Dinâmicas de grupo para recrutamento e seleção

Mayk | outubro 28, 2022

Imagem artigo

O processo de seleção tradicional sofre pequenas mudanças entre as empresas e vagas, contudo, na maioria das vezes, ele segue esse ciclo: definição da oportunidade, divulgação, seleção de currículos, entrevista pessoal ou em grupo. Em seguida, existe a fase de conferência de documentos e a efetivação do contratado.

 

Embora este fluxo tenha funcionado por muitos anos, agora está em transformação. As empresas querem avaliar o fit cultural e outras características dos candidatos e passaram a investir em novas dinâmicas de grupo para recrutamento e seleção.

 

A ideia aqui é surpreender o candidato para testá-lo em situações específicas e avaliar se ele possui as características desejadas para determinada vaga. Desta forma, a dinâmica, somada à avaliação comportamental e outras fases, permitirá ao recrutador fazer a melhor escolha.

 

Este é um conteúdo especial criado pela redação do Peixe 30 para ajudar profissionais de RH a inovar e melhorar o processo de recrutamento. Veja mais detalhes abaixo!

Ideias de dinâmicas de grupo para recrutamento e seleção

A dinâmica de grupo consiste em uma atividade (presencial ou online, embora essa segunda modalidade seja menos frequente) realizada com todos os candidatos a uma determinada vaga. O objetivo é usar brincadeiras para aprender sobre as pessoas.

 

Por conta desse propósito, cada dinâmica tem regras bem diferentes. Tudo depende do perfil e dos valores que são buscados por uma organização, cabendo aos recrutadores adequarem às brincadeiras aos seus propósitos e ao que querem encontrar nos candidatos.

 

De maneira geral, executam-se dinâmicas de grupo para recrutamento e seleção para identificar valores como liderança e proatividade, facilidade no trabalho em equipe, resolução de conflitos e problemas, empatia, atenção aos detalhes ou simplesmente com o objetivo de conhecer os candidatos.

Dinâmica da observação

A dinâmica da observação serve um propósito muito claro: perceber quais candidatos melhor prestam atenção aos detalhes e se lembram de informações. Para realizá-la, tudo o que é preciso são vendas (uma para cada pessoa participando da dinâmica) e cadeiras.

 

Depois de todos terem se apresentado, este modelo de dinâmica de grupo para recrutamento e seleção propõe que cada candidato se sente e receba as vendas. A partir daí, o recrutador fará perguntas como “quem é a pessoa de gravata rosa?” e aqueles que se lembrarem devem levantar a mão e tentar acertar, a fim de marcar pontos.

Dinâmica de entrosamento

Uma excelente maneira de unir a apresentação dos candidatos com uma atividade útil é por meio da dinâmica do entrosamento. Tudo o que é necessário são folhas de papel (preferencialmente formulários impressos previamente) e lápis ou canetas.

 

Os candidatos deverão escrever (ou responder) as principais informações sobre si mesmos e as entregar para o recrutador. Em seguida, os papéis são misturados e lidos em voz alta. O objetivo é que os outros participantes consigam identificar quem é a pessoa descrita.

Dinâmica da semelhança

Ter valores semelhantes com os de uma organização é uma das coisas mais importantes e eles podem ser detectados por meio de uma das opções de dinâmicas de grupo para recrutamento e seleção.

 

É possível descobrir elementos assim por meio de entrevistas, mas a dinâmica da semelhança é uma alternativa muito mais interessante. Para ela, tudo o que é preciso é papel e caneta.

 

Os candidatos são divididos em duplas, trio ou equipes (dependendo de quantos houverem) e, durante o período de alguns minutos, devem tentar encontrar o máximo de coisas comuns entre si. “Vence” a equipe que tiver descoberto o maior número de características.

Dinâmica do segredo

Primeiro, pode parecer que a dinâmica do segredo serve para que recrutadores descubram informações obscuras sobre os candidatos, mas o que se está avaliando é uma característica muito mais importante: a empatia. Assim como nas anteriores, se usa papel e caneta.

 

Colaboradores em potencial devem anotar algum segredo (o qual estejam confortáveis em compartilhar de maneira anônima, claro) em um papel sem nome, e então entregarem ao recrutador. Os papéis são misturados e redistribuídos entre todos os candidatos.

 

Este tipo de dinâmica de grupo para recrutamento e seleção consiste em cada candidato ler o segredo que pegou (o qual ele não sabe a quem pertence) e expor como se fosse seu. A ideia é que ele tente empatizar com o que foi escrito, descrevendo a situação como sua, encontrando possíveis motivações e compreensão.

Dinâmica da verdade ou da mentira

Essa dinâmica surgiu de uma brincadeira infantil bastante popular, com valores interessantes. Nenhum material é usado aqui, tudo o que é necessário é que cada candidato (um de cada vez) diga três fatos. Dois deles devem ser verdadeiros e um deve ser mentira.

 

A partir daí, todos os outros devem tentar revelar quais dos fatos são verdadeiros e qual é uma mentira. A ideia é ao mesmo tempo descobrir informações sobre as pessoas e analisar a capacidade de percepção (e persuasão) delas durante a brincadeira.

Dinâmica das mãos dadas

O último exemplo da nossa lista de dinâmicas de grupo para recrutamento e seleção é a mais “física” dessa lista, ela necessita somente de uma cartolina (cujo tamanho dependerá da quantidade de candidatos). O recrutador passa instruções aos colaboradores em potencial para que formem um círculo de mãos dadas e se lembrem de quem estava do lado.

 

Depois disso, todos são guiados até a cartolina no chão, onde devem ficar de pé. Pelo espaço reduzido, a tarefa será difícil. Em seguida, eles devem tentar dar as mãos para aqueles que estavam do seu lado antes. A importância do trabalho em equipe é reforçada aqui.

 

Mais do que uma maneira divertida de se conhecer candidatos, as dinâmicas de grupo expõem a maneira como as pessoas agem (e interagem) em um contexto que é ao mesmo tempo competitivo e colaborativo.

 

Aqui no Peixe 30, além de apresentar as dicas de dinâmicas de grupo para recrutamento e seleção acima, nós criamos vários conteúdos para auxiliar gestores e empresários em seus desafios diários.

 

Em nossa rede social você encontra histórias de outros gestores para trocar experiências e descobrir novas metodologias que podem potencializar seus resultados. Crie seu cadastro gratuito e invista em seu networking.

O aplicativo está disponível para usuários IOSneste link para Android.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Principais benefícios da tecnologia no RH. Otimize seus processos!

As inovações têm impactos significativos nos mais diferentes espaços. A tecnologia oferece novas formas de...

O que não falar na entrevista de emprego? Não cometa estes erros!

Após o envio do currículo, o bate papo costuma ser a segunda etapa de um...

O que colocar como experiência no currículo? Veja como se destacar!

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, todos os detalhes fazem a diferença....

O que é recrutamento misto? Conheça as vantagens deste modelo!

Processos seletivos estão entre os trabalhos mais importantes realizados por profissionais do setor de Recursos...

Pessoa outlier: o que é e como identificar? Descubra agora!

Esse termo tornou-se bastante utilizado no campo das estatísticas para definir algum evento que foge...

Como fazer um recrutamento externo e atrair novos talentos? Aprenda!

Quando falamos sobre processos seletivos, existem duas principais formas de realizá-los: utilizando o capital humano...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]