Exemplos de anúncio de vagas de emprego. Inspire-se!

Mayk | julho 03, 2024

Imagem artigo

Qualquer organização, independentemente do seu tamanho e área de atuação no mercado, é feita de pessoas que são encontradas e agregadas às equipes a partir de processos seletivos. Diante deste contexto, torna-se importante ver exemplos de anúncio de vagas de emprego a fim de escolher a divulgação ideal para cada situação.

 

A internet se tornou a principal maneira de publicar essas vagas, seja em sites de propriedade da empresa, espaços externos criados exclusivamente para processos seletivos ou mesmo em redes sociais. Em todos os casos, existe a necessidade do anúncio.

 

Essa tarefa recai sobre os profissionais do setor de Recursos Humanos, os quais são responsáveis pelos processos seletivos em geral. Contudo, a divulgação também pode ser feita pelo time de marketing, o que exige o conhecimento prévio dos detalhes envolvidos para criação dos textos e conseguir os melhores resultados.

 

Seja bem-vindo ao blog do Peixe 30. Aqui produzimos diversos conteúdos sobre temas que impactam a vida de gestores e empresários!

O que é um anúncio de vaga de emprego?

Ele é exatamente o que o nome sugere: uma postagem em que a empresa divulga uma oportunidade em seu quadro de colaboradores. Apesar dessa explicação superficialmente simples, existem outros elementos que devem ser entendidos.

 

Um anúncio de vaga de emprego precisa trazer todas as principais informações sobre a oportunidade como:

 

  • atribuições;
  • localização;
  • horário;
  • regime de contratação;
  • exigências.

 

Já os elementos que falam sobre remuneração podem depender de aspectos como a pretensão salarial. Logo, não há uma exigência de divulgar tais informações.

 

O lugar onde as oportunidades são publicadas varia, como mencionado brevemente nos parágrafos iniciais. Por conta disso, podem ocorrer em vários canais de comunicação:e-mail oficial, WhatsApp da empresa, plataformas ou contato direto na rede social onde a vaga foi publicada.

 

Em todos os casos, avaliar exemplos de anúncio de vagas de emprego pode ser muito importante para adequar o seu texto e atrair novos talentos. Para ajudá-lo, reunimos algumas informações interessantes.

5 dicas para fazer anúncios de emprego

Antes de partirmos para um exemplo prático, é interessante explorarmos alguns pontos importantes para ajudá-lo a desenvolver o melhor conteúdo. Tais dicas independem do tipo da vaga, considerando a comunicação sem ruídos com os candidatos.

1 – Tenha as informações adequadas em mãos

Antes de ver exemplos de anúncio de vagas de emprego, é imprescindível que o profissional do RH saiba listar todas as informações associadas à oportunidade. Isso inclui os itens mencionados acima, os quais devem ser alinhados com as gerências antes da postagem.

 

Caso alguma informação seja desconhecida, busque esclarecê-la antes de dar o pontapé inicial. Em situações nas quais o que não sabe está propositalmente em aberto (como no caso da pretensão salarial), deixe isso claro durante a descrição da vaga que irá publicar.

2 – Atente-se à clareza das informações

O interesse sobre uma vaga de emprego por parte dos profissionais do mercado começa com o título, o que significa que há grande importância nisso. Como tal, deve-se optar por algo claro, que não deixe dúvidas e possibilite que o candidato em potencial continue a leitura.

 

O mesmo vale para a descrição em si: verifique exemplos de anúncio de vagas de emprego, mas valorize o tempo de quem está lendo e não insira informações desnecessárias. Parte do conteúdo já vai aparecer em outras etapas dos processos seletivos, de modo que se deve priorizar informações pontuais.

 

3 – Saiba quais elementos devem estar presentes

Ao fazer uma publicação, não basta apenas ver exemplos de anúncio de vagas de emprego, pois existem alguns campos que devem ser preenchidos. São eles:

 

  • título;
  • requisitos;
  • informações sobre a empresa;
  • localização geográfica (mesmo para trabalhos remotos);
  • horário do expediente;
  • instruções para candidatura;
  • contato com o recrutador.

