Como colocar experiência profissional no currículo e se destacar?

Mayk | outubro 08, 2023

Imagem artigo

A busca por oportunidades no mercado de trabalho é um fenômeno múltiplo, abrangendo desde aqueles atrás de um primeiro emprego até profissionais que buscam uma recolocação. Por isso, saber como colocar experiência profissional no currículo deve ser algo obrigatório na vida de todos que almejam por uma nova contratação.

 

Em todos os casos, a primeira impressão (e as chances de contratação) depende muito do currículo. É a partir desse documento que recrutadores terão o contato inicial com o profissional, de modo que muitas portas podem ser abertas (ou fechadas).

 

Dentre os elementos imprescindíveis desse documento está o campo das experiências profissionais. As informações desse tópico mudam de acordo com cada indivíduo, mas existem algumas dicas que podem ser seguidas por todos, a fim de valorizar o perfil do candidato.

 

Acompanhe esse artigo até o final e veja o que deve fazer para valorizar seu histórico profissional neste documento. O conteúdo foi criado pela redação do Peixe 30. Baixe o aplicativo, faça seu cadastro e encontre novas oportunidades!

 

 

Aprenda como colocar experiência profissional no currículo com essas dicas

Pensando em todo tipo de pessoa que está buscando uma vaga no mercado de trabalho, abaixo nós elaboramos uma lista com as 7 principais sugestões. Use-as para enaltecer as suas principais características e encantar os recrutadores.

 

1 – Saiba listar as informações corretamente

As experiências profissionais em um currículo costumam ser colocadas em um formato “padrão”, o qual permite que a mensagem seja transmitida de maneira mais clara. Deve-se inserir o cargo que possuía, a empresa onde trabalhava e o tempo que assumiu a posição.

 

As atribuições do cargo e conquistas obtidas devem estar no formato de “bullet points”. Além disso, as experiências devem estar em ordem cronológica inversa, com os cargos mais recentes no começo e aqueles mais antigos próximos ao final da lista.

 

 

2 – Saiba a melhor forma de escrever

De maneira similar ao item anterior, ao estudar sobre como colocar experiência profissional no currículo, você deve ter em mente que tais informações possuem um jeito específico de serem escritas. Para começar, evite usar texto corrido com blocos de texto e parágrafos. O vocabulário utilizado deve ser simples e respeitar regras gramaticais.

 

Atribuições devem ser escritas em voz ativa, sempre com verbos de ação (“fazer”, “receber”, “utilizar” etc).

 

A ideia é que o currículo fique o mais dinâmico possível, permitindo que recrutadores encontrem as principais informações com rapidez e não precisem ficar relendo. Ou seja, o seu CV não pode gerar dúvidas.

 

3 – Seja objetivo e não “enrole”

Seguindo a tendência das duas dicas anteriores de como colocar experiência profissional no currículo, é imprescindível se lembrar de que, quando falamos sobre esta área do CV, “menos” é “mais”. Ao contrário de outras atividades escritas, encher o documento de informações é um ponto negativo.

 

Foque nas informações mais importantes, listando apenas aquelas que sejam relevantes para o cargo que busca no momento. Seja objetivo e corte tudo o que considerar irrelevante, a fim de dar destaque ao que mantiver.

 

 

4 – Utilize números para diminuir a subjetividade

Ao listar o que já fez em sua carreira profissional, você pode, por exemplo, mencionar que contribuiu para o aumento das vendas enquanto esteve em uma posição de liderança. Se esse for o caso, busque uma forma de tornar essas conquistas menos subjetivas.

 

Na prática, isso significa usar dados e números, mostrando evidências e estatísticas das conquistas. Ao invés de mencionar apenas que contribuiu com o aumento das vendas, coloque o quanto fez, baseado em informações obtidas durante o exercício da função.

 

5 – Caso não possua muitas experiências remuneradas, foque em outros elementos

Uma das maiores inseguranças vem quando o profissional não possui uma carreira formal extensa. Em alguns casos, pode se tratar de estudantes em busca do primeiro emprego ou pessoas procurando recolocação no mercado.

 

Independente de qual seja o seu caso, como colocar experiência profissional no currículo quando ainda não teve nenhuma oportunidade naquela área?

 

É simples! Traga outras informações relevantes à vaga como parte das suas vivências.

 

Estágios, trabalhos freelancer, voluntários, projetos acadêmicos ou pessoais podem incluir vivências que demonstram o seu aprendizado em uma área. Use isso para valorizar o seu currículo!

 

6 – Considere cada vaga de maneira individual

Na hora de desenvolver um currículo, é comum usar o mesmo arquivo para se inscrever em diversas vagas. Embora isso não seja “errado”, é sempre recomendado escrever um CV de forma personalizada, com informações específicas para aquela determinada empresa ou oportunidade.

 

Uma excelente dica de como colocar experiência profissional no currículo é explorar alguma palavra-chave quando for se candidatar a uma vaga. Dê destaque para as vivências que carrega e são um “match” com o que a empresa está buscando.

 

Essa é, inclusive, uma excelente maneira de filtrar suas experiências e escolher quais devem ser mantidas no CV.

 

 

7 – Fique atento aos principais erros

Durante esse texto, nós listamos alguns “deslizes” que não devem ser cometidos, como utilizar uma formatação confusa, “encher linguiça”, ser subjetivo e “copiar e colar” informações em diversas vagas. Além disso, existe outro elemento que acaba sendo o mais grave de todos.

 

Encerramos nosso artigo sobre como colocar experiência profissional no currículo com um alerta. Embora existam jeitos melhores e piores de listar as mesmas informações em um CV, a única coisa que você precisa evitar é incluir as que não sejam verdadeiras. Nesses casos, a sua eliminação pode ser imediata.

 

Você está no blog do Peixe 30, a rede social profissional brasileira que mais cresce no mundo. Por meio da tecnologia, promovemos networking e facilitamos o seu desenvolvimento pessoal. Faça já o seu Assessment e conheça as suas principais habilidades.

 

Não perca mais tempo! Crie já a sua conta gratuita e entre para o nosso oceano.

 

Ao criar o seu cadastro, você também terá seu perfil destacado em nosso software de recrutamento e seleção, ferramenta usada pelas melhores empresas do Brasil. Desta forma, seu currículo terá mais visibilidade.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Exemplo de texto para envio de currículo por e-mail. Conquiste o recrutador!

Todo processo seletivo começa com uma inscrição, a qual pode ser feita de diferentes formas....

Como se destacar no estágio? Conquiste sua efetivação!

Nos últimos meses de 2023, a taxa de desemprego reduziu no Brasil. Isso é positivo...

Como responder sobre pretensão salarial? Aprenda a calcular

No mercado de trabalho, falar sobre aspectos monetários acaba sendo um tabu. É claro que...

Que roupa usar em uma entrevista de emprego? Veja dicas de como se vestir!

É comum ter dúvidas e insegurança ao buscar a primeira oportunidade profissional ou mesmo uma...

Entrevista técnica: o que é e como conduzi-la? Veja algumas dicas!

Sempre existe mais de uma forma de realizar o mesmo trabalho. Quanto mais experiente for...

O que é entrevista semiestruturada? Aprenda quando usar este modelo!

Quando falamos a respeito das etapas em processos seletivos, existem inúmeras maneiras de conduzir cada...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]