Dica de roteiro para vídeo currículo

Mayk | maio 22, 2022

Imagem artigo

O Peixe 30 surgiu com o objetivo de facilitar a interação profissional em vídeo, uma vez que as entrevistas de emprego e apresentações comerciais começaram a acontecer à distância. O tradicional currículo de papel perdeu o seu espaço para os arquivos digitais e agora sofre uma nova mutação, por isso o vídeo currículo é tão importante.

 

Muitas empresas pedem que o candidato envie um vídeo currículo para participar de seus processos seletivos. Acontece que nem todo mundo lida bem com a câmera, seja por insegurança, por timidez ou mesmo por falta de experiência. Seja qual for o seu caso, nós vamos te ajudar.

 

Preparamos aqui um roteiro para vídeo currículo que pode lhe ajudar a potencializar as suas competências.

 

Os recrutadores de várias empresas preferem fazer a entrevista de emprego em vídeo porque conseguem avaliar melhor o candidato e otimizar o tempo de todos os envolvidos. Em apenas alguns minutos é possível perceber algumas habilidades comportamentais e também conhecer o lado profissional do candidato.

 

Portanto, ter um roteiro para vídeo currículo é essencial para que você seja objetivo, saiba o que quer destacar e não se perca em discursos longos. Essas características vão diferenciá-lo durante o processo seletivo.

 

Você chegou a este nosso artigo por não saber por onde começar, certo?! Então não se desespere que nós vamos ajudá-lo!

 

Para se destacar, é preciso se conhecer melhor. Por isso, faça agora uma conta gratuita aqui no Peixe 30 e tenha acesso a um estudo comportamental que vai detalhar as suas características dominantes (soft skills). Invista também em networking e veja os vídeos de outros profissionais para se inspirar.

 

Não espere mais. Baixe o aplicativo, faça seu cadastro e mergulhe nas oportunidades disponíveis aqui no Peixe 30.

Dicas importantes ao criar um roteiro para vídeo currículo

Para que aborde os principais pontos que precisa e não se esqueça de nada, vale a pena fazer um roteiro no papel. Ele servirá como um guia com os tópicos mais relevantes.

 

Ele serve para que siga uma lógica na apresentação. Porém, vale lembrar que você  não deve ter o texto pronto, pois, a ideia não é ler nada. Com os tópicos destacados, o roteiro servirá como um lembrete do que dizer.

 

Ficou confuso? Calma que vamos dar algumas dicas abaixo para você criar o melhor roteiro para o seu vídeo currículo.

Apresente-se

Parece óbvio, mas como a ideia é falar das partes mais importantes do seu roteiro de vídeo currículo, não podíamos começar sem essa dica. Inicie a gravação se apresentando. Fale seu nome, idade, onde mora e cite seus pontos fortes e os pontos a serem melhorados.

 

Essa é uma breve introdução para que o recrutador te conheça. Logo, seja objetivo e traga informações relevantes para o cargo e para a empresa.

 

O mais importante nessa etapa é que consiga prender a atenção do recrutador. Se for desinteressante, suas chances diminuem. Uns 15 segundos para essa etapa são suficientes, mas se conseguir ser mais objetivo, melhor!

Fale de suas experiências profissionais

Conte um pouco sobre seus trabalhos anteriores, as empresas em que atuou e o que fazia nelas. Se participou de projetos de destaque e teve experiências relevantes, não deixe de mencioná-las em seu vídeo currículo.

 

Organize sua apresentação em uma sequência lógica, comece pela última empresa e vá voltando no tempo. Se atuou em muitos locais ou teve diversos cargos, não precisa falar de todos. Pode focar nos que possuem relação com a vaga que está concorrendo.

 

Aqui você pode levar de 1 minuto a 1 minuto e meio, por isso é importante você ter um texto pronto para vídeo currículo (desde que não seja algo que vá ler, mas apenas se basear, como mencionamos acima).

 

Depois, tente reduzir o tempo da apresentação, destacando apenas as experiências que têm relação direta com o cargo em questão. Você consegue vender o seu peixe em 30 segundos? Aqui na nossa rede social, vários profissionais fizeram vídeos com as suas apresentações neste formato. Veja e se inspire!

Conte sobre sua formação

Você pode citar cursos técnicos, universitários, especializações e outros relevantes em seu roteiro de vídeo currículo. A ideia aqui é ser breve e, se possuir diversos certificados, foque nos que são relevantes para a oportunidade.

 

Como a ideia é ser rápido, 15 segundos devem ser suficientes nesta etapa.

