O que é ATS de recrutamento e seleção? Otimize seu processo seletivo!

Mayk | setembro 25, 2023

Imagem artigo

O setor de Recursos Humanos é responsável por algumas das atividades essenciais ao sucesso de uma organização. Uma empresa que não aperfeiçoa o trabalho desenvolvido por este departamento tem poucas chances de ser bem-sucedida, independentemente da área de atuação.

 

Dentre as funções vitais cumpridas pelo RH está a seleção de novos colaboradores. Essa atividade por si só é composta por diversas outras, entre a divulgação de vagas, análise de currículos, realização de entrevistas, execução de dinâmicas de grupo etc.

 

A fim de melhorar a realização das funções do setor de RH de uma organização, algumas ferramentas podem ser usadas, como é o caso da Applicant Tracking System (ATS).

 

Não sabe o que é ATS de recrutamento e seleção? Fique tranquilo, nós explicaremos.

 

Quer atrair novos talentos para sua empresa? Te ajudamos a encontrar o candidato certo. Conheça o software de recrutamento e seleção do Peixe 30!

 

Entenda o que é ATS de recrutamento e seleção

ATS é a sigla de “Applicant Tracking System“, ou, em português, “Sistema de Rastreamento de Candidatos”. Como o nome sugere, trata-se de um software que é utilizado em todas as etapas de um recrutamento e seleção, desde a divulgação da vaga até a contratação efetiva.

 

Apesar da explicação simples, é interessante mencionar que ATS é mais do que somente uma tecnologia que facilita trabalhos, sendo um aliado ativo do setor de RH. O programa não surge para substituir as atividades dos profissionais, mas para melhorar a qualidade delas.

 

Suas tecnologias de automação e inteligência artificial diminuem o esforço repetitivo dos recrutadores, permitindo que estes se foquem em aspectos mais importantes. As funcionalidades possíveis dependem das necessidades da organização e dos processos.

 

Ao explicar o que é ATS de recrutamento e seleção é válido informar que trata-se de um software robusto com diversas funções. Por exemplo:

 

  • busca por candidatos com qualidades técnicas específicas;
  • criação de formulários;
  • elaboração de perguntas e testes e ranqueamento de currículos.

 

Todas essas funcionalidades podem e devem ser manipuladas para atender aos pré-requisitos e parâmetros de avaliação dos recrutadores. Por isso, a ferramenta não substitui profissional nenhum. Pois ela ainda precisa de um direcionamento estratégico humano sobre o que procurar.

 

Embora até este ponto tenhamos nos referido aos softwares ATS como uma única entidade, a verdade é que eles existem em múltiplas formas. Saber como escolher e integrar a melhor a ferramenta é o principal desafio das organizações que optam pela sua utilização.

 

Como utilizar ATS em processos seletivos?

Antes mesmo de analisar as características específicas de um determinado software ATS, é preciso que os profissionais do setor de RH saibam exatamente o que estão buscando.

 

Ao pesquisar sobre o que é ATS de recrutamento e seleção, o setor de RH deve estruturar um projeto, esboçando as etapas do processo seletivo que desejam utilizar na busca por talentos para uma determinada vaga. É a partir deste documento que a ferramenta atuará para ampliar as chances de sucesso.

 

Concluída esta etapa, resta fazer a utilização do programa em um processo seletivo. Naturalmente, isso pode exigir o treinamento dos profissionais do RH, os quais vão se familiarizar com o software de recrutamento, a fim de tirar o maior proveito das ferramentas disponíveis.

 

 

Quais são os benefícios de utilizar ATS em processos seletivos?

Para pesquisar o que é ATS de recrutamento e seleção, certamente você já teve alguma orientação prévia sobre o uso da tecnologia nos trabalhos do setor de RH. É válido reservar um espaço dedicado a falar sobre os benefícios da sua utilização. O impacto dessas ferramentas em um processo seletivo é inegável e tem múltiplas facetas.

 

Em primeiro lugar, o software diminui consideravelmente os gastos e recursos, tanto o tempo quanto o dinheiro. Por agilizar processos, os profissionais do RH ganham mais horas livres para lidar com tarefas importantes, o que, consequentemente, diminui os custos das atividades.

 

Existe também uma melhor gestão e controle dos processos seletivos, os quais ficam centralizados em uma única plataforma. Esta característica traz eficiência para a atividade e permite que recrutadores tenham uma comunicação mais clara e direta com os candidatos.

 

Como consequência, organizações observam a diminuição das taxas de turnover, levando em conta os critérios definidos na filtragem dos currículos. Isto também resulta em uma maior atração e retenção de talentos, dois elementos que apresentam desafios para o setor de RH.

 

Por fim, ao detalhar o que é ATS de recrutamento e seleção, existem características secundárias (ainda importantes), como a formação de um banco de currículos e a integração com redes sociais e job boards. Estes são dois dos principais lugares onde as vagas são publicadas e os candidatos entram em contato com as oportunidades disponíveis.

 

Como foi trabalhado durante o texto, ATS é uma tendência de mercado que chegou para ficar. Ao contrário de ferramentas que buscam substituir processos já enraizados, ela surge como um complemento, agilizando atividades e melhorando a qualidade dos recrutamentos.

 

Atento às necessidades do setor de RH, surgiu o Peixe 30 Recruiter. Com este software de recrutamento e seleção, você encontra os candidatos ideais rapidamente e gerencia todo o processo seletivo de maneira organizada em uma só tela. Experimente!

 

Após aprender o que é ATS de recrutamento e seleção, leia também:

Quais são os indicadores de desempenho?

Como atrair talentos para sua empresa?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Exemplo de texto para envio de currículo por e-mail. Conquiste o recrutador!

Todo processo seletivo começa com uma inscrição, a qual pode ser feita de diferentes formas....

Como se destacar no estágio? Conquiste sua efetivação!

Nos últimos meses de 2023, a taxa de desemprego reduziu no Brasil. Isso é positivo...

Como responder sobre pretensão salarial? Aprenda a calcular

No mercado de trabalho, falar sobre aspectos monetários acaba sendo um tabu. É claro que...

Que roupa usar em uma entrevista de emprego? Veja dicas de como se vestir!

É comum ter dúvidas e insegurança ao buscar a primeira oportunidade profissional ou mesmo uma...

Entrevista técnica: o que é e como conduzi-la? Veja algumas dicas!

Sempre existe mais de uma forma de realizar o mesmo trabalho. Quanto mais experiente for...

O que é entrevista semiestruturada? Aprenda quando usar este modelo!

Quando falamos a respeito das etapas em processos seletivos, existem inúmeras maneiras de conduzir cada...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]