Exemplos de programas de incentivo nas empresas para motivar sua equipe. Conheça!

Mayk | setembro 18, 2023

Imagem artigo

Segundo estudo da plataforma Love Mondays, cerca de 37% dos brasileiros estão infelizes no trabalho. Os motivos para essa insatisfação são variados, mas o resultado é o mesmo em todos os casos: a performance desses profissionais fica aquém do esperado.

 

Aumentar a produtividade sem prejuízos para os colaboradores é um dos principais objetivos de qualquer empresa. Não se trata aqui de aumentar a quantidade de trabalho, mas de tornar as atividades mais eficientes, fazendo com que as tarefas realizadas tenham maior valor.

 

Embora essa ideia seja bastante direta na teoria, colocá-la em prática é outra história. Quando realizado de maneira inadequada, o gerenciamento de pessoas acaba deixando os colaboradores sobrecarregados, resultando em mais trabalhos de inferior qualidade.

 

Diante deste cenário, algumas das soluções encontradas servem para motivar as equipes. Por isso, é válido inspirar-se em exemplos de programas de incentivo nas empresas para aumentar a performance dos seus colaboradores.

 

Você está no blog do Peixe 30, uma rede social corporativa, e vamos ajudá-lo a usar esta importante ferramenta de gestão estratégica de pessoas para melhorar os resultados da sua empresa.

 

Veja também: O que é remuneração estratégica?

 

Quais são as vantagens de implementar um programa de incentivos?

Antes de adentrarmos nos exemplos de programas de incentivo nas empresas, é interessante falar um pouco sobre as inúmeras vantagens que eles oferecem.

 

Dentre os aspectos positivos estão:

 

  • aumento da motivação dos colaboradores;
  • aumento do faturamento da organização;
  • elevação da produtividade;
  • reconhecimento por tarefas bem executadas;
  • recompensa por trabalhos bem feitos;
  • atração de novos talentos;
  • diminuição da taxa de turnover;
  • monitoramento do clima organizacional;
  • promoção da imagem externa da organização;
  • redução de custos e despesas;
  • retenção dos melhores funcionários.

 

4 exemplos de programas de incentivo nas empresas

A partir da compreensão das inúmeras vantagens dos programas de incentivo, chegou a hora de falar sobre eles. Para este texto nós fizemos uma lista com os 4 principais exemplos, os quais podem ser aplicados com flexibilidade pelo setor de Recursos Humanos.

 

Oportunidades de qualificação profissional

A oferta de oportunidades para uma maior qualificação profissional é um dos modelos mais recomendados para organizações, independentemente do seu tamanho. A razão para isto é simples: recompensas dessa natureza são positivas para o colaborador e para a empresa.

 

Cursos, palestras e workshops são bons exemplos de programas de incentivo nas empresas. Todos eles fazem parte da formação e do desenvolvimento profissional de um colaborador. Enquanto o trabalhador se beneficia da obtenção de novos conhecimentos, a organização reforça a capacitação de todo o time.

 

Incentivos monetários

Quando falamos sobre programas de incentivo nas empresas, a bonificação monetária é provavelmente o primeiro exemplo pensado. E por um bom motivo: embora o reconhecimento profissional vá muito além do dinheiro, é ingênuo não pensar nele como um fator motivador.

 

Alguns exemplos de incentivos monetários são os bônus por tarefas cumpridas em um determinado prazo, participações em lucros pontuais, aumento da remuneração fixa, comissões por número de vendas e diversos prêmios físicos associados aos trabalhos.

 

Descanso remunerado

Independentemente do tipo de trabalho realizado, é fato que colaboradores bem descansados entregam melhores performances. É natural, então, que folgas remuneradas (além das obrigatórias, é claro) estejam presentes nos nossos exemplos de programas de incentivo nas empresas.

 

Esse modelo vai ao encontro de teorias dos principais estudos sobre produtividade no trabalho, os quais afirmam que performance não está ligada ao tempo em que colaboradores estão presentes no ambiente profissional, mas à qualidade do que entregam nesse período.

 

 

Novas experiências profissionais

Como mencionado antes, a capacitação profissional é uma excelente forma de incentivar colaboradores, mas o aspecto de qualificação pode ir além de novos conhecimentos. Em alguns casos, proporcionar novas experiências pode ajudar a expandir certas habilidades.

 

Viagens são bons exemplos disto. Um profissional que trabalha em uma publicação de jogos de videogame, por exemplo, pode se beneficiar em conhecer um museu dedicado aos eletrônicos. Essas e outras experiências consideram o bem-estar psicológico do colaborador.

 

Qual é a diferença entre benefícios obrigatórios e programas de incentivo?

Quando o assunto são os programas de incentivo nas empresas, é interessante falarmos também sobre benefícios obrigatórios. O motivo para isso reside no fato de que algumas organizações confundem os conceitos, entregando benefícios obrigatórios como algo extra.

 

Benefícios como adicional noturno, décimo-terceiro salário, férias remuneradas, FGTS e vale-transporte são alguns exemplos de elementos obrigatórios para profissionais contratados pelo regime CLT (sigla de Consolidação das Leis do Trabalho), de acordo com as leis brasileiras.

 

Isso significa que programas de incentivo não devem se valer destes elementos. A ideia é aumentar a produtividade com base em recompensas merecidas, ao mesmo tempo em que se fortalece a relação entre os trabalhadores e, especialmente, entre eles e a empresa.

 

Não é exagero falar que uma empresa só é bem-sucedida quando conta com colaboradores que se sentem satisfeitos e reconhecidos. A partir dessa realidade, organizações devem buscar as melhores maneiras de incentivá-los, melhorando o ambiente de trabalho.

 

Use os exemplos de programas de incentivo nas empresas apresentados neste texto para se inspirar e criar um sistema interno próprio que valorize seus colaboradores.

 

Aqui no Peixe 30, você encontra histórias de outros gestores para trocar experiências e descobrir novas metodologias que podem potencializar os resultados do seu time. Se você ainda não faz parte deste ambiente colaborativo, não perca mais tempo. Cadastre-se já!

 

 

Após conhecer os exemplos de programas de incentivo nas empresas, aprenda aqui como criar um anúncio de vaga de emprego.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Exemplo de texto para envio de currículo por e-mail. Conquiste o recrutador!

Todo processo seletivo começa com uma inscrição, a qual pode ser feita de diferentes formas....

Como se destacar no estágio? Conquiste sua efetivação!

Nos últimos meses de 2023, a taxa de desemprego reduziu no Brasil. Isso é positivo...

Como responder sobre pretensão salarial? Aprenda a calcular

No mercado de trabalho, falar sobre aspectos monetários acaba sendo um tabu. É claro que...

Que roupa usar em uma entrevista de emprego? Veja dicas de como se vestir!

É comum ter dúvidas e insegurança ao buscar a primeira oportunidade profissional ou mesmo uma...

Entrevista técnica: o que é e como conduzi-la? Veja algumas dicas!

Sempre existe mais de uma forma de realizar o mesmo trabalho. Quanto mais experiente for...

O que é entrevista semiestruturada? Aprenda quando usar este modelo!

Quando falamos a respeito das etapas em processos seletivos, existem inúmeras maneiras de conduzir cada...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]