Utilizadas em um contexto empresarial, as dinâmicas são brincadeiras que visam alcançar objetivos de forma lúdica. Elas são mais frequentemente usadas em processos seletivos, mas carregam igual importância quando aplicadas em colaboradores já contratados.
Se um líder estiver com dificuldades para fazer sua equipe ser produtiva, as dinâmicas podem ajudar das seguintes formas: estimulando o entrosamento entre os membros (especialmente o desenvolvimento da empatia), sendo uma alternativa para resolução de problemas, conflitos e tensões e como elemento motivacional.
Conhecer e aplicar dinâmicas para motivar a equipe é função comum no setor de Recursos Humanos. Mas elas não são brincadeiras aleatórias, devem ser elaboradas após uma avaliação interna ou mudanças na equipe, como quando entram novos membros ou em incorporações de empresas e outros momentos.
Você está no blog do Peixe 30, uma rede social profissional em vídeo que conta com diversas ferramentas para os times de RH e para gestores. Continue sua leitura e entenda melhor como usar este tipo de solução para motivar seus funcionários!
7 dicas de dinâmicas para motivar a equipe
Pegando o parágrafo anterior como gancho, dinâmicas motivacionais são brincadeiras que buscam alimentar os ânimos de um grupo de colaboradores. Por meio de atividades coletivas, sentimentos positivos são reforçados e compartilhados entre aqueles que compõem um time.
Entre os tipos de dinâmicas existentes, podemos citar aquelas de motivação pessoal, de autoestima e de integração de equipe. Embora diferentes, todas compartilham os mesmos objetivos.
Para esse texto, selecionamos as 7 melhores dinâmicas para motivar a equipe. Teste cada uma e veja qual funciona melhor para a sua necessidade!
1 – Carta para você do futuro
A dinâmica da carta para você no futuro é bastante simples. Primeiro, reúna o seu time e entregue papel e caneta. A partir daí, o responsável pela tarefa (no caso, você) pedirá que todos escrevam um texto, listando os seus objetivos profissionais naquele momento.
As cartas são recolhidas e guardadas, sem serem abertas. Passado um período pré-definido (geralmente um ano), os papéis são entregues aos colaboradores. De acordo com o que está escrito ali, podem ser propostas discussões sobre motivação, sucesso e responsabilidade.
2 – Troca de segredos
O objetivo da dinâmica da troca de segredos é incentivar a empatia e a compreensão mútua entre as pessoas. Nela, os colaboradores escrevem, em um papel, confidências profissionais que estejam confortáveis em compartilhar. A anonimidade do segredo é o foco da brincadeira.
Os papéis então são misturados e redistribuídos. Cada colaborador deverá ler o papel que pegou (que não será o seu) e tentar se colocar no lugar da pessoa que o escreveu, descrevendo suas motivações e possíveis soluções, caso o segredo seja um problema.
3 – Mãos dadas
Entre as opções de dinâmicas para motivar a equipe, existe uma que é chamada de mãos dadas. Nela, os colaboradores irão fazer um círculo. Instrua-os para que eles se lembrem de quem está do seu lado direito e do esquerdo, e então a roda é desfeita. Coloque uma cartolina no chão e oriente todos a pisar nela, sem que nenhum fique de fora.
A ideia é que os colaboradores tentem dar as mãos para as mesmas pessoas que estavam ao seu lado durante o círculo. A tarefa não será fácil, o que faz parte da dinâmica. A partir dela é possível motivar membros de uma equipe a trabalharem juntos em prol de um objetivo.
4 – Verdade ou mentira
Esta é uma brincadeira bastante popular fora dos âmbitos empresariais. Ela consiste em cada colaborador falar duas verdades e uma mentira sobre si. É indicado que os três fatos tenham a mesma correlação, dificultando assim a descoberta da mentira.
O objetivo dos outros colaboradores será identificar quais histórias são verdade e qual não é. Com essa dinâmica, a equipe aprende sobre características alheias, o que possibilitará um melhor entrosamento e motivação para se desenvolver trabalhos conjuntos.
5 – Objeto pessoal
Talvez uma das mais poderosas em unir equipes, a dinâmica do objeto pessoal requer que os colaboradores tragam um item que não tenha valor material, mas carregue grande valor sentimental. Os objetos são trocados entre todos os membros de um time.
Depois de um período de tempo pré-determinado (o qual pode ser somente uma semana), o grupo volta a se reunir e os itens são entregues aos seus donos. Com essa dinâmica para motivar a equipe e o cuidado com os objetos trocados, se estimula a confiança e a empatia entre as pessoas.
6 – Cozinhar juntos
Não existe segredo aqui, a dinâmica é exatamente o que diz em seu nome. Nela, colaboradores são reunidos com o exclusivo objetivo de cozinharem juntos. É muito importante que a data seja dedicada exclusivamente para a tarefa, sem outros trabalhos.
Qualquer pessoa que já tenha cozinhado em conjunto sabe como a tarefa envolve muito mais do que simplesmente fazer comida. Por meio da atividade, as pessoas conversam, aprendem mais umas sobre as outras e ainda terminam recompensadas com uma excelente refeição.
7 – Premiação dos melhores
Recompensar colaboradores por bons desempenhos faz parte da cultura de diversas empresas, mas esta última dica de dinâmicas para motivar a equipe cumpre um papel bem diferente. O que será premiado aqui não são resultados, mas comportamentos no ambiente de trabalho.
Ao fim de um ciclo (que pode ser de alguns meses ou um ano), os colaboradores votam em categorias como “pessoa mais gentil” ou “mais proativa”, como se fosse um Oscar. Em uma cerimônia informal de premiação, os mais votados de cada categoria recebem o título e algum prêmio simbólico.
Acima de tudo, é importante não se esquecer dos motivos para a aplicação das dinâmicas. Colaboradores não são máquinas e não devem ser tratados como tal. Brincadeiras como as listadas acima contribuem para a valorização da pessoa e para o estímulo positivo genuíno.
Em nossa rede social você encontra histórias de outros gestores para trocar experiências e descobrir novas metodologias que podem melhorar o desempenho do seu time. Crie seu cadastro gratuito e invista em seu networking.
Após ver aqui as nossas recomendações de dinâmicas para motivar a equipe, queremos convidá-lo a ler:
O que é processo de onboarding?
Como fazer avaliação de desempenho?
Quer contratar os melhores talentos e reduzir o turnover da sua empresa?
O Peixe 30 disponibilizou um sistema para Recrutamento e Seleção que faz um RaioX completo do candidato e te ajuda a encontrar os melhores profissionais.
Automatize seu processo de recrutamento e construa a equipe perfeita!