Exemplos de indicadores de desempenho individual

Mayk | julho 05, 2022

Imagem artigo

Desde o começo das organizações, uma das maiores preocupações foi compreender e medir os resultados, para assim solucionar os problemas e continuar crescendo. Este tipo de monitoramento envolve ainda saber quais são os principais indicadores de desempenho individual, que ajudarão a formar equipes sólidas e de alta performance.

 

Existe uma frase célebre que é atribuída a Peter Drucker, considerado o pai da Administração Moderna, e a William Edwards Deming, criador da gestão de qualidade, que afirma que “o que não se pode medir, não se pode gerenciar”. Ambos reforçam a necessidade de criar parâmetros para medir o desempenho de uma empresa.

 

Além de checar a qualidade daquilo que é oferecido ao público (produtos ou serviços), o acompanhamento dos funcionários permitirá trabalhar as deficiências e potencializar as qualidades. Fora isso, é possível diagnosticar possíveis falhas na equipe e buscar uma reposição externa para melhorar a performance de toda a empresa.

 

Com o passar do tempo, esse tipo de monitoramento ganhou forma, tornando-se os tão famosos indicadores de desempenho que ajudam nos feedbacks. Mas o que eles são, qual a sua importância e quais os principais existentes? É exatamente o que você irá descobrir a seguir.

 

Você está no blog do Peixe 30. Somos uma rede social profissional em vídeo com vários conteúdos de qualidade que vão lhe ajudar a aperfeiçoar a gestão de pessoas. Cadastre-se gratuitamente e conheça nossas soluções e inspire-se com histórias contadas por outros gestores.

Entenda o que são indicadores de desempenho

Apesar de parecerem muito complexos, os indicadores de desempenho individual nada mais são do que o conjunto de métricas utilizadas para definir os padrões, ou ainda, analisar a performance das ações do trabalhador ao longo de um determinado período.

 

Assim, os indicadores de desempenho são representados por valores quantitativos e qualitativos, definidos para verificar o desempenho dos colaboradores e da empresa como um todo. Eles são muito utilizados em planejamentos e planos de ação.

 

Por meio dos indicadores, é possível verificar resultados e identificar os pontos falhos em cada área analisada, promover o aprendizado e crescimento organizacional e, claro, levando a empresa à melhoria contínua.

 

Importância dos indicadores de desempenho para as empresas

Antes de entrarmos nos principais exemplos de indicadores de desempenho individual, precisamos falar sobre a importância deles para os resultados de uma organização, principalmente quando o assunto é aumentar a performance.

 

Primeiramente, os indicadores de desempenho servem como uma bússola para direcionar a organização em direção às estratégias e resultados maiores. Assim, ao definir um parâmetro para as ações, a empresa estabelece um ponto de chegada, que pode ser alcançado ou não.

 

Porém, é importante lembrar que até mesmo um saldo negativo é um resultado, pois com ele é possível identificar onde estão os erros organizacionais. Com isso, decisões podem ser tomadas, novas contratações ou treinamentos para tornar o negócio mais competitivo.

 

Exemplos de indicadores de desempenho individual

Existem diversas possibilidades e tipos de indicadores de desempenho que podem ser aplicados nas organizações. Porém, quando falamos deste tipo de monitoramento, estamos nos referindo ao desempenho dos colaboradores e do processo produtivo em si.

 

Por isso, eles estão diretamente ligados à produção, resultados, custos e, claro, à satisfação dos clientes. Logo, saber quais são os principais exemplos de indicadores de desempenho individual que a sua organização pode estabelecer é uma informação extremamente valiosa.

Índices de produtividade

Um dos primeiros exemplos de indicadores de desempenho individual e, inclusive, um dos mais comuns, é o que mede a produtividade. Conceitualmente, ela está associada ao conceito de ser capaz de concluir as atividades solicitadas, trazendo os resultados esperados.

 

Vamos utilizar um exemplo muito comum, que é o dos vendedores. Sendo assim, como saber se um profissional é produtivo ou não? Avalie alguns detalhes como os contatos gerados, taxa média de conversão e tempo médio de fechamento de vendas.

