O que é remuneração estratégica? Entenda agora este conceito

Mayk | fevereiro 23, 2023

Imagem artigo

Embora boas performances no trabalho sejam esperadas, é ingênuo que gestores ignorem os motivos que levam colaboradores a entregarem melhores resultados. Todas as pessoas, incluindo líderes, trabalham para obter reconhecimento, remuneração e sucesso.

 

Pensando nisso, culturas organizacionais estão sempre em busca de estratégias para maximizar a satisfação dos colaboradores e, consequentemente, melhorar performances. Com o passar dos anos, a abordagem dessas questões se modificou tremendamente.

 

Neste artigo, vamos explicar o que é remuneração estratégica, um dos conceitos que carrega maior relevância no âmbito empresarial. Embora ele ainda sofra alguma resistência por parte de gestores mais tradicionais, os seus resultados e benefícios são indiscutíveis.

 

Entenda melhor o que é remuneração estratégica

De maneira bastante simplificada, “remuneração estratégica” é o nome dado a uma série de técnicas focadas em recompensar colaboradores que tiveram boas performances em um determinado período. A maneira como esse esquema é aplicado na prática varia bastante.

 

O conceito teve início nos anos 1990, sempre focado na recompensa de esforços despendidos. Nesse sentido, ele carrega laços estreitos com a meritocracia e deve considerar aspectos individuais, a fim de não criar um sistema injusto de reconhecimento.

 

Ao explicar o que é remuneração estratégica, é importante ressaltar que ela leva em conta as diferenças de cargos. Nesse sentido, surge como um elemento variável independente de remunerações fixadas previamente, mesmo nos casos de recompensas não-monetárias.

 

 

Quais são as vantagens da remuneração estratégica para as organizações?

O primeiro fator positivo perceptível da remuneração estratégica é a melhora das performances. Colaboradores irão se dedicar mais se souberem que os benefícios não são somente coletivos, mas individuais, baseados na atuação profissional exclusiva deles.

 

Isso, por consequência, aumenta o faturamento. Nesse sentido, os investimentos relacionados com a prática da remuneração estratégica acabam mostrando resultados. A organização precisará despender recursos, mas ela os receberá de volta a curto prazo.

 

Também não devem ser ignorados os benefícios aos colaboradores. Mesmo nos casos de recompensas não-monetárias, o bem-estar dos profissionais aumenta consideravelmente. Pensar em recompensas estratégicas, nesse caso, é considerar a melhora de todo o ambiente de trabalho.

 

Estratégias para a aplicação da remuneração estratégica

Compreendido o que é remuneração estratégica e os seus benefícios para uma empresa, surge a pergunta: como aplicar esse esquema dentro de uma organização? Para ajudá-lo, separamos três tópicos que devem ser considerados.

 

Entenda o perfil da sua equipe

É muito importante dizer que embora a aplicação de recompensas por performances seja o pilar da remuneração estratégica, profissionais valorizam coisas diferentes. Isso significa dizer que nem todos os benefícios têm a mesma aceitação, dependendo de cada equipe.

 

A fim de aplicar o melhor esquema de remuneração estratégica, é preciso que líderes conheçam suas equipes e saibam o que os motiva. Para alguns, as chances de crescimento dentro da empresa são muito mais cobiçadas do que bônus pontuais, por exemplo.

 

Faça um planejamento prévio

Processos de remuneração estratégica passam pela necessidade de investimentos. Embora seja possível ajustar recursos de diferentes maneiras, recompensar colaboradores exigirá que mudanças sejam feitas, o que envolve gastos imediatos.

 

Pensando nisso, é muito importante que existam planejamentos prévios. Isso inclui considerar o quanto a empresa pode gastar e quais são os aspectos legais envolvidos. A partir dessa reflexão, qualquer estratégia que seja colocada em prática não prejudicará a organização.

 

Defina qual o melhor tipo

Há uma grande diversidade entre as possibilidades de remuneração estratégica. As mais comuns são os bônus e comissões por performances, mas elas não são as únicas. Existem, inclusive, gratificações que não envolvem benefícios monetários, mas oportunidades.

 

Definir qual é o melhor tipo dependerá da primeira dica desse tópico, que é o conhecimento da sua equipe. Em muitos casos, processos de gamificação podem ser indicados, enquanto em outros, pode ser interessante distribuir uma parte dos lucros obtidos durante um período.

 

Existem pontos negativos na remuneração estratégica?

Apesar de todos os benefícios apresentados na explicação sobre o que é remuneração estratégica, saiba que este não é um esquema perfeito. Os pontos positivos são tangíveis, mas também é preciso considerar os impactos negativos que esse processo pode causar, especialmente a longo prazo.

 

Uma empresa que adota este modelo de remuneração terá grande dificuldade em abandoná-la. Os colaboradores estarão condicionados aos benefícios por performance, o que significa que tirá-los será (corretamente) visto como uma regressão. Esse fator não deve ser ignorado.

 

Além disso, nem todos os perfis de colaboradores se adequam à remuneração estratégica. Profissionais com dificuldade em trabalhar sob pressão, por exemplo, verão uma diminuição de suas performances diante da possibilidade de não receberem recompensas.

 

Por fim, existe o fator da competição, o que pode ser tanto positivo quanto negativo. Em um contexto de performances individuais, esse estímulo é benéfico, mas ele pode ter consequências negativas quando o que é almejado é um bom trabalho em equipe.

 

Saber como a remuneração estratégica se adequa em uma organização exige bastante pesquisa. Por envolver processos variados, é preciso que os mais diferentes departamentos trabalhem em conjunto, a fim de que essas práticas levem ao resultado esperado.

 

Gerenciar equipes de alta performance exige uma constante atualização de processos e este é um dos objetivos do Peixe 30. Em nossa rede social você encontra histórias de outros profissionais, pode trocar experiências e descobrir novas metodologias que podem potencializar seus resultados. Cadastre-se já!

 

O aplicativo está disponível para usuários IOSneste link para Android.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Exemplo de texto para envio de currículo por e-mail. Conquiste o recrutador!

Todo processo seletivo começa com uma inscrição, a qual pode ser feita de diferentes formas....

Como se destacar no estágio? Conquiste sua efetivação!

Nos últimos meses de 2023, a taxa de desemprego reduziu no Brasil. Isso é positivo...

Como responder sobre pretensão salarial? Aprenda a calcular

No mercado de trabalho, falar sobre aspectos monetários acaba sendo um tabu. É claro que...

Que roupa usar em uma entrevista de emprego? Veja dicas de como se vestir!

É comum ter dúvidas e insegurança ao buscar a primeira oportunidade profissional ou mesmo uma...

Entrevista técnica: o que é e como conduzi-la? Veja algumas dicas!

Sempre existe mais de uma forma de realizar o mesmo trabalho. Quanto mais experiente for...

O que é entrevista semiestruturada? Aprenda quando usar este modelo!

Quando falamos a respeito das etapas em processos seletivos, existem inúmeras maneiras de conduzir cada...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]