O que é inbound recruiting? Aprenda como aplicar esta tendência!

Mayk | dezembro 08, 2023

Imagem artigo

Mais do que somente oferecer oportunidades de ganhar dinheiro, as organizações devem buscar a atração de bons profissionais no mercado. Para se diferenciar, existem vários mecanismos. Pensando nisso, falaremos sobre o que é inbound recruiting e como este processo pode ajudar na captação de novos talentos.

 

De forma bem resumida, trata-se de um conceito que foi adaptado das práticas de inbound marketing. Aqui, as empresas promovem diversas ações para cativar lideranças e talentos, criando um desejo de fazer parte da instituição.

 

Neste contexto, vale ressaltar que qualquer instituição pode oferecer um salário e estabilidade financeira, mas apenas a sua empresa entrega algo que vai além destes fatores. Porém, para que estes diferenciais sejam conhecidos, é necessário que eles sejam divulgados.

 

Neste texto do Peixe 30, vamos falar sobre o que é este conceito, quais são as suas vantagens e como pode ser aplicado adequadamente. Leia até o final e tire suas dúvidas!

 

 

Entenda o que é inbound recruiting

Na área do marketing, o termo “inbound” é bastante conhecido e trabalhado. Embora o que vamos tratar aqui seja diferente, as suas raízes são as mesmas, especialmente no desejo de atrair o público para a marca por meio de conteúdos interessantes.

 

Isto é: ao invés de divulgar uma vaga e processo seletivo, o inbound recruiting prega que a empresa deve se posicionar no mercado de maneira que os profissionais desejem fazer parte dela. Naturalmente, essa estratégia requer esforços para ser aplicada com sucesso.

 

De maneira mais direta, para entender o que é inbound recruiting, é necessário que o profissional queira fazer parte da empresa da mesma forma que ela deseja seu trabalho no time de colaboradores. Com essa lógica, se estabelece uma relação de admiração mútua benéfica para ambas as partes.

 

 

4 vantagens do inbound recruiting

A aplicação dessas estratégias leva a processos seletivos inovadores, mas as vantagens são ainda mais numerosas. Embora todos os benefícios estejam conectados, podemos dividi-los e destacá-los em quatro momentos, explicados nos itens abaixo.

 

1 – Redução de custos

Após explicar o que é inbound recruiting, podemos dizer que sua primeira vantagem é observada a partir da redução dos custos dos processos seletivos. Isso se deve a otimização do tempo gasto pelos recrutadores, o que permite que recursos sejam realocados para aspectos mais importantes.

 

2 – Diminuição de taxas de turnover

Por se tratar de uma estratégia efetiva para melhores “match” entre empresa e candidato, o inbound recruiting leva à diminuição das taxas de turnover. Contratações são feitas de maneira mais eficiente, o que consequentemente leva a uma retenção de talentos elevada.

 

3 – Melhoria da imagem da empresa perante o mercado

Uma organização que sabe o que é inbound recruiting e coloca em prática tais estratégias, acaba observando uma melhora da sua imagem. Isso se deve em parte aos outros benefícios, levando em conta o oferecimento de melhores oportunidades e a diminuição do turnover.

 

4 – Aumento do engajamento e da produtividade

Quando este tipo de ação é desenvolvida, o aumento desses itens são consequências naturais. Se um candidato gera um fit cultural maior, melhoram-se as chances deste profissional entregar produtividade e níveis elevados de engajamento.

 

5 passos para aplicar o inbound recruiting

De maneira resumida, sua aplicação em uma organização envolve diversos passos, os quais podem ser divididos da seguinte forma: atração, conversão, nutrição, contratação e manutenção. Abaixo, vamos explicar cada uma dessas etapas.

 

1 – Delimite o perfil do candidato ideal

O primeiro passo para a aplicação das estratégias, após entender o que é inbound recruiting, é a delimitação do perfil de candidato ideal. Para isso, é preciso que recrutadores conheçam profundamente a organização, necessidades da vaga e quais os melhores canais de contato com o público.

 

2 – Atraia os talentos desejados

A partir do planejamento realizado na etapa anterior, o próximo passo é atrair os talentos. Isso é feito por meio de estratégias de captação e da comunicação eficiente com profissionais do mercado de trabalho. A marca empregadora deve ser forte e reconhecida.

 

3 – Mantenha um bom networking

Estabelecida a relação com os profissionais do mercado de trabalho, a comunicação deve ser mantida, de modo a nutrir o processo de inbound recruiting. O bom relacionamento a longo prazo é o que garante longevidade aos variados benefícios desse tipo de estratégia.

 

4 – Contrate os melhores profissionais

Ao aprender o que é inbound recruiting, como é de se esperar, surge a possibilidade de contratação dos melhores profissionais do mercado como uma etapa posterior. O fechamento disto se dá por meio de entrevistas e/ou plataformas de recrutamento, as quais servem para o que chamamos de “encantamento” e garantem a efetivação.

 

5 – Considere a manutenção do inbound recruiting

Por fim, é necessário mencionar que a contratação do profissional não é a etapa final do inbound recruiting. Na verdade, o processo é cíclico, o que significa que a estratégia deve ser mantida e aprimorada para seleções subsequentes.

 

Quando as estratégias de inbound recruiting são bem-sucedidas, todos os processos do setor de RH são melhorados. A qualificação dos trabalhos, então, leva a benefícios tanto para a organização, quanto para aqueles que trabalham nela e profissionais em busca de vagas.

 

Inspire-se em histórias de outros recrutadores e faça novas parcerias. Baixe o aplicativo, faça seu cadastro e mergulhe nas oportunidades disponíveis aqui no Peixe 30.

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Como fazer um recrutamento externo e atrair novos talentos? Aprenda!

Quando falamos sobre processos seletivos, existem duas principais formas de realizá-los: utilizando o capital humano...

Como fazer um recrutamento interno? Promova os melhores talentos!

Para os profissionais do setor de Recursos Humanos, processos seletivos são uma parte importante do...

Como entrevistar um candidato à vaga de emprego? Encontre novos talentos

O momento em que o recrutador se encontra pela primeira vez com um talento e...

Como fazer um vídeo de apresentação para emprego? Encante os recrutadores!

Embora os processos seletivos realizados exclusivamente pela internet já existissem há algum tempo, a pandemia...

Como responder perguntas na entrevista de emprego? Consiga a sua contratação!

Um processo seletivo consiste de múltiplas etapas, onde os recrutadores buscam informações sobre os profissionais...

Como pedir feedback de entrevista após rejeição? Veja como se beneficiar!

Ninguém gosta de ser excluído, especialmente durante um processo seletivo. O profissional que está em...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]