Como resolver conflitos entre funcionários e melhorar a produtividade?

Mayk | setembro 26, 2022

Imagem artigo

O colaborador passa mais tempo na empresa do que em sua própria casa, já parou para pensar? Por isso, é de suma importância manter a qualidade do clima organizacional, inclusive para aumentar a produtividade. Contudo, é inevitável que surjam desentendimentos, logo, é válido saber como resolver conflitos entre funcionários.

 

Ninguém é igual a ninguém e, honestamente, as diferenças podem enriquecer o fluxo de trabalho pelo fomento a novas ideias. Por outro lado, há o risco de acender conflitos e divergências capazes de colocar toda a produtividade a baixo. É aí que entra a gestão de pessoas e um amplo estudo sobre o fit cultural, fundamentais para amenizar os ânimos.

 

Conflitos entre funcionários podem ruir a própria imagem da empresa, logo, precisam ser sanados antes de chegarem a um ponto insustentável. Veja, abaixo, s

 

Lidar com pessoas exige uma constante atualização de processos e este é um dos objetivos do Peixe 30. Em nossa rede social você encontra histórias de outros gestores, pode trocar experiências e descobrir novas metodologias que podem potencializar seus resultados. Crie já a sua conta gratuita!

 

Por que é importante resolver conflitos entre funcionários?

O bom clima organizacional é intrínseco à produtividade, uma vez que uma equipe desunida não rende. Deste modo, é fundamental derrubar o mito da individualidade que reforça a competição entre os colaboradores. Do contrário, habilidades importantes para a empresa, como criatividade e força de vontade ficam suprimidas.

 

Ademais, a reputação da empresa pode ficar arranhada, já que as discussões afetam outros departamentos. Pode haver imparcialidade entre os membros da equipe, o que atrapalha o fluxo de trabalho até por implicância. Então, o gestor de pessoas deve intervir urgentemente na solução de conflitos a fim de evitar que a produtividade seja afetada.

 

Descubra como resolver conflitos entre funcionários

O gestor deve buscar a solução de conflitos entre funcionários de variadas formas, conforme a cultura organizacional. Se necessário, ele deve pedir ajuda do RH para superar o problema.

 

Distanciar as partes envolvidas

A primeira dica de como resolver conflitos entre funcionários passa por distanciar as partes envolvidas a fim de encerrar as discussões. Se possível, separar os colaboradores, fisicamente falando.

 

Isso ajuda a acalmar os ânimos. Em seguida, já calmos, é possível resolver o problema de forma apaziguada.

 

Ouça as partes com imparcialidade

Em seguida, é preciso ouvir, separadamente, os colaboradores para entender a razão do conflito. No entanto, essa escuta deve ser imparcial, por mais que os funcionários sejam próximos ao gestor ou gestora.

 

Neste momento, é importante pensar sob o ponto de vista da organização e atentar-se aos fatos.

 

Foque na solução

Quando falamos em opções de como resolver conflitos entre funcionários, você deve focar na solução, encontrar o culpado é o menos importante. Ao eliminar o problema, o time pode sair mais fortalecido.

 

Identifique o problema

Ao ouvir as duas partes, de forma parcial, o próximo passo é identificar o problema e pensar na solução. Não só isso, é importante discutir com os colaboradores envolvidos como aquele conflito impacta, de forma negativa, o trabalho da empresa.

 

Mais ainda, como influencia, de forma negativa, os relacionamentos internos. Aproveite esta oportunidade para trabalhar a habilidade de empatia. É difícil, mas o papel do gestor é desenvolver seu time.

 

Investigue

Além de ouvir os colaboradores envolvidos no conflito, é importante que a gestão investigue a causa do problema. Nisso, deve-se avaliar questões comportamentais, até para avaliar se a questão é profissional ou pessoal.

 

Quando a divergência é pessoal, cabe fazer um amplo estudo sobre a cultura do local e o fit dos funcionários. Alguns temas em desacordo podem ser gatilhos para pequenas crises.

 

Outro ponto importante é analisar o contexto da discussão e a participação de outros membros da equipe.

 

Conte com ajuda especializada

A mediação de conflitos não é tarefa fácil, por mais habilidade pessoal que o gestor ou gestora tenha. Para isso, existem profissionais especializados que podem ajudar de forma mais precisa.

