Quais são os desafios do metaverso no RH?

Mayk | fevereiro 21, 2023

Imagem artigo

Você, com certeza, ouviu muito falar em metaverso nos últimos tempos, principalmente pela transformação do Facebook. Agora, sabia que essa realidade tridimensional também chegou ao meio corporativo? Inclusive, ela terá forte impacto nos processos de recrutamento e gestão de funcionários dentro das empresas.

 

Diante disso, é importante entender quais são os desafios do metaverso no RH.

 

Trataremos desse conceito mais a frente, mas de modo geral, o metaverso propõe, literalmente, um universo em três dimensões. Assim, as pessoas conseguem interagir com diferentes propósitos, ao mesmo tempo.

 

Ainda que o time de Recursos Humanos tenha se adaptado à tecnologia de forma substancial, o setor deve se preparar para adequar-se a esta nova realidade. Mais do que realizar simplesmente entrevistas virtuais, o metaverso propõe desafios interessantes à gestão de pessoas.

 

O que é o metaverso?

Inicialmente, o metaverso é entendido como uma realidade paralela que consiste na criação de ambientes simulados que permitem a interação de pessoas de forma digital. A ideia é que, por essa passagem, haja uma experiência completa.

 

Embora tenha ganhado força recentemente, o metaverso não é, exatamente, novo. De fato, o conceito surgiu na década de 80, mas somente nos anos 2000 adquiriu um formato mais robusto com um jogo chamado Second Life.

 

Até que, em 2021, Mark Zuckerberg mudou o nome do Facebook para Meta Platforms. A proposta era investir milhões de dólares (muitos mesmo) para construir o metaverso. A previsão é de que tudo esteja concluído no prazo de até 15 anos, com total acessibilidade.

 

Como podemos entender o metaverso de forma mais simplificada? Trata-se do futuro da internet, com a ideia de colocar o usuário dentro da rede, e não apenas navegando nela. É como se usasse um óculos virtual: você, literalmente, entra no ambiente virtual.

 

Em outras palavras, a tecnologia cria uma realidade complementar ao mundo físico, modificando, por completo, as relações pessoais e econômicas.

 

Como o metaverso se aplica ao RH?

Lembra que, durante a pandemia, pipocaram uma série de lives de artistas e, também, eventos corporativos? Pois é, a tendência é que esse tipo de atividade fique ainda mais intensa diante do metaverso.

 

Trata-se dos eventos 4.0, entendidos como forma de socialização das pessoas. E isso vale não apenas para o entretenimento, mas também educação, cultura e organizações. Aqui, então, falamos sobre os impactos desta tecnologia no mundo corporativo, o que traz o questionamento sobre quais são os desafios do metaverso no RH.

 

Como se sabe, existe uma tendência crescente para o trabalho remoto. Isso se tornou ainda mais forte com a pandemia, quando os colaboradores precisam trabalhar home office. Só que, agora, esse conceito ficou até mais amplo e parti para anywhere office.

 

O que isso significa? Que as pessoas podem trabalhar em qualquer lugar do mundo. Deste modo, o metaverso se aplica de forma substancial porque reduz a distância entre os colaboradores e empresa. Virtualmente, será possível, por exemplo:

 

  • Agendar reuniões com a equipe;
  • Reunir-se com fornecedores e clientes.

 

E no RH, onde o metaverso se aplica? Ainda que à distância, o recursos humanos podem realiza por exemplo:

 

  • Entrevistas demissionais e de seleção;
  • Treinamentos;
  • Agendar reuniões com contadores e departamento pessoal.

 

Mais do que facilitar o dia a dia operacional, o RH poderá usar o metaverso até para avaliar como a equipe lida com as tecnologias, para verificar onde essa interação pode ser melhorada.

 

Uma das formas de fazer isso é por simulações em ambientes virtuais. Outro ponto do qual os recursos humanos podem se beneficiar do metaverso é na melhoria do clima organizacional.

