Como motivar a equipe de vendas?

Mayk | julho 04, 2022

Imagem artigo

Se você é um gestor responsável por uma equipe que precisa atingir metas de venda, sabe como esse é um desafio e tanto. Diversos fatores (internos e externos) influenciam na performance dos profissionais e, muitas vezes, prejudicam o trabalho a ser desenvolvido.

 

Saber como motivar a equipe de vendas e inovar frequentemente, seja com folga, com comissão ou outros benefícios, é um desafio dos grandes gestores. De tempos em tempos, o “apetite” de cada trabalhador cai e é necessário encontrar novas formas de engajar os profissionais.

 

Dispensar colaboradores que fazem um bom trabalho por questões esporádicas de performance não é a melhor alternativa. Especialmente porque existem soluções simples que podem ser aplicadas, a fim de motivar os profissionais da sua equipe de vendas.

 

Aliás, você pode adotar medidas para atrair e desenvolver talentos dentro da empresa. Desta forma, terá profissionais mais engajados e alinhados à cultura organizacional.

 

Nós somos o Peixe 30, uma rede social profissional em formato de vídeo e sempre apresentamos dicas diversas para gestores, além de promover o networking e a troca de experiências. Cadastre-se gratuitamente e conheça nossas soluções!

10 dicas de como motivar a equipe de vendas

Pessoas são naturalmente diferentes e buscam coisas diversas. Isso é verdade na vida pessoal de cada um e também dentro de um ambiente de trabalho. Elementos que motivam um profissional podem não ser importantes para outro.

 

Levando isso em conta, é importante ter um arsenal diversificado ao seu dispor e conhecer muito bem o seu time. As dicas sobre como motivar a equipe de vendas a seguir cobrem uma gama variada, sempre focando no elemento humano e na força que a motivação certa pode ter dentro de um ambiente de trabalho.

Conheça a sua equipe

Você só será capaz de motivar a sua equipe de vendas se conhecê-los e souber seus pontos fracos e fortes. Como dito acima, nenhuma solução funciona para todas as pessoas, de modo que a melhor estratégia é sempre entender as necessidades e ambições de cada profissional.

 

Uma das melhores maneiras de conhecer uma equipe é ouvir seus anseios e descobrir o que eles estão buscando dentro do ambiente de trabalho.

 

Neste tema, queremos convidá-lo a conhecer o Assessment, uma ferramenta gratuita do Peixe 30. Por meio de um estudo de habilidades comportamentais, você terá mais informações para gerenciar melhor os desejos de cada integrante do seu time.

Seja um bom líder

Uma equipe só é capaz de crescer se tiver um bom líder. Exercitar uma liderança competente significa uma série de coisas, como manter um diálogo aberto e direto, assumir a responsabilidade por eventuais tropeços, dar o exemplo e mostrar-se disponível.

 

Entregue o seu melhor e você verá que as chances de os membros do seu time fazerem o mesmo irá crescer consideravelmente, sendo esta uma das formas mais efetivas de como motivar a equipe de vendas.

 

Invista em treinamento

Um colaborador com potencial e que agrega para uma equipe é valioso. Promover o desenvolvimento profissional dele é, então, investir no seu próprio negócio.

 

Sempre que possível, ofereça oportunidades de crescimento e aprimoramento para os membros da sua equipe de vendas. Seja na forma de workshops, cursos ou mesmo atividades e dinâmicas de grupo, essa atitude fará com que os colaboradores se sintam valorizados e motivados.

Forneça ferramentas adequadas

Boas ferramentas com as quais trabalhar não são apenas um detalhe. Muitas vezes, a baixa performance de uma equipe pode estar relacionada com elementos físicos e materiais que podem ser resolvidos com facilidade.

 

Mesmo que existam custos associados, eles são também um investimento para o seu negócio, o que vai motivar a sua equipe de vendas e aumentará a produtividade dela.

Experimente a liberdade no trabalho

Não é pequeno o número de estudos financeiros que dizem que o tempo que um profissional passa no trabalho não equivale à performance que ele entrega. Um colaborador motivado fará mais em 4 horas do que um desmotivado fará em 8.

 

Se você confia nos colaboradores que fazem parte da sua equipe, experimente deixar que eles flexibilizem seus horários e façam a sua própria rotina de vendas, sem uma fiscalização constante.

Ofereça feedbacks

Já explicamos a importância do feedback em um outro artigo aqui no blog de Peixe 30, sendo essa uma ferramenta extremamente relevante quando o foco é saber como motivar a equipe de vendas.