 

Por isso, se você adotou as medidas que domina para resolver conflitos entre funcionários e não conseguiu eliminar o problema, converse com outros gestores, peça auxílio ao RH e busque outras alternativas.

 

Invista na comunicação objetiva

Provavelmente, a raiz do conflito está na falta de diálogo (ou o excesso dele pelas fofocas). Logo, a gestão de pessoas deve investir na comunicação clara, objetiva e sem ruídos para sanar o problema.

 

Algumas práticas são bastante úteis e funcionam bem quando o assunto é como resolver conflitos entre funcionários, por exemplo:

 

  • Dividir as tarefas de forma igualitária e delegá-las em reuniões de grupo;
  • Colocar a equipe a par das comunicações, seja por whatsapp, seja por e-mail;
  • Tomar cuidado com atitudes que mostre alguma predileção.

 

Quanto mais fluida a comunicação, mais à vontade os colaboradores se sentirão para expor as pendências e evitar novos conflitos. Ou seja, é importante criar um ambiente favorável a discussões construtivas.

 

Promova mudanças efetivas

Por vezes, o conflito é tão profundo que exige até uma mudança na equipe. Talvez, a gestão possa fazer disso um momento positivo para explorar as potencialidades dos colaboradores. Movimentar um dos envolvidos para novas funções é um exemplo disso.

 

Com sensibilidade, as mudanças podem ser realizadas em prol da produtividade, sem aprofundar os conflitos.

 

Capacite-se!

cursos e treinamentos que capacitam a gestão para resolver conflitos entre funcionários. Como já destacamos, essa não é uma tarefa fácil e nem todo mundo tem habilidades natas para tal.

 

Com sensibilidade e abertura ao diálogo, a gestão de pessoas pode agir, de forma imparcial, na solução do problema. Mais ainda, com foco na valorização dos talentos e manutenção da produtividade da empresa.

 

Saber como resolver conflitos entre funcionários é missão difícil, porém, possível. Aqui no Peixe 30, você pode ver histórias de outros gestores que superaram esse problema e se inspirar para encontrar uma solução para o seu caso.

 

O Peixe 30 é uma rede social profissional criada no Brasil e apresenta diversas dicas de gestão e carreira. O aplicativo está disponível para usuários IOSneste link para Android.

 

Além das dicas de como resolver conflitos entre funcionários, veja aqui:

 

O que é employer branding?

Como desligar um funcionário?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Dica de roteiro para vídeo currículo

O Peixe 30 surgiu com o objetivo de facilitar a interação profissional em vídeo, uma...

Como fazer a descrição de cargos?

Toda organização é composta de profissionais com atribuições distintas e funções definidas. Empresas só crescem...

Quais são as habilidades interpessoais?

Se você trabalha mesmo que de maneira tangente com processos seletivos, com certeza já se...

Como avaliar um candidato à vaga de emprego?

Somar ao quadro profissional de uma empresa é um dos maiores desafios enfrentados pelos profissionais...

Como ser um bom líder de equipe? Veja dicas valiosas

Mais do que saber como liderar, é preciso administrar conflitos e estimular pessoas a fim...

Como chamar a atenção de um funcionário?

Posições de liderança naturalmente carregam responsabilidades. Saber gerir uma equipe está associado a habilidades interpessoais...

Como criar um anúncio de vaga de emprego?

A busca por bons colaboradores é um dos maiores desafios do setor de Relações Humanas...

ASSUNTOS

TEMAS

O que é Job Hunter? Por que você precisa de um?

O que é Job Hunter Ler mais

Você sabe o que é job hunter? Eles podem te ajudar muito na sua recolocação profissional. Leia esse texto e aprenda tudo sobre eles.

Headhunter ou Recrutador

Headhunter ou recrutador Ler mais

Talvez você já tenha ouvido sobre headhunter ou recrutador. Esse profissional pode trazer muitos benefícios para a sua empresa. Leia tudo sobre eles nesse texto.

Recolocação Profissional: o que é, por que fazer e dicas para conseguir

Recolocação profissional Ler mais

Aprenda tudo sobre recolocação profissional. O que é e como conseguir a sua. Será muito importante para você!