Não há dúvidas de que os colaboradores que compõem uma empresa são os responsáveis pelo seu crescimento, considerando os trabalhos executados no cotidiano. O caminho inverso também é verdade: quando as atividades não são cumpridas, as organizações sofrem os efeitos.
Entender o que é absenteísmo no RH e aprender formas de como lidar com isso é algo muito importante para melhorar esse cenário dentro de cada empresa.
Uma das razões pelas quais as atividades de um profissional podem não ser executadas de maneira adequada é pela sua ausência, algo que chamado de “absenteísmo”. O termo tem múltiplas causas e tipos, mas em todos se mantém o elemento da ausência do colaborador.
Falar sobre o absenteísmo envolve explicar o que o fenômeno é, quais são suas razões, quais as diferenças entre ele e o turnover, quais são os seus tipos e exemplos, quais são as consequências para as empresas e, por fim, como ele pode ser identificado e reduzido.
Seja bem-vindo ao blog do Peixe 30. Aqui produzimos diversos conteúdos sobre temas que impactam a vida de gestores e empresários!
Entenda o que é absenteísmo no RH
Também chamado de “absentismo”, o termo é um neologismo que se refere à ausência de um profissional no ambiente de trabalho. Aqui ainda não falamos sobre causas e exemplos, apenas o conceito: se o colaborador não se faz presente, temos o absenteísmo.
Naturalmente, ao saber o que é absenteísmo no RH, trata-se importante dizer que ele tem causas variadas, algumas facilmente explicáveis e outras um pouco mais complexas. Dentre as simples, podemos mencionar afastamentos médicos, em especial os de caráter físico. A saúde psicológica, por outro lado, merece um outro tópico.
O absenteísmo é uma realidade em qualquer organização e têm impactos consideráveis nos trabalhos cotidianos e, é claro, no crescimento da empresa. Quando observado como fenômeno coletivo, ele merece atenção, a fim de identificar as causas e tentar alinhar problemas e expectativas.
A distinção entre o absenteísmo e o “turnover” também é importante, já que ambos os termos possuem interpretações similares, mas são bem distintos. No caso do turnover, falamos não da ausência, mas do desligamento, com profissionais se demitindo com frequência elevada.
O que são índices de absenteísmo e como calculá-los?
Os indicadores são úteis para identificar o quanto o fenômeno está presente na organização. Eles são feitos a partir de uma relação básica entre o total de faltas e atrasos e a quantidade de horas ou dias trabalhados pelos colaboradores.
Vamos considerar que a sua empresa conta atualmente com 50 funcionários, sendo que estes fazem uma jornada diária de 6 horas cada e trabalham por 22 dias a cada mês. Sendo assim, temos:
- Colaboradores: 50
- Jornada: 6h dia/ 22 dias no mês
- Média de 3 faltas por colaborador no mês
- Média de 20 minutos de atrasos por colaborador
Considerando a fração de horas, os 20 minutos ficam assim: 20 ÷ 60 = 0,33 horas.
22 dias de trabalho: 22 x 24 = 528 horas
3 faltas por colaborador, em horas: 3 x 24 = 72 horas.
Ao entender o que é absenteísmo no RH, o próximo passo é aprender a calculá-lo. E depois cruzar o resultado com outros indicadores. Por exemplo, a média desse índice de absenteísmo em nosso país varia entre 5% e 10%. Como está a sua operação?
Com base nos dados acima, o cálculo para esses dados então seria (utilizaremos a medida de horas, para facilitar o cálculo):
Total de faltas e atrasos: 0,33 + 72 = 72,33
(100 x 72,33) ÷ (100 x 528) = 7233 ÷ 52800 = 0,1369 ou 13,69% de absenteísmo
Ou seja: se, após o cálculo, a empresa apresentar um índice de absenteísmo igual ou inferior a 5%, isso significa que não existe um fenômeno generalizado de ausências. Se, por outro lado, o total ultrapassar essa marca, talvez seja um sinal de que algo não esteja correndo bem.
Quais são os tipos de absenteísmo?
Ele pode ser classificado em alguns tipos, como:
- justificado;
- injustificado;
- crônico;
- voluntário;
- por desmotivação ou insatisfação;
- por razões pessoais;
- por acidente de trabalho.
A maioria dos tipos de absenteísmo não requer explicações secundárias, sendo claros pelos próprios nomes.
Para entender o que é absenteísmo no RH justificado, temos uma explicação para a falta, seja ela qual for. Por outro lado, no injustificado a ausência não é clara.
Quando a falta justificada tem aviso prévio, os impactos da falta são reduzidos, já que a empresa consegue se programar.
O absenteísmo justificado comumente é oficializado a partir de documentos, como atestados médicos e declarações, o que é importante para o RH, considerando aspectos da CLT e a remuneração do profissional. O mesmo vale para o voluntário, o qual envolve férias e folgas.
Dentre todos os tipos, aqueles que merecem maior atenção das empresas, levando em conta as possibilidades de redução das taxas, são o absenteísmo injustificado e por desmotivação ou insatisfação. Nesses casos, é preciso aplicar mudanças na estrutura da organização.
Como diminuir o absenteísmo em uma empresa?
Quando uma empresa não pode contar com os trabalhos de um colaborador, as atividades são prejudicadas. Se um orçamento é necessário para dar continuidade a um planejamento, não ter a sua conclusão atrapalha toda uma equipe, o que significa que os danos serão coletivos.
A diminuição dos índices considera suas causas e por isso é importante saber o que é absenteísmo no RH.
Começando por um profissional com o tipo crônico, a situação demanda estratégias que considerem as datas das ausências. A fisioterapia de um colaborador cadeirante, por exemplo, pode ser acomodada.
No caso do absenteísmo por insatisfação, desmotivação ou outra razão de ordem psicológica, deve-se abordar não somente o aspecto individual (com suporte profissional), mas também o coletivo. Isso envolve a valorização dos colaboradores e mudanças na cultura empresarial.
Por fim, não podemos deixar de fora a solução mais comum ao absenteísmo injustificado, que é o desligamento. Embora essa seja uma saída que pode ser aplicada quando adequada, é indispensável que a não justificativa não esteja associada com fatores de saúde psicológica.
Independentemente da abordagem que o setor de Recursos Humanos de uma organização decida dar para o absenteísmo e em seu esforço por diminuí-lo, é indispensável que o elemento humano seja sempre colocado em primeiro lugar, priorizando o crescimento coletivo, mas com saúde.
Ao aprender sobre o que é absenteísmo no RH, algumas situações podem fugir do seu conhecimento. Aqui no Peixe 30 você pode investir em networking e trocar experiências com outros gestores, o que lhe ajudará a ver outras soluções para os problemas internos.
O aplicativo está disponível para usuários IOS e neste link para Android.
Reduza os custos do seu processo de recrutamento e seleção
O Peixe 30 lançou uma ferramenta inovadora que vai ajudá-lo a encontrar os melhores talentos de uma forma fácil e ágil.
Conheça o Peixe 30 Recruiter, um sistema para Recrutamento e Seleção que faz um RaioX completo do candidato para ajudá-lo a montar um time de alto nível.
Automatize seu processo de recrutamento e construa a equipe perfeita!