A busca por oportunidades no mercado de trabalho é um fenômeno múltiplo, abrangendo desde aqueles atrás de um primeiro emprego até profissionais que buscam uma recolocação. Por isso, saber como colocar experiência profissional no currículo deve ser algo obrigatório na vida de todos que almejam por uma nova contratação.
Em todos os casos, a primeira impressão (e as chances de contratação) depende muito do currículo. É a partir desse documento que recrutadores terão o contato inicial com o profissional, de modo que muitas portas podem ser abertas (ou fechadas).
Dentre os elementos imprescindíveis desse documento está o campo das experiências profissionais. As informações desse tópico mudam de acordo com cada indivíduo, mas existem algumas dicas que podem ser seguidas por todos, a fim de valorizar o perfil do candidato.
Acompanhe esse artigo até o final e veja o que deve fazer para valorizar seu histórico profissional neste documento. O conteúdo foi criado pela redação do Peixe 30. Baixe o aplicativo, faça seu cadastro e encontre novas oportunidades!
- Veja como fazer um bom currículo para ampliar as suas oportunidades
Aprenda como colocar experiência profissional no currículo com essas dicas
Pensando em todo tipo de pessoa que está buscando uma vaga no mercado de trabalho, abaixo nós elaboramos uma lista com as 7 principais sugestões. Use-as para enaltecer as suas principais características e encantar os recrutadores.
1 – Saiba listar as informações corretamente
As experiências profissionais em um currículo costumam ser colocadas em um formato “padrão”, o qual permite que a mensagem seja transmitida de maneira mais clara. Deve-se inserir o cargo que possuía, a empresa onde trabalhava e o tempo que assumiu a posição.
As atribuições do cargo e conquistas obtidas devem estar no formato de “bullet points”. Além disso, as experiências devem estar em ordem cronológica inversa, com os cargos mais recentes no começo e aqueles mais antigos próximos ao final da lista.
- Descubra como se destacar em dinâmica de grupo e vença seus concorrentes
2 – Saiba a melhor forma de escrever
De maneira similar ao item anterior, ao estudar sobre como colocar experiência profissional no currículo, você deve ter em mente que tais informações possuem um jeito específico de serem escritas. Para começar, evite usar texto corrido com blocos de texto e parágrafos. O vocabulário utilizado deve ser simples e respeitar regras gramaticais.
Atribuições devem ser escritas em voz ativa, sempre com verbos de ação (“fazer”, “receber”, “utilizar” etc).
A ideia é que o currículo fique o mais dinâmico possível, permitindo que recrutadores encontrem as principais informações com rapidez e não precisem ficar relendo. Ou seja, o seu CV não pode gerar dúvidas.
3 – Seja objetivo e não “enrole”
Seguindo a tendência das duas dicas anteriores de como colocar experiência profissional no currículo, é imprescindível se lembrar de que, quando falamos sobre esta área do CV, “menos” é “mais”. Ao contrário de outras atividades escritas, encher o documento de informações é um ponto negativo.
Foque nas informações mais importantes, listando apenas aquelas que sejam relevantes para o cargo que busca no momento. Seja objetivo e corte tudo o que considerar irrelevante, a fim de dar destaque ao que mantiver.
- Entenda o que é descrição no currículo e aumente suas chances
4 – Utilize números para diminuir a subjetividade
Ao listar o que já fez em sua carreira profissional, você pode, por exemplo, mencionar que contribuiu para o aumento das vendas enquanto esteve em uma posição de liderança. Se esse for o caso, busque uma forma de tornar essas conquistas menos subjetivas.
Na prática, isso significa usar dados e números, mostrando evidências e estatísticas das conquistas. Ao invés de mencionar apenas que contribuiu com o aumento das vendas, coloque o quanto fez, baseado em informações obtidas durante o exercício da função.
5 – Caso não possua muitas experiências remuneradas, foque em outros elementos
Uma das maiores inseguranças vem quando o profissional não possui uma carreira formal extensa. Em alguns casos, pode se tratar de estudantes em busca do primeiro emprego ou pessoas procurando recolocação no mercado.
Independente de qual seja o seu caso, como colocar experiência profissional no currículo quando ainda não teve nenhuma oportunidade naquela área?
É simples! Traga outras informações relevantes à vaga como parte das suas vivências.
Estágios, trabalhos freelancer, voluntários, projetos acadêmicos ou pessoais podem incluir vivências que demonstram o seu aprendizado em uma área. Use isso para valorizar o seu currículo!
6 – Considere cada vaga de maneira individual
Na hora de desenvolver um currículo, é comum usar o mesmo arquivo para se inscrever em diversas vagas. Embora isso não seja “errado”, é sempre recomendado escrever um CV de forma personalizada, com informações específicas para aquela determinada empresa ou oportunidade.
Uma excelente dica de como colocar experiência profissional no currículo é explorar alguma palavra-chave quando for se candidatar a uma vaga. Dê destaque para as vivências que carrega e são um “match” com o que a empresa está buscando.
Essa é, inclusive, uma excelente maneira de filtrar suas experiências e escolher quais devem ser mantidas no CV.
- Sua entrevista será em vídeo? Veja aqui o que falar em sua apresentação
7 – Fique atento aos principais erros
Durante esse texto, nós listamos alguns “deslizes” que não devem ser cometidos, como utilizar uma formatação confusa, “encher linguiça”, ser subjetivo e “copiar e colar” informações em diversas vagas. Além disso, existe outro elemento que acaba sendo o mais grave de todos.
Encerramos nosso artigo sobre como colocar experiência profissional no currículo com um alerta. Embora existam jeitos melhores e piores de listar as mesmas informações em um CV, a única coisa que você precisa evitar é incluir as que não sejam verdadeiras. Nesses casos, a sua eliminação pode ser imediata.
Você está no blog do Peixe 30, a rede social profissional brasileira que mais cresce no mundo. Por meio da tecnologia, promovemos networking e facilitamos o seu desenvolvimento pessoal. Faça já o seu Assessment e conheça as suas principais habilidades.
Não perca mais tempo! Crie já a sua conta gratuita e entre para o nosso oceano.
Ao criar o seu cadastro, você também terá seu perfil destacado em nosso software de recrutamento e seleção, ferramenta usada pelas melhores empresas do Brasil. Desta forma, seu currículo terá mais visibilidade.