Exemplos de indicadores de desempenho individual

Mayk | julho 05, 2022

Imagem artigo

Desde o começo das organizações, uma das maiores preocupações foi compreender e medir os resultados, para assim solucionar os problemas e continuar crescendo. Este tipo de monitoramento envolve ainda saber quais são os principais indicadores de desempenho individual, que ajudarão a formar equipes sólidas e de alta performance.

 

Existe uma frase célebre que é atribuída a Peter Drucker, considerado o pai da Administração Moderna, e a William Edwards Deming, criador da gestão de qualidade, que afirma que “o que não se pode medir, não se pode gerenciar”. Ambos reforçam a necessidade de criar parâmetros para medir o desempenho de uma empresa.

 

Além de checar a qualidade daquilo que é oferecido ao público (produtos ou serviços), o acompanhamento dos funcionários permitirá trabalhar as deficiências e potencializar as qualidades. Fora isso, é possível diagnosticar possíveis falhas na equipe e buscar uma reposição externa para melhorar a performance de toda a empresa.

 

Com o passar do tempo, esse tipo de monitoramento ganhou forma, tornando-se os tão famosos indicadores de desempenho que ajudam nos feedbacks. Mas o que eles são, qual a sua importância e quais os principais existentes? É exatamente o que você irá descobrir a seguir.

 

Você está no blog do Peixe 30. Somos uma rede social profissional em vídeo com vários conteúdos de qualidade que vão lhe ajudar a aperfeiçoar a gestão de pessoas. Cadastre-se gratuitamente e conheça nossas soluções e inspire-se com histórias contadas por outros gestores.

Entenda o que são indicadores de desempenho

Apesar de parecerem muito complexos, os indicadores de desempenho individual nada mais são do que o conjunto de métricas utilizadas para definir os padrões, ou ainda, analisar a performance das ações do trabalhador ao longo de um determinado período.

 

Assim, os indicadores de desempenho são representados por valores quantitativos e qualitativos, definidos para verificar o desempenho dos colaboradores e da empresa como um todo. Eles são muito utilizados em planejamentos e planos de ação.

 

Por meio dos indicadores, é possível verificar resultados e identificar os pontos falhos em cada área analisada, promover o aprendizado e crescimento organizacional e, claro, levando a empresa à melhoria contínua.

 

Importância dos indicadores de desempenho para as empresas

Antes de entrarmos nos principais exemplos de indicadores de desempenho individual, precisamos falar sobre a importância deles para os resultados de uma organização, principalmente quando o assunto é aumentar a performance.

 

Primeiramente, os indicadores de desempenho servem como uma bússola para direcionar a organização em direção às estratégias e resultados maiores. Assim, ao definir um parâmetro para as ações, a empresa estabelece um ponto de chegada, que pode ser alcançado ou não.

 

Porém, é importante lembrar que até mesmo um saldo negativo é um resultado, pois com ele é possível identificar onde estão os erros organizacionais. Com isso, decisões podem ser tomadas, novas contratações ou treinamentos para tornar o negócio mais competitivo.

 

Exemplos de indicadores de desempenho individual

Existem diversas possibilidades e tipos de indicadores de desempenho que podem ser aplicados nas organizações. Porém, quando falamos deste tipo de monitoramento, estamos nos referindo ao desempenho dos colaboradores e do processo produtivo em si.

 

Por isso, eles estão diretamente ligados à produção, resultados, custos e, claro, à satisfação dos clientes. Logo, saber quais são os principais exemplos de indicadores de desempenho individual que a sua organização pode estabelecer é uma informação extremamente valiosa.

Índices de produtividade

Um dos primeiros exemplos de indicadores de desempenho individual e, inclusive, um dos mais comuns, é o que mede a produtividade. Conceitualmente, ela está associada ao conceito de ser capaz de concluir as atividades solicitadas, trazendo os resultados esperados.

 

Vamos utilizar um exemplo muito comum, que é o dos vendedores. Sendo assim, como saber se um profissional é produtivo ou não? Avalie alguns detalhes como os contatos gerados, taxa média de conversão e tempo médio de fechamento de vendas.

 

Sendo assim, este indicador está diretamente relacionado com o conceito organizacional de ser produtivo. Por isso, é importante estabelecer um nível mínimo de produtividade para cada departamento, o que ajudará a alcançar as metas.

Retrabalho e falhas

Outro índice muito comum é o de retrabalhos e falhas, e este está relacionado tanto com os processos quanto com a produtividade.

 

De modo geral, o retrabalho consiste em refazer uma determinada atividade ou serviço devido à ausência de qualidade ou satisfação no processo. Este indicador de desempenho individual avalia parâmetros de qualidade, considerando se o produto foi criado e entregue de acordo com as especificações, gerando a satisfação do cliente.

 

Esse indicador pode trabalhar com percentual ou números, dependendo da preferência da organização. Se o monitoramento mostrar que o desempenho não é satisfatório, é necessário investigar a origem do problema, que pode ser falta de treinamento, máquinas que não funcionam corretamente ou processos sem clareza e com muitas fases, dentre outros.

 

Taxas de absenteísmo

Este outro exemplo de indicador de desempenho individual ajuda a monitorar a disponibilidade dos colaboradores no dia a dia. Altos níveis de absenteísmo podem indicar diversos problemas, como por exemplo, clima organizacional ruim, falta de motivação e até mesmo a insegurança.

 

Todos esses detalhes devem ser pensados e avaliados para compreender onde está a falha e poder melhorar. Por isso, é importante considerar as ausências e atrasos dos colaboradores, comparando-as com o tempo de trabalho no período avaliado.

 

Quanto maior for essa taxa, pior é o desempenho do colaborador e da organização em si, já que impacta a empresa como um todo.

 

Diante de todos esses exemplos de indicadores de desempenho individual e das explicações contidas neste artigo, você já deve ter notado a importância deles para que a sua equipe tenha alta performance. Além de monitorá-los, é necessário implementar melhorias sempre que o saldo for negativo.

 

Gostou do nosso conteúdo? Inscreva-se em nossa newsletter e baixe o app Peixe 30. Você terá acesso a várias informações que vão facilitar o seu dia.

 

O aplicativo está disponível para usuários IOS e neste link para Android.

 

Depois de ver aqui os principais exemplos de indicadores de desempenho individual, leia as nossas dicas de como motivar sua equipe e saiba como evitar o estresse no trabalho.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Exemplo de texto para envio de currículo por e-mail. Conquiste o recrutador!

Todo processo seletivo começa com uma inscrição, a qual pode ser feita de diferentes formas....

Como se destacar no estágio? Conquiste sua efetivação!

Nos últimos meses de 2023, a taxa de desemprego reduziu no Brasil. Isso é positivo...

Como responder sobre pretensão salarial? Aprenda a calcular

No mercado de trabalho, falar sobre aspectos monetários acaba sendo um tabu. É claro que...

Que roupa usar em uma entrevista de emprego? Veja dicas de como se vestir!

É comum ter dúvidas e insegurança ao buscar a primeira oportunidade profissional ou mesmo uma...

Entrevista técnica: o que é e como conduzi-la? Veja algumas dicas!

Sempre existe mais de uma forma de realizar o mesmo trabalho. Quanto mais experiente for...

O que é entrevista semiestruturada? Aprenda quando usar este modelo!

Quando falamos a respeito das etapas em processos seletivos, existem inúmeras maneiras de conduzir cada...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]