Como resolver conflitos entre funcionários e melhorar a produtividade?

Mayk | setembro 26, 2022

Imagem artigo

O colaborador passa mais tempo na empresa do que em sua própria casa, já parou para pensar? Por isso, é de suma importância manter a qualidade do clima organizacional, inclusive para aumentar a produtividade. Contudo, é inevitável que surjam desentendimentos, logo, é válido saber como resolver conflitos entre funcionários.

 

Ninguém é igual a ninguém e, honestamente, as diferenças podem enriquecer o fluxo de trabalho pelo fomento a novas ideias. Por outro lado, há o risco de acender conflitos e divergências capazes de colocar toda a produtividade a baixo. É aí que entra a gestão de pessoas e um amplo estudo sobre o fit cultural, fundamentais para amenizar os ânimos.

 

Conflitos entre funcionários podem ruir a própria imagem da empresa, logo, precisam ser sanados antes de chegarem a um ponto insustentável. Veja, abaixo, s

 

Lidar com pessoas exige uma constante atualização de processos e este é um dos objetivos do Peixe 30. Em nossa rede social você encontra histórias de outros gestores, pode trocar experiências e descobrir novas metodologias que podem potencializar seus resultados. Crie já a sua conta gratuita!

 

Por que é importante resolver conflitos entre funcionários?

O bom clima organizacional é intrínseco à produtividade, uma vez que uma equipe desunida não rende. Deste modo, é fundamental derrubar o mito da individualidade que reforça a competição entre os colaboradores. Do contrário, habilidades importantes para a empresa, como criatividade e força de vontade ficam suprimidas.

 

Ademais, a reputação da empresa pode ficar arranhada, já que as discussões afetam outros departamentos. Pode haver imparcialidade entre os membros da equipe, o que atrapalha o fluxo de trabalho até por implicância. Então, o gestor de pessoas deve intervir urgentemente na solução de conflitos a fim de evitar que a produtividade seja afetada.

 

Descubra como resolver conflitos entre funcionários

O gestor deve buscar a solução de conflitos entre funcionários de variadas formas, conforme a cultura organizacional. Se necessário, ele deve pedir ajuda do RH para superar o problema.

 

Distanciar as partes envolvidas

A primeira dica de como resolver conflitos entre funcionários passa por distanciar as partes envolvidas a fim de encerrar as discussões. Se possível, separar os colaboradores, fisicamente falando.

 

Isso ajuda a acalmar os ânimos. Em seguida, já calmos, é possível resolver o problema de forma apaziguada.

 

Ouça as partes com imparcialidade

Em seguida, é preciso ouvir, separadamente, os colaboradores para entender a razão do conflito. No entanto, essa escuta deve ser imparcial, por mais que os funcionários sejam próximos ao gestor ou gestora.

 

Neste momento, é importante pensar sob o ponto de vista da organização e atentar-se aos fatos.

 

Foque na solução

Quando falamos em opções de como resolver conflitos entre funcionários, você deve focar na solução, encontrar o culpado é o menos importante. Ao eliminar o problema, o time pode sair mais fortalecido.

 

Identifique o problema

Ao ouvir as duas partes, de forma parcial, o próximo passo é identificar o problema e pensar na solução. Não só isso, é importante discutir com os colaboradores envolvidos como aquele conflito impacta, de forma negativa, o trabalho da empresa.

 

Mais ainda, como influencia, de forma negativa, os relacionamentos internos. Aproveite esta oportunidade para trabalhar a habilidade de empatia. É difícil, mas o papel do gestor é desenvolver seu time.

 

Investigue

Além de ouvir os colaboradores envolvidos no conflito, é importante que a gestão investigue a causa do problema. Nisso, deve-se avaliar questões comportamentais, até para avaliar se a questão é profissional ou pessoal.

 

Quando a divergência é pessoal, cabe fazer um amplo estudo sobre a cultura do local e o fit dos funcionários. Alguns temas em desacordo podem ser gatilhos para pequenas crises.

 

Outro ponto importante é analisar o contexto da discussão e a participação de outros membros da equipe.

 

Conte com ajuda especializada

A mediação de conflitos não é tarefa fácil, por mais habilidade pessoal que o gestor ou gestora tenha. Para isso, existem profissionais especializados que podem ajudar de forma mais precisa.

 

Por isso, se você adotou as medidas que domina para resolver conflitos entre funcionários e não conseguiu eliminar o problema, converse com outros gestores, peça auxílio ao RH e busque outras alternativas.

 

Invista na comunicação objetiva

Provavelmente, a raiz do conflito está na falta de diálogo (ou o excesso dele pelas fofocas). Logo, a gestão de pessoas deve investir na comunicação clara, objetiva e sem ruídos para sanar o problema.

 

Algumas práticas são bastante úteis e funcionam bem quando o assunto é como resolver conflitos entre funcionários, por exemplo:

 

  • Dividir as tarefas de forma igualitária e delegá-las em reuniões de grupo;
  • Colocar a equipe a par das comunicações, seja por whatsapp, seja por e-mail;
  • Tomar cuidado com atitudes que mostre alguma predileção.

 

Quanto mais fluida a comunicação, mais à vontade os colaboradores se sentirão para expor as pendências e evitar novos conflitos. Ou seja, é importante criar um ambiente favorável a discussões construtivas.

 

Promova mudanças efetivas

Por vezes, o conflito é tão profundo que exige até uma mudança na equipe. Talvez, a gestão possa fazer disso um momento positivo para explorar as potencialidades dos colaboradores. Movimentar um dos envolvidos para novas funções é um exemplo disso.

 

Com sensibilidade, as mudanças podem ser realizadas em prol da produtividade, sem aprofundar os conflitos.

 

Capacite-se!

cursos e treinamentos que capacitam a gestão para resolver conflitos entre funcionários. Como já destacamos, essa não é uma tarefa fácil e nem todo mundo tem habilidades natas para tal.

 

Com sensibilidade e abertura ao diálogo, a gestão de pessoas pode agir, de forma imparcial, na solução do problema. Mais ainda, com foco na valorização dos talentos e manutenção da produtividade da empresa.

 

Saber como resolver conflitos entre funcionários é missão difícil, porém, possível. Aqui no Peixe 30, você pode ver histórias de outros gestores que superaram esse problema e se inspirar para encontrar uma solução para o seu caso.

 

O Peixe 30 é uma rede social profissional criada no Brasil e apresenta diversas dicas de gestão e carreira. O aplicativo está disponível para usuários IOSneste link para Android.

 

Além das dicas de como resolver conflitos entre funcionários, veja aqui:

 

O que é employer branding?

Como desligar um funcionário?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Como fazer um recrutamento externo e atrair novos talentos? Aprenda!

Quando falamos sobre processos seletivos, existem duas principais formas de realizá-los: utilizando o capital humano...

Como fazer um recrutamento interno? Promova os melhores talentos!

Para os profissionais do setor de Recursos Humanos, processos seletivos são uma parte importante do...

Como entrevistar um candidato à vaga de emprego? Encontre novos talentos

O momento em que o recrutador se encontra pela primeira vez com um talento e...

Como fazer um vídeo de apresentação para emprego? Encante os recrutadores!

Embora os processos seletivos realizados exclusivamente pela internet já existissem há algum tempo, a pandemia...

Como responder perguntas na entrevista de emprego? Consiga a sua contratação!

Um processo seletivo consiste de múltiplas etapas, onde os recrutadores buscam informações sobre os profissionais...

Como pedir feedback de entrevista após rejeição? Veja como se beneficiar!

Ninguém gosta de ser excluído, especialmente durante um processo seletivo. O profissional que está em...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]