difícil como parece. Com treino e dedicação, será possível produzir uma ótima gravação.

 

Você está no blog do Peixe 30, a rede social profissional brasileira que mais cresce no mundo. Por meio da tecnologia, promovemos networking e facilitamos o seu desenvolvimento pessoal. Faça já o seu Assessment e conheça as suas principais habilidades.

 

Não perca mais tempo! Crie já a sua conta gratuita e entre para o nosso oceano.

 

Após aprender aqui sobre o que falar em um vídeo de apresentação para emprego, dedique um tempo para ler sobre como desenvolver a proatividade e como se destacar em dinâmica de grupo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Principais benefícios da tecnologia no RH. Otimize seus processos!

As inovações têm impactos significativos nos mais diferentes espaços. A tecnologia oferece novas formas de...

O que não falar na entrevista de emprego? Não cometa estes erros!

Após o envio do currículo, o bate papo costuma ser a segunda etapa de um...

O que colocar como experiência no currículo? Veja como se destacar!

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, todos os detalhes fazem a diferença....

O que é recrutamento misto? Conheça as vantagens deste modelo!

Processos seletivos estão entre os trabalhos mais importantes realizados por profissionais do setor de Recursos...

Pessoa outlier: o que é e como identificar? Descubra agora!

Esse termo tornou-se bastante utilizado no campo das estatísticas para definir algum evento que foge...

Como fazer um recrutamento externo e atrair novos talentos? Aprenda!

Quando falamos sobre processos seletivos, existem duas principais formas de realizá-los: utilizando o capital humano...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]