A internet mudou completamente a forma como as empresas realizam diversos trabalhos. Naturalmente, esta alteração chegou aos processos seletivos. A migração começou com a publicação de vagas e recepção de currículos, evoluindo para entrevistas virtuais e análises de perfis.
Dentro deste novo cenário, a resposta para a pergunta sobre o que é recrutamento digital parece um pouco óbvia, mas não é. E nosso objetivo é facilitar a compreensão para que você possa usar este formato dentro da sua organização.
É classificado como recrutamento digital o processo seletivo em que todas as etapas são realizadas por meio da internet. Embora seja mais comum para vagas remotas, considerando que o espaço será o mesmo dos trabalhos cotidianos, qualquer oportunidade pode se beneficiar do modelo.
Este formato já era adotado, por exemplo, em vagas remotas, mas tem sido ampliado para trabalho presencial por causa da agilidade e economia de recursos.
O importante é entender como cada etapa funciona, os benefícios atrelados e os recursos necessários para decidir por sua implementação. O formato une agilidade e economia de recursos e você precisa compreendê-lo para adotá-lo dentro da empresa.
Com o Peixe 30 Recruiter, nós criamos uma solução para agilizar o trabalho dos profissionais de Recursos Humanos. O software de recrutamento e seleção avalia milhares de candidatos e seleciona os melhores talentos para atender a sua necessidade de acordo com as características solicitadas. Otimize os seus processos internos.
O que é recrutamento digital e quais são as etapas?
A melhor maneira de compreender o conceito é entender como ele pode ser aplicado. Para isso, separamos um “passo a passo” das etapas envolvidas no processo.
Há muitas formas de organizá-las, mas as principais incluem:
- planejamento;
- divulgação;
- triagem;
- entrevista;
- avaliação.
Ao ler como tudo isso pode acontecer na prática, ficará mais fácil aprender o que é recrutamento digital.
1 – Planejamento
Todo processo seletivo começa com um planejamento adequado. Deve-se observar as necessidades da vaga, que tipo de candidatos são buscados, onde a oportunidade será postada e como cada etapa será conduzida. Ao entender tudo isso, os passos seguintes podem ser colocados em prática.
2 – Divulgação
A divulgação da oportunidade é feita na internet, tanto em sites destinados a vagas quanto em plataformas oficiais da empresa. E, é claro, nas redes sociais. O local mais adequado para as postagens deve considerar o público-alvo que o visita e quem se almeja alcançar.
3 – Triagem
Postada a vaga, a empresa começa a receber as candidaturas, na forma de formulários preenchidos ou currículos enviados. A triagem analisa o que foi observado no planejamento, comparando o que o candidato oferece de habilidade e experiência profissional com o que a equipe precisa.
4 – Entrevista
Assim como as etapas anteriores, a entrevista no recrutamento digital também é executada pela internet, por meio de chamadas de vídeo. Plataformas como Google Meets e Zoom são boas alternativas. Os critérios de avaliação são muito similares aos que já são aplicados no formato presencial.
5 – Avaliação
Ao fim de todos os processos, os recrutadores avaliam currículo, entrevista e desempenho em possíveis testes para tomar a decisão mais adequada. A partir disso, é possível iniciar a contratação, solicitar documentos e fazer o processo de onboarding digitalmente.
Quais são as vantagens do recrutamento digital?
Os benefícios geralmente vêm associados a redução de tempo e dinheiro envolvidos, assim como maior assertividade nas contratações. Porém, como já sabe o que é recrutamento digital, dá para ter ideia de que não é apenas isso.
Sendo assim, separamos cinco principais vantagens deste formato de recrutamento.
Maior alcance a candidatos talentosos
Aspectos como localização geográfica e mobilidade reduzida (em pessoas com deficiências) estão entre os impedidores ao alcance de candidatos talentosos. O recrutamento digital expande as possibilidades, o que leva ao “match” mais adequado entre profissionais e a empresa.
Possibilidade de um recrutamento às cegas
Esse é o nome do processo no qual recrutadores não sabem informações pessoais do candidato, como nome, idade e gênero. As ferramentas digitais são excelentes para isso, o que amplia as diversidades dentro das equipes e gera diversos benefícios às organizações.
Redução de custos associados com processos seletivos
Recrutamentos digitais são consideravelmente mais ágeis, tomando menos tempo de quem trabalha no RH. Além disso, há a redução de custos, caso seja necessário realizar provas e testes. Naturalmente, isso pede que a equipe envolvida esteja bem informada e bem treinada.
Criação de um banco de talentos
O banco de talentos nada mais é do que um base de dados com múltiplos currículos de profissionais que aplicaram para vagas na empresa, mas não foram selecionados. Ao entender o que é recrutamento digital e usá-lo nessa etapa, os documentos recebidos podem ser arquivados e usados no futuro.
Integração com outras ferramentas digitais
Processos seletivos presenciais se valem de alguns recursos virtuais e online, mas estes são um pouco mais limitados em seu escopo. No caso do recrutamento digital, existe a chance de fazer uso amplo de aplicações dessa natureza, o que é interessante para a empresa.
E quanto aos desafios?
Embora saber o que é recrutamento digital e colocá-lo em prática traga benefícios importantes, ele não está livre de desafios. Por conta disso, não é possível dizer que o método é “melhor” ou “pior” do que etapas feitas presencialmente: tudo depende das necessidades da organização e estratégias adequadas.
Por se tratar de um processo completamente remoto, remove-se a possibilidade de avaliar aspectos de postura e linguagem corporal, o que algumas empresas consideram como itens essenciais. Além disso, pode existir um elevado número de aplicações, com uma triagem mais demorada.
Aproveitamos a oportunidade para convidá-lo a conhecer o Peixe 30 Recruiter, uma plataforma inteligente de recrutamento e seleção que usa a tecnologia para encurtar o trabalho. O sistema, com a opção de vídeos, filtra diversas características dos candidatos para ajudá-lo a encontrar o profissional ideal. São mais de 800 mil talentos esperando a sua vaga!
Para trabalhos que não pedem ferramentas digitais, processos dessa natureza também excluem aqueles indivíduos que não sabem utilizar a internet para participar de processos seletivos. Como é de se imaginar, porém, todos esses desafios possuem soluções práticas.
É raro encontrar empresas que não utilizem ao menos algumas etapas online em processos seletivos, o que demonstra que não existe “tudo ou nada” quando falamos sobre os espaços online. O mais importante é ter prioridades em ordem e fazer um bom planejamento.