 

Como as distâncias são reduzidas, mais do que avaliar a produtividade e desempenho das equipes, fica mais fácil administrar conflitos, aplicar questionários de satisfação e propor feedbacks.  Em suma, as vantagens seriam:

 

  • Otimizar a contratação de pessoas, mediante a localização de talentos;
  • Melhorar os canais de comunicação;
  • Criar ambientes mais acolhedores e assim, favorecer o clima organizacional;
  • Aumentar o engajamento dos colaboradores, até por inserir estratégias diferenciadas, a exemplo da gamificação, diversidade e inclusão.

 

Quais são os desafios do metaverso no RH?

Como nem tudo são flores, é necessário também aprofundar as explicações sobre quais são os desafios do metaverso no RH. E não se engane ao pensar que eles se limitam apenas ao campo da adaptação às novas tecnologias.

 

Tais desafios dizem muito mais sobre o comportamento das pessoas, no sentido de fazer o uso correto dessa nova realidade virtual. Sendo assim, é necessário cuidar dos aspectos que citaremos a seguir.

 

Uso excessivo

É importante que a equipe de RH cuide da saúde mental dos colaboradores, evitando que o uso da tecnologia cause fadigamento. Logo, um dos pontos fundamentais é avaliar sempre o impacto que o metaverso causa, prezando pelo equilíbrio.

 

Ética

Acredite, há casos de assédio relatados no ambiente virtual. Ou seja, quando falamos sobre quais são os desafios do metaverso no RH, a equipe precisa promover a conscientização de todo o time para evitar comportamentos criminosos entre colegas e de gestores com colaboradoras.

 

É preciso estabelecer, antes de mais nada, regras de comportamento e conduta na equipe!

 

Potencializar os trabalhadores

A tecnologia promove a inclusão e a diversidade, uma vez que facilita o acesso de pessoas com dificuldades de mobilidade, por exemplo. Ao mesmo tempo, exige atenção especial aos colaboradores com dificuldades visíveis com as tecnologias.

 

Para estes, o RH deve voltar os olhos com cuidado, a fim de acolhê-los e proporcionar treinamento adequado. O intuito não é fazer com que se sintam excluídos e tendam a perder o emprego, mas trazê-los para perto da organização.

 

Em suma, quem deseja entender quais são os desafios do metaverso no RH precisa saber que eles são muitos, ainda que menores diante dos benefícios que a tecnologia traz para a gestão de pessoas. Trata-se de uma oportunidade ímpar de desenvolver talentos e otimizar fluxos.

 

Obrigado por chegar até aqui. Você está no blog do Peixe 30, uma rede social profissional que promove debates entre empresários, parcerias e ajuda a divulgar novos empreendedores.

 

Se você ainda não faz parte deste ambiente colaborativo, não perca mais tempo. Cadastre-se já!

 

Faça o download do app Peixe 30 na Play Store

Faça o download do app Peixe 30 na App Store

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Exemplo de texto para envio de currículo por e-mail. Conquiste o recrutador!

Todo processo seletivo começa com uma inscrição, a qual pode ser feita de diferentes formas....

Como se destacar no estágio? Conquiste sua efetivação!

Nos últimos meses de 2023, a taxa de desemprego reduziu no Brasil. Isso é positivo...

Como responder sobre pretensão salarial? Aprenda a calcular

No mercado de trabalho, falar sobre aspectos monetários acaba sendo um tabu. É claro que...

Que roupa usar em uma entrevista de emprego? Veja dicas de como se vestir!

É comum ter dúvidas e insegurança ao buscar a primeira oportunidade profissional ou mesmo uma...

Entrevista técnica: o que é e como conduzi-la? Veja algumas dicas!

Sempre existe mais de uma forma de realizar o mesmo trabalho. Quanto mais experiente for...

O que é entrevista semiestruturada? Aprenda quando usar este modelo!

Quando falamos a respeito das etapas em processos seletivos, existem inúmeras maneiras de conduzir cada...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]