
O sucesso de uma organização depende grandemente da performance daqueles que a compõem. Ou seja, uma empresa com colaboradores capacitados possui maiores chances de ser bem-sucedida, independentemente da sua área.
Garantir que o “match” entre organização e profissional ocorra é uma das inúmeras tarefas do setor de Recursos Humanos. Na prática, isso significa aplicar processos seletivos adequados, a fim de selecionar os melhores candidatos.
Engana-se quem pensa que essas escolhas podem ser feitas de maneira automática, levando em conta somente as informações do currículo. É por isso que saber como escolher um candidato à vaga de emprego torna-se tão importante e é o tema central deste texto.
Para que a combinação entre profissional e empresa seja bem feita, diversos fatores devem ser considerados. E, por isso, vamos apresentar boas dicas para garantir que o resultado seja certeiro.
Se quiser ir além, aproveite o uso da tecnologia para filtrar os melhores candidatos. Com o software de recrutamento e seleção do Peixe 30, você reduz o tempo na avaliação de perfis individuais e encurta o caminho para encontrar bons profissionais.
Veja como escolher um candidato à vaga de emprego
De acordo com o que já falamos, os profissionais que atuam no setor de RH devem saber como selecionar os melhores perfis durante um processo seletivo. Mas como fazer isso?
Nós fizemos uma lista com 7 dicas a serem seguidas para garantir muito mais sucesso na análise de perfil para contratar os melhores funcionários. Vamos lá?
1 – Mapeie candidatos em potencial
A fim de agilizar os processos, é interessante conhecer a melhor maneira de alcançar candidatos com potencial para ocupar uma vaga. O local onde a posição será anunciada deve ser considerado, levando em conta o tipo de profissional que se deseja atingir.
Nesta primeira dica de como escolher um candidato à vaga de emprego, é possível fazer processos seletivos externos (abertos a quaisquer profissionais) ou internos (focado exclusivamente em colaboradores que já fazem parte da organização).
Indicações também são muito valorizadas, assim como a postagem da vaga em diferentes redes sociais. Quanto mais opções puder analisar, melhor as chances de achar um perfil ideal para a vaga.
2 – Analise as habilidades de cada um
Quando falamos sobre como escolher um candidato à vaga de emprego, devemos levar em conta suas competências. Podemos dividi-las em duas categorias: hard e soft skills.
As primeiras são as mais fáceis de serem explicadas, tratando-se dos conhecimentos técnicos que um profissional traz no cumprimento de tarefas. As soft skills, por outro lado, são qualidades socioemocionais como a liderança e a capacidade de trabalhar em equipe, por exemplo.
Naturalmente, as hard skills são mais fáceis de serem percebidas, mas as demais possuem igual importância.
3 – Conduza adequadamente as etapas do processo seletivo
Como mencionado nos parágrafos introdutórios destas dicas de como escolher um candidato à vaga de emprego, você poderá realizar processos seletivos variados, mas algumas etapas são recorrentes. Dessa forma, é preciso fazer um planejamento, com uma boa descrição da vaga e dos critérios a serem utilizados.
Em seguida, os profissionais podem realizar entrevistas, aplicar testes assertivos e/ou psicológicos e executar dinâmicas. A tecnologia também pode ser usada a favor, especialmente em etapas iniciais, quando são enviados currículos e portfólios.
4 – Entenda as necessidades da vaga
Antes de iniciar qualquer processo seletivo, é imprescindível que recrutadores entendam quais são as necessidades da vaga. Para contratar os melhores funcionários, há perguntas essenciais que devem ser analisadas:
- Qual perfil de profissional está sendo buscado para agregar a uma equipe?
- Quais competências e habilidades são exigidas para o trabalho?
A partir dessas respostas, fica mais fácil traçar o perfil ideal do profissional buscado para ocupar uma posição. Isso significa que um processo seletivo só é bem-sucedido quando aqueles que estão o realizando possuem amplo conhecimento sobre a empresa.
5 – Atente-se para a compatibilidade entre os valores da empresa e do candidato
Embora nós tenhamos tocado brevemente nesse aspecto quando falamos sobre soft skills, a compatibilidade entre organização e colaboradores vai um pouco além. A fim de que ocorra um “match”, é preciso que ambas as partes possuam valores e visões de mundo similares.
Então, ao pesquisar formas de como escolher um candidato à vaga de emprego, os recrutadores devem se lembrar da filosofia da empresa e prestar atenção às características pessoais dos entrevistados.
Um profissional pode ser extremamente competente do ponto de vista técnico, mas isso de nada importa se não existir uma compatibilidade de ideais.
6 – Tenha uma boa visão do mercado
Tão importante quanto saber o tipo de profissional que está se buscando, é compreender como a empresa é vista por quem está de fora dela. Quanto mais renomada uma organização for diante do mercado, maiores serão os números de candidatos a uma vaga.
Este elemento também perpassa as descrições das vagas e a remuneração oferecida e deve ser considerado se quiser escolher um bom candidato.
Uma empresa que disponibiliza remunerações abaixo do mercado, provavelmente conseguirá pessoas menos qualificadas, o que aumenta a taxa de turnover e traz inúmeros problemas. Avalie estes fatores com atenção.
7 – Mantenha uma comunicação clara com os candidatos
Um processo seletivo bem-sucedido é aquele no qual os candidatos possuem todas as informações relevantes sobre uma vaga e são capazes de entregar o seu melhor durante as etapas. Isso só é possível se existir uma comunicação efetiva entre eles e os recrutadores.
Prazos devem ser delimitados e os valores da empresa precisam ser repassados. Esse aspecto também compõe (como já mencionamos antes) a descrição da vaga, a qual deve ser clara e sucinta. Se possível, deve-se entregar feedbacks, inclusive aos reprovados, e criar um banco de talentos.
Quando um processo seletivo é bem feito e os melhores profissionais são agregados a uma equipe, todos os setores da organização são beneficiados. Isso significa que as atividades do RH não devem ser subestimadas, especialmente na contração de novos colaboradores.
Depois de ler algumas dicas sobre como escolher um candidato à vaga de emprego, que tal conhecer o Peixe 30 Recruiter. Com este software de recrutamento e seleção, você encontra os candidatos ideais rapidamente e gerencia todo o processo seletivo de maneira organizada, em uma só tela. Experimente!