Como fazer um recrutamento interno? Promova os melhores talentos!

Mayk | fevereiro 09, 2024

Imagem artigo

Para os profissionais do setor de Recursos Humanos, processos seletivos são uma parte importante do cotidiano. É a partir dessas etapas que novos colaboradores são agregados a um time, algo indispensável para o crescimento do negócio.

 

Porém, existe um tipo de seleção em que as habilidades são buscadas dentro dos próprios times, colaborando para um processo de promoção de talentos. Sendo assim, saber como fazer um recrutamento interno torna-se crucial para quem trabalha na área de RH.

 

Vale a pena começar relembrando que as seleções de emprego podem ser conduzidas a partir de um recrutamento externo ou interno. Enquanto o primeiro abre a vaga para todos os profissionais do mercado, o segundo é focado naqueles colaboradores que já fazem parte da organização.

 

O recrutamento interno corta uma série de custos associados com os processos seletivos, além de demonstrar a valorização daqueles profissionais que já dedicam sua jornada de trabalho à empresa. Essa vantagem, porém, exige uma boa condução por parte dos recrutadores.

 

Quer melhorar suas habilidades? Baixe o aplicativo do Peixe 30, faça seu cadastro e mergulhe nas oportunidades disponíveis em nosso oceano. Você poderá se inspirar em histórias de outros recrutadores e fazer novas parcerias. O app está disponível para usuários IOS e neste link para Android.

 

Como fazer um recrutamento interno? Veja 7 dicas!

Considerando o número reduzido de candidatos nesse tipo de processo, pode ser desafiador encontrar o perfil ideal, mesmo que o setor de RH já conheça as qualificações de cada um. Para facilitar a tarefa, separamos sete dicas que valem ouro nesse momento.

 

1 – Conheça os principais tipos de recrutamento interno

O termo costuma ser utilizado para qualquer processo seletivo que envolve colaboradores que já fazem parte da organização. Contudo, na prática, existem diferentes possibilidades que levam à aplicação desse tipo específico de recrutamento.

 

Para saber como fazer um recrutamento interno, é possível que comece a partir de oportunidades de promoção, conversas informais, abertura de novas vagas no quadro de colaboradores, transferências e contratação permanente de profissionais que estejam em posições de estágio ou trainee. As opções são muitas!

 

2 – Tenha informações atualizadas sobre os colaboradores

Enquanto na seleção externa os candidatos chegam até os recrutadores por meio de currículos e contato direto, na interna as coisas são um pouco diferentes. A iniciativa deve partir do setor de RH, de modo que é preciso ter informações atualizadas.

 

Quais são os colaboradores que possuem formações acadêmicas ou qualificações técnicas para assumir a vaga em questão? Destes, quais têm o perfil mais adequado à posição? Quais são as chances de que este profissional ache a oportunidade atrativa ao seu crescimento?

 

 

3 – Divulgue as vagas nos canais de comunicação oficiais da empresa

Da mesma forma que os recrutamentos externos divulgam vagas em canais específicos, este cuidado também acontece na seleção interna. Apesar disso, existe uma diferença crucial: nesse segundo caso, essa divulgação está limitada a um público que já faz parte da organização.

 

Ao ler sobre como fazer um recrutamento interno, entenda que a divulgação deve ser feita nos canais oficiais de comunicação da empresa. É comum que gestores e líderes de equipe informem colaboradores e os incentivem a se inscrever para os processos seletivos.

 

4 – Convoque os melhores

Feita a divulgação e o recebimento de quais candidatos estão interessados em assumir a posição, o próximo passo é a convocação daqueles que cumprem as exigências da vaga. Essa etapa também é feita utilizando canais de comunicação oficiais da organização.

 

O que se sucede são as fases de processos seletivos já conhecidas pelos profissionais do setor de RH como entrevistas, dinâmicas e testes. Este último item, em específico, merece destaque, de modo que vamos abordá-lo mais profundamente na dica posterior.

 

5 – Aplique testes baseados em habilidades requeridas

Nesta dica de como fazer um recrutamento interno, você deve entender que as chances são altas de que os candidatos já sejam um “fit” à cultura da empresa, considerando que já trabalham ali. Isso, porém, não necessariamente significa que o perfil do colaborador seja adequado ao novo tipo de vaga.

 

Para ajudar nessa questão, devem ser aplicados testes, os quais são baseados em habilidades requeridas à execução dos trabalhos. Para essa tarefa, se incluem tanto as hard skills (habilidades técnicas) quanto as soft skills (aquelas socioemocionais).

 

6 – Ofereça feedbacks no final

Qualquer processo seletivo, independentemente da forma como é realizado, conta com candidatos aprovados e reprovados. Algumas organizações e recrutadores não tomam um tempo para informar profissionais rejeitados, o que acaba sendo negativo.

 

Especialmente no caso de querer saber como fazer um recrutamento interno eficaz, manter uma comunicação honesta com os profissionais é algo essencial. Ao final de um processo seletivo dessa natureza, recrutadores devem oferecer feedbacks, mantendo um canal de comunicação aberto.

 

7 – Saiba o tipo de profissional que está procurando

Até aqui, mencionamos diversos aspectos sobre como fazer um recrutamento interno que têm relação tangencial com essa dica específica, mas é importante reforçá-la por si só: é preciso saber o tipo de profissional que está sendo buscado. Entre suas habilidades, características e perfil.

 

Essa etapa não é capaz de ser exercida sozinha pelo RH. É preciso existir comunicação aberta entre gestores e outros profissionais responsáveis pelo recrutamento, a fim de que o planejamento e a execução sejam corretos.

 

Acima de tudo, é imprescindível que os responsáveis por um recrutamento interno não percam de vista os principais objetivos desse método de realizar um processo seletivo. Mais do que preencher uma vaga, busca-se apreciar a dedicação e os esforços dos colaboradores.

 

Quer contratar os melhores talentos e reduzir o turnover da sua empresa?

O Peixe 30 disponibilizou um software de Recrutamento e Seleção que faz um RaioX completo do candidato e te ajuda a encontrar os melhores profissionais.

 

Automatize seu processo de recrutamento e construa a equipe perfeita!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Exemplo de texto para envio de currículo por e-mail. Conquiste o recrutador!

Todo processo seletivo começa com uma inscrição, a qual pode ser feita de diferentes formas....

Como se destacar no estágio? Conquiste sua efetivação!

Nos últimos meses de 2023, a taxa de desemprego reduziu no Brasil. Isso é positivo...

Como responder sobre pretensão salarial? Aprenda a calcular

No mercado de trabalho, falar sobre aspectos monetários acaba sendo um tabu. É claro que...

Que roupa usar em uma entrevista de emprego? Veja dicas de como se vestir!

É comum ter dúvidas e insegurança ao buscar a primeira oportunidade profissional ou mesmo uma...

Entrevista técnica: o que é e como conduzi-la? Veja algumas dicas!

Sempre existe mais de uma forma de realizar o mesmo trabalho. Quanto mais experiente for...

O que é entrevista semiestruturada? Aprenda quando usar este modelo!

Quando falamos a respeito das etapas em processos seletivos, existem inúmeras maneiras de conduzir cada...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]