 

Um profissional só será capaz de entregar uma performance mais adequada se souber como o trabalho dele está sendo recebido. Para isso, a melhor coisa é oferecer feedbacks constantes. Com as palavras certas, é possível incentivar tanto com avaliações positivas quanto negativas.

 

Reuniões frequentes (tanto individuais quanto em equipe) podem ser uma boa alternativa.

Crie um ambiente de trabalho saudável

O local de trabalho é onde as pessoas passam uma boa parte dos dias, de modo que ele tem grande impacto em como agimos. Ninguém performa bem estando em uma situação desagradável.

 

Conseguir uma melhor performance da sua equipe de vendas passa, necessariamente, por avaliar o ambiente de trabalho e adequá-lo de maneira a priorizar o bem-estar coletivo.

 

Por isso, avalie constantemente o clima organizacional e promova mudanças, sempre que necessário.

Apresente os resultados do trabalho

Ser transparente é uma qualidade subestimada, mas uma que gera excelentes resultados quando a necessidade é aprender como motivar a equipe de vendas.

 

Sempre que possível, compartilhe os resultados obtidos com a sua equipe, deixando-os a par do que vocês conseguiram (ou não) obter. Isso os fará sentir-se mais integrados.

Incentive financeiramente

A remuneração financeira é o método mais comum utilizado por gestores para incentivar suas equipes. E isso acontece por um bom motivo.

 

Nem todo profissional tem o ganho de dinheiro como objetivo principal, mas ele não deixa de ser um poderoso incentivo. A maneira mais comum de fazer isso é trabalhar com comissões, de acordo com metas específicas que forem atingidas pela equipe de vendas.

Priorize a colaboração

Encerrando as dicas de como motivar a equipe de vendas, queremos destacar o poder da união do time. Uma competição saudável pode trazer bons resultados, mas a colaboração é uma ferramenta ainda mais forte.

 

Fazer com que os profissionais se sintam parte da empresa irá ajudá-los a trabalhar de maneira muito mais empenhada.

 

Acima de tudo, é imprescindível se lembrar de que qualquer trabalho realizado por pessoas carrega consigo elementos emocionais. A melhor estratégia para motivar a equipe de vendas, acima de tudo, é prezar por uma liderança empática e que estimule o crescimento pessoal e profissional.

 

Quer ver outros exemplos usados por gestores de todo o país? Entre para o mundo de Peixe 30. Em nossa rede, diversos profissionais divulgam suas dificuldades e realizações, promovem intercâmbio de ideias e investem em networking. Você não pode ficar de fora!

 

Aproveite ainda para baixar o app Peixe 30 e tenha acesso a várias informações que vão facilitar o seu dia. O aplicativo está disponível para usuários IOS e neste link para Android.

 

Mostramos a você várias dicas de como motivar a equipe de vendas. Veja aqui também como desenvolver a proatividade e como lidar com conflitos em seu time.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Dica de roteiro para vídeo currículo

O Peixe 30 surgiu com o objetivo de facilitar a interação profissional em vídeo, uma...

Como resolver conflitos entre funcionários e melhorar a produtividade?

O colaborador passa mais tempo na empresa do que em sua própria casa, já parou...

Como se destacar no trabalho e crescer profissionalmente?

Alcançar o sucesso na carreira é uma batalha contínua. Especialmente em setores saturados, a tarefa...

Quais são os indicadores de RH?

Gerenciar uma organização significa estar à frente de pessoas. Comumente chamados de colaboradores, eles são...

O que é turnover e como reduzi-lo?

Por diversas razões, a falha na reposição pode interferir na produtividade da empresa e impactar...

Quais são os nove tipos de avaliação de desempenho e como aplicá-las?

A metodologia é indispensável no desenvolvimento da gestão de pessoas   Você, profissional de Recursos...

Exemplos de estratégias empresariais bem-sucedidas

Casos de empresas pequenas que se tornaram gigantes são sempre inspiradores. Embora elas talvez não...

ASSUNTOS

TEMAS

O que é Job Hunter? Por que você precisa de um?

O que é Job Hunter Ler mais

Você sabe o que é job hunter? Eles podem te ajudar muito na sua recolocação profissional. Leia esse texto e aprenda tudo sobre eles.

Headhunter ou Recrutador

Headhunter ou recrutador Ler mais

Talvez você já tenha ouvido sobre headhunter ou recrutador. Esse profissional pode trazer muitos benefícios para a sua empresa. Leia tudo sobre eles nesse texto.

Recolocação Profissional: o que é, por que fazer e dicas para conseguir

Recolocação profissional Ler mais

Aprenda tudo sobre recolocação profissional. O que é e como conseguir a sua. Será muito importante para você!