O que é senso de pertencimento e por que o RH deve estimular isso na empresa?

Mayk | fevereiro 26, 2023

Imagem artigo

Quanto maior a valorização que a empresa dá ao funcionário, maior é o seu senso de pertencimento

 

A expressão “vestir a camisa”, por vezes, é bastante criticada, sob acusações de manipulação do funcionário. A verdade é que, caso a organização saiba o que é senso de pertencimento, o engajamento do colaborador será genuíno e o RH tem um importante papel ao implementar esta cultura na empresa.

 

Seja qual for o porte da corporação, não é segredo que a mão de obra é de suma importância para que metas e objetivos sejam cumpridos. Entretanto, mais do que salários bem pagos e ambiente organizacional saudável, é importante que o colaborador sinta que seu valor é reconhecido e que é, de fato, parte indispensável da empresa.

 

Isso passa pela integração do funcionário na empresa, identificação com os processos e real sentimento de que a premissa de “ninguém é indispensável” não é verdadeira.

 

Para evitar o turnover e descobrir novos talentos, é necessário compreender bem este assunto. Veja abaixo as principais informações e como incorporá-lo ao dia a dia de sua empresa!

 

Entenda o que é senso de pertencimento

Inicialmente, vamos estabelecer qual é o conceito do senso de pertencimento. Trata-se do engajamento do colaborador como resultado da valorização e reconhecimento ao trabalho que realiza.

 

Como resultado, há a ligação entre funcionário e empresa, inclusive do ponto de vista psicológico, a partir do qual ele se vê como parte da organização. Deste modo, a incorpora como grupo social, mais do que uma simples relação trabalhista.

 

Uma vez que vê sentido em integrar tal grupo, o profissional cria laços de respeito, lealdade e confiança. Isso se dá porque a pessoa percebe que a empresa vai além de simplesmente atender suas necessidades relacionadas à remuneração.

 

Ao observar de perto sua empresa, o colaborador a enxerga como parte de sua realização pessoal, pois conclui que a organização satisfaz suas expectativas de forma mais complexa.

 

Em suma, ao entender o que é senso de pertencimento, você verá que ele acontece quando há uma valorização genuína do trabalho e do colaborador. Como resultado, o funcionário, também, respeita e é leal à empresa, construindo um ciclo que deve ser constantemente alimentado.

 

 

Por que o RH deve trabalhar o senso de pertencimento?

O que o RH tem a ver com o senso de pertencimento? Tudo! O papel dos Recursos Humanos, já deixou de ser apenas burocrático para desenvolver e reter talentos. Ou seja, é cada vez mais importante a gestão de pessoas.

 

Por isso, ele tem papel fundamental para implementar o senso de pertencimento dos colaboradores. A partir de suas ações, desenvolva o capital humano e faça com que as pessoas não tenham desejo em sair da empresa. Logo, os principais benefícios disso são estes abaixo!

 

Retenção de talentos

O turnover é um sinal de que algo na empresa não vai bem. Seja ambiente organizacional tóxico, baixos salários ou desvalorização. A pessoa não pede demissão se estiver satisfeita. Para que o efeito seja contrário, é indispensável desenvolver o chamado Employee Value Proposition, ou seja, o valor que a organização proporciona ao colaborador.

 

Quanto mais o funcionário se identifica com os valores e cultura organizacionais, mais ele se apega à empresa. Principalmente, se isso vier somado aos benefícios e salários que recebe. Consequentemente, dificilmente sairá da organização em busca de oportunidades.

 

A empresa então, torna-se mais competitiva porque mantém pessoas alinhadas à filosofia e ritmo de trabalho. Sem falar nos custos reduzidos com contratações e treinamentos.

 

Funcionários engajados

Se o colaborador “veste a camisa da empresa”, se compromete mais a atingir os resultados pretendidos. Como saldo de um time engajado, há maior produtividade e sem dúvidas, metas alcançadas.

 

Melhora nos resultados

Como consequência do tópico acima, saber o que é senso de pertencimento e trabalhar isso na equipe, faz com que a empresa apresente melhores resultados. Uma vez que é mais engajado e comprometido, o funcionário produz mais, aplica melhor os seus conhecimentos e competências e, com isso, atinge maior produtividade.

 

Ou seja, com menor rotatividade e mais produção, obviamente, a empresa alcança suas metas mais rápido, sem falar na qualidade dos serviços e satisfação do cliente.

 

Redução de conflitos

Quando a empresa respeita o seu colaborador e define bem qual o papel de cada um na estrutura, há menos ruídos. Desta forma, também temos redução de conflitos internos, favorecendo o ambiente organizacional.

 

Isso também é resultado da comunicação interna mais efetiva, já que a empresa mantém informações e objetivos muito claros e ainda, os transmite de forma transparente aos colaboradores.

 

Dicas para engajar o colaborador em sua empresa

Agora que você, profissional de RH, tem bem claro o conceito do que é senso de pertencimento, veja como trabalhar isso na empresa onde atua:

 

  • Estruture uma comunicação interna eficiente;
  • Deixe os pilares da empresa bem definidos, isto é, sua missão, objetivos e valores;
  • Crie plano de carreira e proporcione meios para que os funcionários cresçam;
  • Aplique as técnicas de endomarketing, como por exemplo, feedbacks contínuos, treinamentos, capacitações, políticas de férias e benefícios;
  • Desenvolva momentos de descontração, estimulando a integração entre as equipes;
  • Promova práticas de inclusão e diversidade;
  • Incentive elogios;
  • Aplique pesquisas de satisfação interna.

 

Em suma, quando falamos em senso de pertencimento, não estamos manipulando o colaborador, mas mostrando a ele a importância que tem dentro da empresa. Trata-se de um quadro no qual ambas as partes ganham, tanto pelo aumento da produtividade e compatibilidade quanto pela realização pessoal.

 

Lidar com pessoas exige uma constante atualização de processos e este é um dos objetivos do Peixe 30. Em nossa rede social você encontra histórias de outros profissionais, pode trocar experiências e descobrir novas metodologias que podem potencializar seus resultados dentro da sua empresa. Cadastre-se já!

 

O aplicativo está disponível para usuários IOSneste link para Android.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Exemplo de texto para envio de currículo por e-mail. Conquiste o recrutador!

Todo processo seletivo começa com uma inscrição, a qual pode ser feita de diferentes formas....

Como se destacar no estágio? Conquiste sua efetivação!

Nos últimos meses de 2023, a taxa de desemprego reduziu no Brasil. Isso é positivo...

Como responder sobre pretensão salarial? Aprenda a calcular

No mercado de trabalho, falar sobre aspectos monetários acaba sendo um tabu. É claro que...

Que roupa usar em uma entrevista de emprego? Veja dicas de como se vestir!

É comum ter dúvidas e insegurança ao buscar a primeira oportunidade profissional ou mesmo uma...

Entrevista técnica: o que é e como conduzi-la? Veja algumas dicas!

Sempre existe mais de uma forma de realizar o mesmo trabalho. Quanto mais experiente for...

O que é entrevista semiestruturada? Aprenda quando usar este modelo!

Quando falamos a respeito das etapas em processos seletivos, existem inúmeras maneiras de conduzir cada...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]