O que é teste situacional? Entenda como ele funciona

Mayk | fevereiro 23, 2023

Imagem artigo

Um processo seletivo para o preenchimento de uma vaga é feito de etapas, algumas mais frequentes do que outras. O uso de diferentes tipos de testes depende dos objetivos do recrutador e da empresa e do que buscam descobrir sobre cada candidato.

 

Entre as etapas mais comuns estão a análise de currículo, avaliações escritas, entrevista e dinâmicas de grupo. Na maioria das vezes, o resultado desses exames tem caráter eliminatório e determina quais candidatos são mais adequados para preencher a vaga em questão.

 

Neste contexto, sendo você um profissional de recrutamento e seleção, é importante entender o que é teste situacional. Ele serve como uma etapa adicional muito importante em alguns processos seletivos, e pode tomar muitas formas e servir a variados propósitos. Mas em todos existe a busca pela descoberta de habilidades de candidatos.

 

Ajudá-lo a compreender o teste e como ele pode ser aplicado é o objetivo do Peixe 30 com este artigo. Leia com atenção!

 

Entenda o que é teste situacional

Apesar de ser usado no singular, “teste situacional” é um termo que se refere a vários tipos de exames aplicados durante um processo seletivo. O principal objetivo é colocar candidatos diante de situações que serão eventualmente vivenciadas na função assumida.

 

Na prática, isso significa fazer perguntas, propor testes, desafios e dinâmicas, buscando compreender como cada pessoa reage a determinadas situações. É fácil incluir no currículo que possui determinada característica, mas apenas a prática pode tirar isso à prova.

 

Por conta da natureza flexível do teste situacional, a sua forma depende de cada processo seletivo. Uma empresa de vendas, por exemplo, pode elaborar perguntas e propor dinâmicas para descobrir se os candidatos são proativos e estão aptos a resolver problemas.

 

O teste situacional também serve como uma avaliação de natureza múltipla, já que é possível por meio dessa técnica obter tanto informações sobre habilidades práticas (saber programar um site, por exemplo), quanto a respeito de soft skills (ter atitudes empáticas).

 

É importante dizer que, assim como outros tipos de testes em processos seletivos, aquele de caráter situacional não é uma ciência exata. Recrutadores também são humanos, de modo que se recomenda que uma mesma avaliação seja aplicada por mais de um profissional.

 

Quais são os benefícios de um teste situacional?

Ao buscar informações sobre o que é teste situacional, você verá que ele é muito popular, sendo aplicado por diversas empresas em seus processos seletivos porque apresenta uma série de pontos positivos. Existe um trabalho extra em elaborar etapas mais focadas a determinada vaga ou perfil de candidato, mas compensa.

 

O principal aspecto benéfico do teste situacional é a sua capacidade de determinar se os candidatos são um “match” correto com a organização. Um profissional pode ser extremamente competente, mas não se adequar à determinada cultura empresarial.

 

Como consequência dessa análise prévia de compatibilidade de valores, reduz-se consideravelmente o turnover. Um candidato cujas habilidades interpessoais em testes situacionais foram verificadas, terá chances muito maiores de se manter na empresa.

 

Isso automaticamente reflete em um melhor retorno sobre o investimento (ROI, do inglês Return Over Investment) de uma empresa. Processos seletivos custam dinheiro, de modo que, quanto menos seleções precisarem ser realizadas, menor será o prejuízo do negócio.

 

Por último, o teste situacional é benéfico também para candidatos. Um determinado profissional pode achar que é um bom “fit” para uma vaga, sem que esse seja o caso. As técnicas utilizadas tornam possível que ele poupe tempo e busque outras oportunidades.

 

Exemplos de testes situacionais

Como citado anteriormente ao explicar o que é teste situacional, saiba que estas avaliações aparecem em diversas formas. A ideia é examinar candidatos em diferentes âmbitos: em conversas individuais, por meio de desafios coletivos e em provas com respostas objetivas. Naturalmente, os propósitos variam.

 

Entrevista situacional

A entrevista situacional pode ser realizada presencialmente ou de maneira online. Nela, o recrutador terá uma conversa com o candidato, fazendo perguntas sobre situações profissionais reais ou hipotéticas. É importante fazer anotações, ser objetivo e imparcial.

 

Dinâmica de grupo

Entendendo o que é teste situacional, crie dinâmicas de grupo que permitam observar como candidatos reagem a uma oportunidade de trabalho em equipe. Na maioria das vezes são propostas atividades relacionadas ao setor de atuação que busquem descobrir como cada pessoa age no coletivo.

 

Simulação de atividades

A simulação de atividades é um método que pega um pouco de todos os outros. Essa característica “híbrida”, pode ser vista na prática por meio da proposição de desafios aplicados de maneira individual aos candidatos, sempre relacionados ao ambiente de trabalho.

 

Prova situacional escrita

A prova situacional escrita é a mais simples de ser explicada. Nela, as questões propostas devem ser respondidas por escrito. Na maioria das vezes, testes dessa natureza são compostos de questões de múltipla escolha que as tornam mais objetivas para os recrutadores.

 

Quando bem aplicado, o teste situacional só traz benefícios para todas as partes. Tanto empresas quanto candidatos não querem perder tempo, o que significa que quanto antes um “match” for formado (ou, em alguns casos, descartado), melhor!

 

Tão importante quanto conhecer as técnicas associadas a ele, é saber o momento e a maneira certa de aplicá-lo. Os resultados finais não mentem: com uma boa parceria, o sucesso profissional e o crescimento serão um caminho natural.

 

Em nossa rede social você encontra histórias de outros gestores para trocar experiências e descobrir novas metodologias que podem potencializar seus resultados. Se você ainda não faz parte deste ambiente colaborativo, não perca mais tempo. Cadastre-se já!

 

Faça o download do app Peixe 30 na Play Store

Faça o download do app Peixe 30 na App Store

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Exemplo de texto para envio de currículo por e-mail. Conquiste o recrutador!

Todo processo seletivo começa com uma inscrição, a qual pode ser feita de diferentes formas....

Como se destacar no estágio? Conquiste sua efetivação!

Nos últimos meses de 2023, a taxa de desemprego reduziu no Brasil. Isso é positivo...

Como responder sobre pretensão salarial? Aprenda a calcular

No mercado de trabalho, falar sobre aspectos monetários acaba sendo um tabu. É claro que...

Que roupa usar em uma entrevista de emprego? Veja dicas de como se vestir!

É comum ter dúvidas e insegurança ao buscar a primeira oportunidade profissional ou mesmo uma...

Entrevista técnica: o que é e como conduzi-la? Veja algumas dicas!

Sempre existe mais de uma forma de realizar o mesmo trabalho. Quanto mais experiente for...

O que é entrevista semiestruturada? Aprenda quando usar este modelo!

Quando falamos a respeito das etapas em processos seletivos, existem inúmeras maneiras de conduzir cada...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]