 

Tudo isso, é claro, sem mencionar as atribuições. No caso dos requisitos, deve-se separar aqueles que são indispensáveis e os desejáveis. Na prática, os primeiros são um critério de eliminação, enquanto os segundos podem servir para selecionar entre dois candidatos.

4 – Saiba o que não deve incluir

A primeira grande informação que não deve ser incluída são as exigências proibidas por lei: critérios discriminatórios relacionados à etnia, sexualidade, classe social, gênero, religião e outros aspectos pessoais ao profissional.

 

Em segundo lugar, recomenda-se que não se coloque dados “a combinar”. Isso costuma afastar alguns profissionais, já que existe incerteza quanto ao que a empresa pede ou oferece. Opte por uma comunicação transparente e elimine as “letras miúdas” na descrição.

5 – Conheça o público-alvo buscado

Uma descrição deve ser clara – independente dos exemplos de anúncio de vagas de emprego em que se basear -, mas não necessariamente precisa ser acessível para qualquer pessoa. Isto é: é permitido o uso de termos técnicos relacionados à oportunidade a fim de filtrar os profissionais que realmente se enquadram.

 

Da mesma forma, o local onde se publica a vaga também importa muito. Algumas redes não são acessadas por profissionais de alguns nichos, o que deve ser conhecido pelo recrutador.

 

A ideia é saber onde e como postar para atrair aqueles profissionais que se adequam à vaga.

 

Exemplos de anúncio de vagas de emprego

Sim, as possibilidades são muitas, mas selecionamos um modelo simples que geralmente funciona para vários cargos. Confira!

 

Título: Redator para o setor imobiliário

Empresa: LM XX Peixe 30

Localização: Curitiba, PR

Descrição da vaga: busca-se um profissional para redigir anúncios imobiliários postados no site da empresa. Deve ter formação em Comunicação Social ou áreas correlatas e experiência de pelo menos 6 meses na área. Inglês desejável.

Remuneração: R$ 4.500,00 + benefícios.

 

Título:  Vendedor externo

Empresa: Consultoria Global

Local: São Paulo, SP (remoto)

Descrição: Vaga aberta para representante de vendas com experiência e que saiba lidar com pressão e trabalhar em equipe. Além disso, deve ter comprometimento com as metas e com a satisfação dos clientes.

Requisitos: Graduação em Administração, Marketing ou áreas similares.

Desejável: Conhecimento de CRM e técnicas de persuasão.

Salário: R$ 7.000 + comissões

 

Mesmo tendo como base os exemplos de anúncio de vagas de emprego que encontrar, quando não for bem escrito, o processo seletivo se inicia com o pé errado, o que tem consequências em etapas posteriores. Por conta disso, é indispensável que exista atenção aos detalhes, buscando eliminar ruídos na comunicação.

 

Gostou das nossas dicas? Aqui no Peixe 30 temos muitas outras informações que vão facilitar o seu dia.

 

Em nossa rede social você encontra histórias de outros gestores, pode trocar experiências e descobrir novas metodologias que podem potencializar seus resultados. Crie seu cadastro gratuito e invista em seu networking.

O aplicativo está disponível para usuários IOS e neste link para Android.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Como desenvolver a habilidade de resolução de problemas? Supere os desafios!

Ninguém gosta de conflitos, especialmente no trabalho. Apesar disso, é ingenuidade acreditar que o espaço...

Como ser uma pessoa flexível no trabalho? Domine esta habilidade!

“Flexibilidade” é uma habilidade presente em descrições de vagas de emprego. Mas como ser uma...

Como estudar para um processo seletivo? Conquiste os melhores cargos!

Participar de um processo seletivo pode gerar insegurança e ansiedade em muita gente. Mesmo que...

Como colocar pretensão salarial no currículo? Descubra!

Não importa se você está entrando no mercado de trabalho pela primeira vez ou se...

O que é insubordinação no trabalho? Veja como lidar com a situação!

Assim como qualquer outra atividade que envolve a interação entre pessoas, a rotina organizacional traz...

Dinâmicas para fortalecer o trabalho em equipe e melhorar a performance!

Um time engajado é o sonho de todo gestor para alcançar os melhores resultados. Mesmo...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]