Como se comportar em uma entrevista por vídeo?

Mayk | fevereiro 25, 2023

Imagem artigo

Utilizar a internet e ferramentas eletrônicas no contexto profissional já é uma realidade há muito tempo, mas isso se intensificou nos últimos anos. A pandemia de Covid-19 forçou o mundo a adotar meios alternativos de viver em sociedade, o que inclui o trabalho.

 

Por conta dessa nova realidade, maneiras diferentes de realizar atividades profissionais ganharam protagonismo. Este contexto inclui os processos seletivos, os quais passaram a ser feitos quase que exclusivamente de maneira digital, por meio de chamadas de vídeo.

 

Como o recrutador não está no mesmo ambiente físico do candidato, ele precisa dominar a habilidade da comunicação, sendo uma delas o aprendizado sobre como se comportar em uma entrevista por vídeo.

 

Já que somos uma plataforma de vídeos, vamos te orientar sobre os principais cuidados para conduzir o trabalho da melhor forma possível. Leia este conteúdo com atenção!

 

Veja também: Como fazer vídeo para entrevista de emprego?

 

Quais são os tipos de entrevistas por vídeo?

Existem dois tipos principais de entrevistas por vídeo: aquelas gravadas previamente e “ao vivo”. Na primeira categoria, o candidato recebe instruções do que deve colocar em seu vídeo e envia para a avaliação dos profissionais que estão realizando o processo seletivo.

 

Nesse texto, iremos focar nas entrevistas por videoconferência. Este modelo tem sido muito usado pelas empresas e você precisa dominá-lo.

 

Entenda como se comportar em uma entrevista por vídeo

Assim como nas entrevistas presenciais, vários cuidados precisam ser tomados para que o profissional de RH faça uma boa avaliação de cada candidato. É importante ter uma atenção especial com a roupa que usará, a forma como se comunicará e também com o local em que você estará. Entenda melhor abaixo!

 

Entrevista por vídeo tem os mesmos critérios

Embora uma seleção por vídeo seja diferente daquela realizada presencialmente, ela continua tendo os mesmos princípios. A mudança no meio fará com que novos fatores sejam considerados, mas a vaga e o perfil profissional requerido continuam iguais.

 

Isso significa que tudo o que você sabe sobre o recrutamento presencial ainda vale aqui! Conhecimentos adicionais, como é o caso de como se comportar em uma entrevista por vídeo, deverão ser aprimorados, mas ainda será necessário estar preparado, desenvolver um bom roteiro e saber como conduzir a conversa.

 

 

É ainda mais importante orientar os candidatos

Todas as etapas de processos seletivos contam com orientações para candidatos, incluindo as entrevistas. No caso daquelas realizadas por vídeo, as informações dadas devem ser ainda mais precisas. Além do horário da conversa, é preciso considerar também o meio.

 

Algumas entrevistas são feitas por meio de plataformas mais conhecidas, como o Google Meet e o Zoom, mas é comum que empresas utilizem seus próprios programas. Nesses casos, o candidato deverá estar devidamente orientado sobre como poderá fazer um login.

 

Não se esqueça de conferir os detalhes técnicos

Uma entrevista por vídeo que aconteça ao vivo precisa contar com um aparelho eletrônico (um smartphone, computador ou notebook, por exemplo) e com uma boa conexão de internet. Sim, depender dessas tecnologias abrem muitas chances de erros!

 

Na prática, isso significa que os detalhes a serem considerados dobram. O mais indicado é que você realize um teste prévio, a fim de conferir se todos os elementos técnicos estão funcionando de acordo. Fazendo isso, as chances de erro diminuem consideravelmente.

 

O local deve ser livre de interrupções

Ao aprender como se comportar em uma entrevista por vídeo, tenha um cuidado especial para evitar interrupções durante o trabalho. Uma entrevista presencial naturalmente conta com uma sala de reuniões ou escritório onde a conversa pode ser tranquilamente conduzida.

 

No caso daquelas feitas por vídeo, encontrar o local adequado pode ser um desafio, especialmente se você estiver em casa.

 

A entrevista deve ser feita sem interrupções externas ou ruídos, e em um ambiente com aparência profissional. Caso você não possua um escritório, escolha um ambiente mais “neutro” possível, preferencialmente de costas para uma parede sem distrações visuais.

 

A formalidade e o profissionalismo não se alteram

Uma entrevista por vídeo pode passar a impressão de informalidade, mas esse não é o caso. O quanto formal será essa conversa depende da cultura de cada empresa, mas isso não deverá ser influenciado pelo meio no qual o processo seletivo está sendo realizado.

 

Isso significa que, assim como nos pontos relacionados ao roteiro da entrevista e aos critérios a serem avaliados, o profissionalismo deve se manter. Considere os elementos da etiqueta no contexto online e leve isso em conta na sua avaliação do candidato.

 

Uma boa comunicação verbal é ainda mais necessária

Quando uma entrevista é realizada presencialmente, um recrutador é capaz de observar diferentes elementos não-verbais de um candidato. A postura física, por exemplo, pode oferecer informações valiosas. No caso dos processos seletivos online, as coisas se modificam.

 

Na prática, isso se traduz em uma maior importância dada à comunicação verbal. Você deverá não somente ficar atento para a maneira como o candidato se comunica, mas também tomar cuidado para que a sua mensagem seja passada da forma mais clara possível.

 

Imprevistos podem acontecer

Não importa o quanto você se prepare para alguma coisa, imprevistos fazem parte da vida cotidiana. Conexões previamente estáveis podem cair de uma hora para outra, interrupções emergenciais podem surgir e uma plataforma de reuniões pode ficar fora do ar.

 

Mais importante do que se precaver, é saber lidar com os imprevistos. Um recrutador bem preparado estará pronto para situações não-planejadas, seja remarcando a conversa ou tentando conduzi-la da melhor maneira possível.

 

Embora os desafios sejam específicos deste meio, aprender como se comportar em uma entrevista por vídeo pode fazer toda a diferença. Independentemente da forma na qual o processo seletivo é feito, os objetivos dele se mantêm.

 

Lidar com pessoas exige uma constante atualização de processos e este é um dos objetivos do Peixe 30. Em nossa rede social você encontra histórias de outros profissionais, pode trocar experiências e descobrir novas metodologias que podem potencializar seus resultados. Cadastre-se gratuitamente!

 

O aplicativo está disponível para usuários IOSneste link para Android.

 

Além de aprender aqui como se comportar em uma entrevista por vídeo, aproveite para entender também:

 

Quais são os desafios do metaverso no RH?

O que é processo de onboarding?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Exemplo de texto para envio de currículo por e-mail. Conquiste o recrutador!

Todo processo seletivo começa com uma inscrição, a qual pode ser feita de diferentes formas....

Como se destacar no estágio? Conquiste sua efetivação!

Nos últimos meses de 2023, a taxa de desemprego reduziu no Brasil. Isso é positivo...

Como responder sobre pretensão salarial? Aprenda a calcular

No mercado de trabalho, falar sobre aspectos monetários acaba sendo um tabu. É claro que...

Que roupa usar em uma entrevista de emprego? Veja dicas de como se vestir!

É comum ter dúvidas e insegurança ao buscar a primeira oportunidade profissional ou mesmo uma...

Entrevista técnica: o que é e como conduzi-la? Veja algumas dicas!

Sempre existe mais de uma forma de realizar o mesmo trabalho. Quanto mais experiente for...

O que é entrevista semiestruturada? Aprenda quando usar este modelo!

Quando falamos a respeito das etapas em processos seletivos, existem inúmeras maneiras de conduzir cada...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]