
Uma das partes mais estressantes de um processo seletivo é a entrevista. Mesmo profissionais altamente qualificados e com experiência podem sentir dificuldade em algumas questões, levando em conta a pressão natural dessa situação.
O que responder quando perguntam: “por que devo te contratar?” Esta é uma dúvida comum e a resposta pode ajudá-lo ou atrapalhá-lo em um recrutamento. Por causa disso, vamos abordar o tema neste artigo!
As coisas ficam ainda mais difíceis quando o candidato tem pouca (ou nenhuma) experiência profissional e está dando os primeiros passos no mercado de trabalho. Algumas questões podem parecer impossíveis, como se existisse uma resposta secreta que desconhecemos.
Na verdade, tudo pode ser muito mais simples do que aparenta em um primeiro momento! Mesmo esta pergunta desafiadora não é um bicho de sete cabeças. Abaixo, vamos ajudá-lo para encantar o recrutador durante uma entrevista de emprego.
Aqui no Peixe 30, a sua rede social profissional, apresentamos diversas orientações, como são os casos das perguntas feitas em entrevistas e as dicas de como ser promovido.
Crie seu perfil agora, faça seu teste comportamental e conheça suas principais habilidades. O aplicativo está disponível para usuários IOS e neste link para Android.
Veja o que responder quando perguntam: “por que devo te contratar?”
Embora seja uma pergunta curta e relativamente direta, você pode abordá-la a partir de múltiplos ângulos. Alguns fatores dependem do espaço para o qual está se inscrevendo, mas os conhecimentos teóricos e práticos sobre entrevistas de emprego são úteis para todos.
1 – Estude sobre a empresa
A melhor maneira de relacionar suas competências e qualidades com uma empresa é a partir do conhecimento sobre ela. Uma organização com grande foco no futuro, por exemplo, pede candidatos que valorizem a inovação e pensem fora da caixinha na busca por soluções.
A ideia, na hora de saber o que responder quando perguntam “por que devo te contratar”, é adequar as características e qualidades da organização com as suas próprias, buscando um “fit” cultural.
A resposta deve ser honesta, considerando suas qualidades técnicas e interpessoais, mas de maneira que se conecte com as necessidades da empresa.
2 – Tenha um nível elevado de autoconhecimento
Um bom profissional conhece suas qualidades e fraquezas. Isso não significa que você deve destacar o que não faz bem, mas que pode usar esse conhecimento para aprimorar qualidades. Desta forma, sempre estará preparado para responder quando perguntam “por que devo te contratar”.
O autoconhecimento também ajuda com o item anterior, durante o “match” entre empresa e candidato. Isso pede que dedique um tempo explorando o que já fez, o que pretende fazer no futuro e como tudo isso se encaixa no pacote que o compõe como profissional.
3 – Destaque seus principais pontos fortes
Saber o que responder quando perguntam “por que devo te contratar” é uma oportunidade excelente para destacar os seus pontos fortes, de acordo com o autoconhecimento e informações sobre a empresa.
Se a organização valoriza a proatividade, essa é uma qualidade que deve possuir e destacar. Apesar disso, é interessante que evite algumas características como ser perfeccionista. O momento deve ser utilizado para mencionar o que o diferencia de outros candidatos, explorando o que agrega para a equipe.
4 – Seja sucinto, mas não monossilábico
Existe um equilíbrio nem sempre óbvio quando o assunto é o tamanho ou a duração da resposta. Você deve tomar cuidado para não estender a fala mais do que o necessário, mas também evitar responder de maneira muito breve ou ríspida.
Organize as informações com clareza e as exponha de maneira interessante, buscando atrair a atenção do recrutador. O ideal é que a resposta dure algumas sentenças e que deixe espaço para a conversa continuar. Ao fim dela, podem surgir outras perguntas e assuntos.
5 – Pratique a resposta previamente
Assim como qualquer outra etapa de um processo seletivo, a entrevista pode ser praticada antes. Na maioria dos casos, é impossível saber quais serão as perguntas colocadas, mas algumas das mais comuns valem um treinamento, seja sozinho ou com um companheiro.
Dentre essas questões está saber o que responder quando perguntam “por que devo te contratar”. Se achar necessário, escreva em um papel, mas não decore.
O lembrete por escrito deve ser usado somente durante o treinamento a fim de que assimile a fala e possa executá-la naturalmente durante o processo.
6 – Seja confiante, mas não arrogante
Assim como a questão sobre o tempo da resposta, existe um equilíbrio a ser exercido com relação à sua atitude. O ponto perfeito é aquele onde demonstra confiança, mas não age de maneira arrogante. É preciso acreditar em si mesmo, porém sem se achar “acima” de outros.
Esse balanço pode não ser fácil de assimilar, de modo que vale a pena pedir a opinião de pessoas em quem confia, especialmente aquelas que conheçam processos seletivos ou a empresa em questão. Com um pouco de prática, você saberá o que responder quando perguntam “por que devo te contratar” e tudo sairá de forma mais natural.
Aliado a tudo isso, tenha em mente que respostas “prontas” agem em detrimento às suas chances, então evite utilizá-las na prática. Considere as nossas dicas e tenha em mente os exemplos, mas execute somente aquilo que fizer sentido para a sua realidade e para a vaga.
Apesar de todas as dicas anteriores serem úteis, é preciso reforçar que não existe uma maneira única e exclusiva de responder a esta questão. Desde que a resposta seja genuína e preocupada com a boa condução dos trabalhos, você se dará bem!
Gostou do nosso conteúdo? Inscreva-se em nossa newsletter e baixe o app Peixe 30. Você terá acesso a várias informações que vão facilitar o seu dia.