Finalize

Fale porque deseja trabalhar na empresa e como pode contribuir com ela. Para isso, faça uma pesquisa a fim de que suas expectativas estejam alinhadas com os valores da organização e da vaga.

 

Encerre seu roteiro de vídeo currículo se colocando à disposição para uma conversa ou para seguir nas próximas etapas da seleção. Faça essa parte em cerca de 15 segundos.

 

O texto deve ser pensado para que o vídeo currículo seja breve, mas pontual. Normalmente, ele pode durar cerca de 2 minutos, mas se houver necessidade de estender, tudo bem.

 

O que não é indicado é fazer algo com mais de 5 minutos, pois fica cansativo e acaba não sendo visto até o final.

 

Agora, com base nesta estrutura de roteiro para vídeo currículo, pegue um papel e caneta e coloque as suas informações. Verifique se todos os dados estão corretos para que não tenha falhas na gravação.

 

Algumas empresas solicitam um vídeo currículo com uma apresentação e não fazem nenhum questionamento específico. Nesse caso, será livre para fazer como quiser.

 

Assim como milhares de outros profissionais já fizeram, a nossa sugestão é que você grave, mesmo sem ser solicitado, e disponibilize em seu perfil aqui no Peixe 30. Com o tempo, a sua relação com a câmera ficará melhor e o vídeo não ficará robótico.

 

Além disso, não leia na gravação. A melhor opção ao escrever o seu roteiro para vídeo currículo é escrever pequenos tópicos e fazer um discurso sem necessidade de leitura.

Dicas extras para gravar um vídeo currículo

Você já sabe como criar um roteiro para vídeo currículo e entende que não deve seguir a risca modelos prontos. Além de falar a coisa certa, existem outros pontos que achamos importante destacar, pois farão toda a diferença em sua gravação.

 

Veja algumas dicas para que possa se preparar melhor e garantir um vídeo currículo que chame a atenção do recrutador:

  • Ensaie antes de gravar o vídeo – Siga o roteiro para saber o que vai falar e faça ajustes antes de chegar ao modelo final;
  • Escolha o local adequado – Ele deve ter uma boa iluminação e um fundo neutro. Aproveite para enquadrar a câmera, ela deve pegar da altura dos ombros para cima e te deixar no centro;
  • Teste os equipamentos – Veja se a câmera e áudio estão funcionando e se estão com boa qualidade;
  • Escolha bem suas roupas – Não é porque está no conforto da sua casa que estará de pijama. Esteja vestido de acordo com a cultura da empresa, pode ser roupa social ou mais descontraída. Saiba como os funcionários se vestem e façam o mesmo;
  • Ajuste sua linguagem para que ela pareça natural e não use gírias. Comporte-se como se estivesse na frente do recrutador; e
  • Inspire-se em outros profissionais – Ao logar em sua conta, você pode assistir vídeos de outras pessoas aqui no Peixe 30 e pegar algumas dicas antes de fazer a sua apresentação.

E então, o que achou dessas dicas? Depois delas, não precisa nem de um texto pronto, né?

 

O roteiro para vídeo currículo é de grande ajuda para que você possa se apresentar e consiga uma vaga. Entretanto, a sua postura e comportamento também serão avaliados, então invista neles.

 

O app do Peixe 30 está disponível aqui para usuários IOS e neste link para Android.

 

Aproveite para ler também:

Como se preparar para uma entrevista de emprego?

O que é marketing pessoal?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 27

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Exemplo de texto para envio de currículo por e-mail. Conquiste o recrutador!

Todo processo seletivo começa com uma inscrição, a qual pode ser feita de diferentes formas....

Como se destacar no estágio? Conquiste sua efetivação!

Nos últimos meses de 2023, a taxa de desemprego reduziu no Brasil. Isso é positivo...

Como responder sobre pretensão salarial? Aprenda a calcular

No mercado de trabalho, falar sobre aspectos monetários acaba sendo um tabu. É claro que...

Que roupa usar em uma entrevista de emprego? Veja dicas de como se vestir!

É comum ter dúvidas e insegurança ao buscar a primeira oportunidade profissional ou mesmo uma...

Entrevista técnica: o que é e como conduzi-la? Veja algumas dicas!

Sempre existe mais de uma forma de realizar o mesmo trabalho. Quanto mais experiente for...

O que é entrevista semiestruturada? Aprenda quando usar este modelo!

Quando falamos a respeito das etapas em processos seletivos, existem inúmeras maneiras de conduzir cada...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]