Qual é o tipo de currículo mais usado? Qual é o ideal? Conheça os modelos!

Mayk | janeiro 31, 2024

Imagem artigo

Embora a procura por uma oportunidade no mercado de trabalho seja uma experiência praticamente universal, cada caminhada é única. Seja por diferenças geográficas, de área de formação ou interesses particulares, todas as buscas têm características distintas.

 

Saber qual é o tipo de currículo mais usado é algo importante que pode abrir as portas ou dificultar o seu caminho, dependendo da vaga ou porte da empresa.

 

É natural que existam tipos distintos de currículos, adequados para situações específicas. Um modelo útil para um profissional da área médica, por exemplo, pode não ser o mais adequado para quem busca uma vaga em administração. E isso vale para todos!

 

Nem todos sabem que existem múltiplos modelos de currículo, os quais se diferenciam não somente em sua estética, mas nas informações colocadas e na priorização de cada dado. A fim de estar mais preparado, é interessante compreender quais são os mais usados.

 

Ao fazer seu cadastro aqui no Peixe 30, você ganhará um moderno currículo que pode ser compartilhado com diversas empresas. O documento também poderá ser impresso!

 

O aplicativo está disponível para usuários IOSneste link para Android.

 

Qual é o tipo de currículo mais usado? Veja 5 deles!

Para essa lista, separamos 5 modelos de CV. Não existe um objetivamente melhor do que outro, tudo vai depender da sua situação. De toda forma, é válido citar que há os mais populares, que costumam aparecer frequentemente nos processos seletivos.

 

1 – Currículo cronológico

Quando pensamos qual é o tipo de currículo mais usado, esse é o preferido, e aquele que a maioria das pessoas imagina ser comum. De maneira resumida, trata-se do modelo que lista as experiências profissionais e funções de acordo com a data em que elas aconteceram.

 

Embora o mais comum seja o currículo cronológico direto (da experiência mais antiga para a mais recente), alguns documentos são elaborados de maneira oposta, começando com a mais recente e seguindo até as mais antigas. Existem vantagens em ambos.

 

No geral, o modelo inverso costuma ser o mais recomendado, já que prioriza conquistas recentes (as quais costumam ser mais relevantes para a vaga que se busca). Apesar de seus benefícios, esse currículo não valoriza profissionais que estão iniciando no mercado.

 

 

2 – Currículo temático (ou funcional)

No finalzinho do item anterior sobre qual é o tipo de currículo mais usado, mencionamos que os modelos cronológicos, inversos ou diretos, não valorizam profissionais que estão começando uma carreira. Felizmente, existe uma opção voltada para aqueles cuja formação é o ponto forte: ele chama-se temático (ou funcional).

 

No currículo temático, a formação e as habilidades vêm antes. Isso não significa que as experiências serão completamente eliminadas do documento, caso as possua, apenas que virão em um momento posterior, sendo preteridas em favor de outras informações.

 

É interessante mencionar, quando falamos sobre os tipos de CV, que existe um formato híbrido, entre os modelos cronológicos e temáticos, chamado de “misto”. Como o nome sugere, ele une características dos dois, equilibrando experiências e habilidades ao mesmo tempo.

 

3 – Currículo Lattes

A primeira distinção a fazer é aquela entre “vitae” e “lattes”. O primeiro é aquele sobre o qual abordamos nos itens anteriores: trata-se de um resumo geral das qualificações e experiências do candidato e está no topo da lista quando falamos qual é o tipo de currículo mais usado.

 

O modelo lattes, por outro lado, é aquele cujas informações são detalhadas e específicas, incluindo todas as contribuições acadêmicas do profissional de maneira estruturada e de acordo com normas técnicas. Pelo formato, ele costuma ser usado em vagas específicas.

 

O modelo surgiu em 1999 e é recomendado exclusivamente para vagas em âmbitos acadêmicos e que o exigem. Para outros tipos de oportunidades do mercado, não deve ser usado, levando em conta o excesso de informações presentes.

 

Veja ainda: Como se destacar em dinâmica de grupo?

 

4 – Vídeo currículo

Como o nome sugere, esse é um documento em forma de vídeo. No geral, embora esteja em nossa lista sobre qual é o tipo de currículo mais usado, é válido mencionar que é utilizado para vagas que pedem apresentações e pode ser gravado das mais diferentes formas. Ou seja: o que muda aqui não é a ordem, mas a mídia utilizada.

 

Isso também significa que um vídeo currículo pode ser desenvolvido cronologicamente (de maneira direta ou inversa), com foco temático ou misto. As regras mencionadas antes são mantidas quando cabíveis, de acordo com as suas experiências e qualificações prévias.

 

Por se tratar de uma mudança drástica de mídia, vídeo currículos são recomendados apenas para vagas relacionadas e que contam com este tipo de recomendação. É preciso gravá-lo de maneira profissional, em local adequado e manter a duração condensada em poucos minutos.

 

Não sabe como fazer o seu? Entre na sua conta aqui no Peixe 30 e se inspire com vídeos criados por outros usuários!

 

5 – Currículo online

Fechando a lista de qual é o tipo de currículo mais usado, temos um modelo que vem se tornando cada vez mais popular. Basicamente, trata-se de um documento desenvolvido exclusivamente para o âmbito online, seja cadastrado em uma plataforma específica ou em um domínio do candidato.

 

Também chamado de “currículo web”, é muito recomendado para vagas remotas e/ou relacionadas a tecnologias. O cadastro no Peixe 30 é um exemplo, embora o modelo não esteja limitado exclusivamente aos textos e imagens.

 

Como mencionamos em um dos parágrafos iniciais, nenhum modelo de currículo é superior a outro. Antes de decidir qual o mais indicado para a sua jornada, é preciso conferir o que a vaga busca priorizar. Com atenção aos detalhes, as coisas ficam mais fáceis.

 

Criamos a nossa rede social em vídeo para que você possa construir novas relações estratégicas, enriquecer seu currículo e ser visto por empresas contratantes. Cadastre-se gratuitamente e descubra novas oportunidades!

 

 

Além de entender qual é o tipo de currículo mais usado, pode ser relevante estudar melhor o seu perfil comportamentaldesenvolver a sua inteligência emocional.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Exemplo de texto para envio de currículo por e-mail. Conquiste o recrutador!

Todo processo seletivo começa com uma inscrição, a qual pode ser feita de diferentes formas....

Como se destacar no estágio? Conquiste sua efetivação!

Nos últimos meses de 2023, a taxa de desemprego reduziu no Brasil. Isso é positivo...

Como responder sobre pretensão salarial? Aprenda a calcular

No mercado de trabalho, falar sobre aspectos monetários acaba sendo um tabu. É claro que...

Que roupa usar em uma entrevista de emprego? Veja dicas de como se vestir!

É comum ter dúvidas e insegurança ao buscar a primeira oportunidade profissional ou mesmo uma...

Entrevista técnica: o que é e como conduzi-la? Veja algumas dicas!

Sempre existe mais de uma forma de realizar o mesmo trabalho. Quanto mais experiente for...

O que é entrevista semiestruturada? Aprenda quando usar este modelo!

Quando falamos a respeito das etapas em processos seletivos, existem inúmeras maneiras de conduzir cada...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]