 

Sendo assim, este indicador está diretamente relacionado com o conceito organizacional de ser produtivo. Por isso, é importante estabelecer um nível mínimo de produtividade para cada departamento, o que ajudará a alcançar as metas.

Retrabalho e falhas

Outro índice muito comum é o de retrabalhos e falhas, e este está relacionado tanto com os processos quanto com a produtividade.

 

De modo geral, o retrabalho consiste em refazer uma determinada atividade ou serviço devido à ausência de qualidade ou satisfação no processo. Este indicador de desempenho individual avalia parâmetros de qualidade, considerando se o produto foi criado e entregue de acordo com as especificações, gerando a satisfação do cliente.

 

Esse indicador pode trabalhar com percentual ou números, dependendo da preferência da organização. Se o monitoramento mostrar que o desempenho não é satisfatório, é necessário investigar a origem do problema, que pode ser falta de treinamento, máquinas que não funcionam corretamente ou processos sem clareza e com muitas fases, dentre outros.

 

Taxas de absenteísmo

Este outro exemplo de indicador de desempenho individual ajuda a monitorar a disponibilidade dos colaboradores no dia a dia. Altos níveis de absenteísmo podem indicar diversos problemas, como por exemplo, clima organizacional ruim, falta de motivação e até mesmo a insegurança.

 

Todos esses detalhes devem ser pensados e avaliados para compreender onde está a falha e poder melhorar. Por isso, é importante considerar as ausências e atrasos dos colaboradores, comparando-as com o tempo de trabalho no período avaliado.

 

Quanto maior for essa taxa, pior é o desempenho do colaborador e da organização em si, já que impacta a empresa como um todo.

 

Diante de todos esses exemplos de indicadores de desempenho individual e das explicações contidas neste artigo, você já deve ter notado a importância deles para que a sua equipe tenha alta performance. Além de monitorá-los, é necessário implementar melhorias sempre que o saldo for negativo.

 

Gostou do nosso conteúdo? Inscreva-se em nossa newsletter e baixe o app Peixe 30. Você terá acesso a várias informações que vão facilitar o seu dia.

 

O aplicativo está disponível para usuários IOS e neste link para Android.

 

Depois de ver aqui os principais exemplos de indicadores de desempenho individual, leia as nossas dicas de como motivar sua equipe e saiba como evitar o estresse no trabalho.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Dica de roteiro para vídeo currículo

O Peixe 30 surgiu com o objetivo de facilitar a interação profissional em vídeo, uma...

Como resolver conflitos entre funcionários e melhorar a produtividade?

O colaborador passa mais tempo na empresa do que em sua própria casa, já parou...

Como se destacar no trabalho e crescer profissionalmente?

Alcançar o sucesso na carreira é uma batalha contínua. Especialmente em setores saturados, a tarefa...

Quais são os indicadores de RH?

Gerenciar uma organização significa estar à frente de pessoas. Comumente chamados de colaboradores, eles são...

O que é turnover e como reduzi-lo?

Por diversas razões, a falha na reposição pode interferir na produtividade da empresa e impactar...

Quais são os nove tipos de avaliação de desempenho e como aplicá-las?

A metodologia é indispensável no desenvolvimento da gestão de pessoas   Você, profissional de Recursos...

Exemplos de estratégias empresariais bem-sucedidas

Casos de empresas pequenas que se tornaram gigantes são sempre inspiradores. Embora elas talvez não...

ASSUNTOS

TEMAS

O que é Job Hunter? Por que você precisa de um?

O que é Job Hunter Ler mais

Você sabe o que é job hunter? Eles podem te ajudar muito na sua recolocação profissional. Leia esse texto e aprenda tudo sobre eles.

Headhunter ou Recrutador

Headhunter ou recrutador Ler mais

Talvez você já tenha ouvido sobre headhunter ou recrutador. Esse profissional pode trazer muitos benefícios para a sua empresa. Leia tudo sobre eles nesse texto.

Recolocação Profissional: o que é, por que fazer e dicas para conseguir

Recolocação profissional Ler mais

Aprenda tudo sobre recolocação profissional. O que é e como conseguir a sua. Será muito importante para você!