
Mais do que somente oferecer oportunidades de ganhar dinheiro, as organizações devem buscar a atração de bons profissionais no mercado. Para se diferenciar, existem vários mecanismos. Pensando nisso, falaremos sobre o que é inbound recruiting e como este processo pode ajudar na captação de novos talentos.
De forma bem resumida, trata-se de um conceito que foi adaptado das práticas de inbound marketing. Aqui, as empresas promovem diversas ações para cativar lideranças e talentos, criando um desejo de fazer parte da instituição.
Neste contexto, vale ressaltar que qualquer instituição pode oferecer um salário e estabilidade financeira, mas apenas a sua empresa entrega algo que vai além destes fatores. Porém, para que estes diferenciais sejam conhecidos, é necessário que eles sejam divulgados.
Neste texto do Peixe 30, vamos falar sobre o que é este conceito, quais são as suas vantagens e como pode ser aplicado adequadamente. Leia até o final e tire suas dúvidas!
- Veja aqui: O que é Social Hiring?
Entenda o que é inbound recruiting
Na área do marketing, o termo “inbound” é bastante conhecido e trabalhado. Embora o que vamos tratar aqui seja diferente, as suas raízes são as mesmas, especialmente no desejo de atrair o público para a marca por meio de conteúdos interessantes.
Isto é: ao invés de divulgar uma vaga e processo seletivo, o inbound recruiting prega que a empresa deve se posicionar no mercado de maneira que os profissionais desejem fazer parte dela. Naturalmente, essa estratégia requer esforços para ser aplicada com sucesso.
De maneira mais direta, para entender o que é inbound recruiting, é necessário que o profissional queira fazer parte da empresa da mesma forma que ela deseja seu trabalho no time de colaboradores. Com essa lógica, se estabelece uma relação de admiração mútua benéfica para ambas as partes.
4 vantagens do inbound recruiting
A aplicação dessas estratégias leva a processos seletivos inovadores, mas as vantagens são ainda mais numerosas. Embora todos os benefícios estejam conectados, podemos dividi-los e destacá-los em quatro momentos, explicados nos itens abaixo.
1 – Redução de custos
Após explicar o que é inbound recruiting, podemos dizer que sua primeira vantagem é observada a partir da redução dos custos dos processos seletivos. Isso se deve a otimização do tempo gasto pelos recrutadores, o que permite que recursos sejam realocados para aspectos mais importantes.
2 – Diminuição de taxas de turnover
Por se tratar de uma estratégia efetiva para melhores “match” entre empresa e candidato, o inbound recruiting leva à diminuição das taxas de turnover. Contratações são feitas de maneira mais eficiente, o que consequentemente leva a uma retenção de talentos elevada.
3 – Melhoria da imagem da empresa perante o mercado
Uma organização que sabe o que é inbound recruiting e coloca em prática tais estratégias, acaba observando uma melhora da sua imagem. Isso se deve em parte aos outros benefícios, levando em conta o oferecimento de melhores oportunidades e a diminuição do turnover.
4 – Aumento do engajamento e da produtividade
Quando este tipo de ação é desenvolvida, o aumento desses itens são consequências naturais. Se um candidato gera um fit cultural maior, melhoram-se as chances deste profissional entregar produtividade e níveis elevados de engajamento.
5 passos para aplicar o inbound recruiting
De maneira resumida, sua aplicação em uma organização envolve diversos passos, os quais podem ser divididos da seguinte forma: atração, conversão, nutrição, contratação e manutenção. Abaixo, vamos explicar cada uma dessas etapas.
1 – Delimite o perfil do candidato ideal
O primeiro passo para a aplicação das estratégias, após entender o que é inbound recruiting, é a delimitação do perfil de candidato ideal. Para isso, é preciso que recrutadores conheçam profundamente a organização, necessidades da vaga e quais os melhores canais de contato com o público.
2 – Atraia os talentos desejados
A partir do planejamento realizado na etapa anterior, o próximo passo é atrair os talentos. Isso é feito por meio de estratégias de captação e da comunicação eficiente com profissionais do mercado de trabalho. A marca empregadora deve ser forte e reconhecida.
3 – Mantenha um bom networking
Estabelecida a relação com os profissionais do mercado de trabalho, a comunicação deve ser mantida, de modo a nutrir o processo de inbound recruiting. O bom relacionamento a longo prazo é o que garante longevidade aos variados benefícios desse tipo de estratégia.
4 – Contrate os melhores profissionais
Ao aprender o que é inbound recruiting, como é de se esperar, surge a possibilidade de contratação dos melhores profissionais do mercado como uma etapa posterior. O fechamento disto se dá por meio de entrevistas e/ou plataformas de recrutamento, as quais servem para o que chamamos de “encantamento” e garantem a efetivação.
5 – Considere a manutenção do inbound recruiting
Por fim, é necessário mencionar que a contratação do profissional não é a etapa final do inbound recruiting. Na verdade, o processo é cíclico, o que significa que a estratégia deve ser mantida e aprimorada para seleções subsequentes.
Quando as estratégias de inbound recruiting são bem-sucedidas, todos os processos do setor de RH são melhorados. A qualificação dos trabalhos, então, leva a benefícios tanto para a organização, quanto para aqueles que trabalham nela e profissionais em busca de vagas.
Inspire-se em histórias de outros recrutadores e faça novas parcerias. Baixe o aplicativo, faça seu cadastro e mergulhe nas oportunidades disponíveis aqui no Peixe 30.