Como pedir feedback de entrevista após rejeição? Veja como se beneficiar!

Mayk | fevereiro 05, 2024

Imagem artigo

Ninguém gosta de ser excluído, especialmente durante um processo seletivo. O profissional que está em busca da colocação (ou recolocação) costuma dar o seu melhor em cada etapa de um recrutamento, de modo que uma resposta negativa pode ser um banho de água fria.

 

Porém, nem tudo está perdido. Aprender como pedir feedback de entrevista após rejeição é algo que pode ajudá-lo a fazer correções e conseguir a sua aprovação no futuro.

 

Inevitavelmente, muitos já passaram ou vão enfrentar esta frustração em algum momento da vida profissional. Ser rejeitado em um processo seletivo não significa que você não seja um bom profissional, apenas que não é o “match” ideal para a vaga em questão. O otimismo precisa estar presente!

 

Mais do que isso, a rejeição após uma entrevista pode ser uma oportunidade para aprender e ajustar algumas coisinhas para processos futuros. É exatamente aí que se encaixa a importância de pedir um retorno. Porém, como fazer isso? Vamos te ensinar!

 

Qual é a importância de pedir feedbacks após rejeição em entrevista de emprego?

O principal motivo é o crescimento pessoal. A ideia não é tentar “convencer” a empresa com argumentos. A recusa deverá ser aceita com educação, servindo como aprendizado.

 

A partir dos comentários que receber, você pode aplicar novas atitudes em processos seletivos futuros, caso julgue o feedback adequado. Isso pode não o ajudar a conseguir a vaga em questão, mas será útil durante a busca de novas (e até melhores) oportunidades.

 

 

Como pedir feedback de entrevista após rejeição?

Pegando tudo o que falamos até aqui, ainda fica a dúvida principal: afinal de contas, como posso ter esse retorno da empresa? Existe o jeito “certo” ou “errado” de fazer isso? Para esclarecer essas dúvidas, selecionamos 5 dicas que você pode aplicar.

 

1 – Use os mesmos canais de comunicação

A primeira informação que você deve saber sobre como pedir feedback de entrevista após rejeição é qual o canal mais adequado para entrar em contato. De maneira geral, o e-mail costuma ser o mais frequente, levando em conta que mensagens assim chegam pelo correio eletrônico.

 

Jamais entre em contato com recrutadores por canais pessoais, como perfis no Facebook, Instagram ou mesmo LinkedIn. Caso a rejeição seja realizada por telefone ou WhatsApp da empresa, você pode aproveitar a oportunidade para pedir maiores informações no momento.

 

2 – Não demore para entrar em contato

Respondida a pergunta de “onde?”, a próxima é: “quando?”. O ideal é que você faça o contato em até 24h após a rejeição, quando a resposta vem via e-mail. Procure não responder imediatamente, tomando um tempo para refletir sobre a mensagem que irá enviar à empresa.

 

Se o contato ocorrer via telefone, você pode perguntar no mesmo momento, como mencionamos no item anterior.

 

Recrutadores estão acostumados a lidar com conversas dessa natureza nos processos, então a sua pergunta não parecerá inapropriada. Esta é uma boa forma de pedir feedback após rejeição.

 

 

3 – Lembre-se do objetivo

Como mencionamos no primeiro tópico desse texto sobre como pedir feedback de entrevista após rejeição, o objetivo principal desse contato não é argumentar ou tentar mudar a opinião do recrutador, mas utilizar as informações recebidas para crescer e entregar o melhor de si nas próximas vezes.

 

Por conta disso, é inapropriado tentar “convencer” o recrutador a mudar de ideia a respeito da rejeição. Procure deixar a porta aberta com mensagens cordiais, mas jamais implore ou aja desesperadamente. Lembre-se: existem outras oportunidades no mercado de trabalho.

 

É preciso mencionar também que nem sempre a solicitação não será respondida, o que também não é “culpa” sua. Algumas empresas simplesmente não possuem uma política de elaborar feedbacks aos candidatos, mas isso não significa que você tenha feito algo de errado.

 

4 – Seja sucinto e educado

Ao aprender sobre como pedir feedback de entrevista após rejeição, entenda que ele deve vir em uma conversa sucinta e rápida, especialmente porque, como mencionamos no item anterior, nem todas as empresas se preocupam com esse elemento. Seja educado, mas vá direto ao ponto sobre o que deseja.

 

O objetivo é manter uma postura otimista e positiva, lembrando-se que uma rejeição (ou mais) não significa que você não seja um bom profissional. Esse tipo de atitude ajuda a manter relações profissionais abertas para oportunidades futuras, o que irá beneficiá-lo.

 

 

5 – Utilize roteiros online como inspiração

Assim como ocorre durante a elaboração de um currículo, não existe nada de errado em procurar inspirações online. Não nascemos sabendo como pedir feedback de entrevista após rejeição, então é natural que busquemos referenciais na internet, em sites e blogs especializados.

 

O ideal é que você não “copie e cole” um texto dessa natureza, mas que o utilize como base para o seu próprio e-mail. Saber como estruturar a mensagem profissionalmente diminui o nervosismo diante da situação, o que eleva as chances de obter as informações que busca.

 

Lembre-se: uma rejeição após entrevista não é um atestado das suas capacidades no âmbito profissional. É imprescindível que aprenda com os erros e ajuste alguns elementos, mas, acima de tudo, mantenha uma postura disposta e confiante em suas habilidades.

 

O Peixe 30 é o seu ambiente profissional em que poderá conhecer novas pessoas, trocar experiências, fortalecer seu networking e aprimorar suas características individuais. Cadastre-se, crie seu currículo e faça já o Assessment, um teste que identifica suas principais habilidades.

 

Além de aprender como pedir feedback de entrevista após rejeição, pode ser relevante estudar melhor o seu perfil comportamentaldesenvolver a sua inteligência emocional.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Exemplo de texto para envio de currículo por e-mail. Conquiste o recrutador!

Todo processo seletivo começa com uma inscrição, a qual pode ser feita de diferentes formas....

Como se destacar no estágio? Conquiste sua efetivação!

Nos últimos meses de 2023, a taxa de desemprego reduziu no Brasil. Isso é positivo...

Como responder sobre pretensão salarial? Aprenda a calcular

No mercado de trabalho, falar sobre aspectos monetários acaba sendo um tabu. É claro que...

Que roupa usar em uma entrevista de emprego? Veja dicas de como se vestir!

É comum ter dúvidas e insegurança ao buscar a primeira oportunidade profissional ou mesmo uma...

Entrevista técnica: o que é e como conduzi-la? Veja algumas dicas!

Sempre existe mais de uma forma de realizar o mesmo trabalho. Quanto mais experiente for...

O que é entrevista semiestruturada? Aprenda quando usar este modelo!

Quando falamos a respeito das etapas em processos seletivos, existem inúmeras maneiras de conduzir cada...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]