Como ser promovido no trabalho?

admin | setembro 09, 2020

Imagem artigo

Se você está almejando um cargo mais alto na empresa em que trabalha, esse texto é exatamente o que precisa. Leia agora uma lista com 12 dicas que vão te ensinar como ser promovido no trabalho. 

O que você encontrará nesse texto:

  • Aja como o dono
  • Peça por novas atividades
  • Saiba o que quer
  • Entenda a dinâmica da empresa
  • Use os feedbacks
  • Mostre resultados
  • Seja paciente
  • Tenha bom senso
  • Prepare-se para mudar
  • Desenvolva-se
  • Seja um líder
  • Supere o chefe

Como ser promovido no trabalho?

1-  Aja como o dono

Isso significa acordar mais cedo, ser o mais produtivo possível, otimizar recursos para que o trabalho seja mais barato e eficiente, cumprir prazos. Em suma, trate a empresa como se fosse sua e como se o seu trabalho definisse o sucesso ou fracasso do negócio. 

2- Peça por novas atividades

Busque funções que vão além das que lhe são designadas. Procure agir com a mesma dedicação que será exigida de você após ser promovido. Participe dos projetos da empresa, dê ideias e mostre que você quer ir além. 

Essa é uma ótima forma de ser promovido no trabalho.

3- Saiba o que quer

Converse com profissionais que ocupam a função que você almeja. Verifique se é realmente o que deseja e se você se alinha com as atividades pedidas. Inspire-se em algum deles e, se for o caso, peça mentorias. 

Lembre-se que qualquer função nova pode parecer impossível inicialmente, mas se teve alguém que conseguiu, você também tem chance. Por isso, converse com quem está acima e pergunte o que eles tiveram que passar e como chegaram onde estão hoje. Isso vai te ajudar a traçar seu caminho com mais segurança.    

4- Entenda a dinâmica da empresa

Essa é uma boa hora de ir ao RH e ver os fatores que levaram à promoção de outros funcionários. Procure as características que se alinham com a cultura corporativa e a organização da empresa. Foque em desenvolver essas características.

Você também pode conversar sobre seus planos de carreira diretamente com seu chefe. Dependendo da relação de vocês e da disposição dele, seu superior pode ser de grande ajuda ao dar dicas para sua promoção. 

5- Use os feedbacks

Os feedbacks são ferramentas muito eficientes para você saber onde está errando e onde consertar. Ele também te mostra o quanto seus acertos são impactantes. A partir dele você pode montar um plano de ação baseado nos seus maiores erros e maiores acertos

6- Mostre resultados

Apresentação de plano de desenvolvimento
Apresentação de plano de desenvolvimento

Você não conseguirá uma promoção dizendo que precisa de dinheiro ou que seu colega de setor ganha mais que você. Se quiser ser promovido mostre resultados. Faça um gráfico ou tabela mostrando o quanto o seu trabalho foi importante para empresa. Entregar resultados é o seu maior argumento para qualquer coisa na vida.

7- Seja paciente

Normalmente, um funcionário precisa de dois anos para se firmar em uma posição e então ter condições de almejar novos cargos. Claro que a promoção pode vir antes ou até depois disso, portanto, tenha paciência.  

8- Tenha bom senso

Você não vai conseguir uma promoção e nem mesmo um aumento se a empresa estiver passando por momentos de crise. Ainda que tenha argumentos suficientes para justificar a sua evolução, tenha sensibilidade para escolher um momento favorável para isso.

9-  Prepare-se para mudar

Entenda que evoluir significa mudar. Você terá que tomar atitudes que antes não tomava para justificar ser promovido. Aceite a mudança e lembre-se que você será recompensado por isso. Já ouviu a frase “se pretende estar em um lugar diferente, então precisa fazer diferente dos outros”? Coloque essa frase em prática. 

10- Desenvolva-se

Invista no seu desenvolvimento. Manter-se atualizado sobre o mercado e estar aprendendo novas habilidades e inflando seu currículo continuamente são características típicas de um funcionário pronto para ser promovido

É recomendável fazer uma Pós, um bacharelado, um MBA ou qualquer curso técnico ou de especialização. Se quiser conciliar trabalho com estudos, um curso a distância também é uma boa pedida.

11- Seja um líder

Desenvolver apenas a si mesmo é bom, mas realmente impressionante é ver que um funcionário pode otimizar o serviço de toda a equipe. Mostrar que se importa com seus colegas e ajudá-los são características de um bom líder e os bons líderes são promovidos

12- Supere o chefe

Otimize o trabalho do seu chefe. Se você aumentar a sua própria produtividade a ponto de tornar alguns trabalhos anteriores do seu supervisor obsoletos, ele irá enxergar o seu valor. Portanto, desenvolva uma forma de trabalho que facilite a vida do seu superior ao máximo. 

E essas são as dicas para saber como ser promovido no trabalho. Se você gostou, considere baixar o app do Peixe 30. Com ele você ganha maior visibilidade e relevância no mercado e grandes empresas poderão ver o quanto você é competente e contratá-lo. 

Claro que os donos de grandes negócios também podem usar o app para encontrar colaboradores a altura de suas demandas. Ele também facilita para que você se recoloque no mercado ou completamente a sua carreira. 

Baixe o Peixe 30! Faça parte desse oceano! 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Principais benefícios da tecnologia no RH. Otimize seus processos!

As inovações têm impactos significativos nos mais diferentes espaços. A tecnologia oferece novas formas de...

O que não falar na entrevista de emprego? Não cometa estes erros!

Após o envio do currículo, o bate papo costuma ser a segunda etapa de um...

O que colocar como experiência no currículo? Veja como se destacar!

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, todos os detalhes fazem a diferença....

O que é recrutamento misto? Conheça as vantagens deste modelo!

Processos seletivos estão entre os trabalhos mais importantes realizados por profissionais do setor de Recursos...

Pessoa outlier: o que é e como identificar? Descubra agora!

Esse termo tornou-se bastante utilizado no campo das estatísticas para definir algum evento que foge...

Como fazer um recrutamento externo e atrair novos talentos? Aprenda!

Quando falamos sobre processos seletivos, existem duas principais formas de realizá-los: utilizando o capital humano...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]