A comunicação e o trabalho remotos existem praticamente desde a invenção da internet. Contudo, mesmo mais de meio século depois, a implementação do serviço remoto ainda ganha resistência.
Desde a pandemia de Covid-19, com a aceleração da digitalização de diversos negócios, muitas atividades foram transferidas para o ambiente virtual. Por isso, torna-se importante falarmos o que é entrevista remota.
Para os profissionais que buscam colocação ou recolocação no mercado de trabalho, estar por dentro dessas tendências faz grande diferença. Mesmo antes da contratação, durante os processos seletivos, atividades remotas são incluídas e merecem a atenção dos candidatos.
A entrevista remota é a etapa mais comum de todas, e consiste exatamente do que o nome indica: um encontro virtual com o recrutador, realizado pela internet. Há variações e elementos a serem considerados, de modo que vamos esmiuçar algumas particularidades desse modelo.
Você conhece todas as suas habilidades, inclusive as comportamentais? Faça seu cadastro e preencha seu perfil aqui no Peixe 30 e tenha acesso ao Assessment, um estudo completo e gratuito que apresenta suas principais competências, baseadas na metodologia DISC.
Entenda o que é entrevista remota
Ela é realizada por vídeo, através de plataformas de reunião online, como o Zoom ou o Google Meets. No geral, um link é enviado previamente ao candidato, com um horário específico para que ele o acesse. A conversa pode ser com um ou mais recrutadores.
A entrevista remota pode ser realizada de um computador de mesa com webcam, laptop ou smartphone, desde que o equipamento possua uma conexão estável com a internet e uma câmera com microfone. E as diferenças perante as presenciais são basicamente apenas essas.
O conteúdo é exatamente o mesmo do tipo presencial, sobre suas experiências profissionais, formação acadêmica, habilidades, expectativas, ambições… De maneira similar, sua postura deve ser igualmente profissional, com a mesma seriedade e atenção da entrevista ao vivo.
Como me preparar para uma entrevista remota?
Logo de cara, é interessante que você compreenda o que é entrevista remota e que ela não se distingue de uma presencial em relação ao conteúdo: toda a preparação necessária no outro modelo se encaixa por aqui. Dito isso, há pontos que merecem atenção.
1 – Escolha um local sem distrações visuais
O primeiro elemento que você deve considerar é onde realizará a conversa. Escritórios são muito recomendados, mas esse tipo de cômodo não faz parte da realidade da maioria dos brasileiros, então você pode improvisar em outros espaços.
Prefira locais sem distrações visuais, como uma parede uniforme. Não há problema em fazer a entrevista remota do próprio quarto, desde que a cama, guarda-roupa ou outros objetos não fiquem visíveis. O objetivo é que você seja o protagonista dessa conversa, não o cômodo onde está.
2 – Priorize momentos silenciosos
Durante uma entrevista presencial, normalmente o candidato conversa com o recrutador em um espaço silencioso, sem interrupções sonoras. O mesmo vale para as remotas: é indispensável que você escolha um espaço onde não vá ser interrompido por sons externos.
Caso não possua um local assim em sua casa, pode ser interessante visitar um espaço mais adequado, como um parque, biblioteca, casa de um amigo ou um café pouco movimentado. Tanto você quanto o recrutador devem ser capazes de ouvir claramente o que o outro fala.
3 – Vista-se de maneira adequada
Ao entender o que é entrevista remota, lembre-se que a câmera normalmente é posicionada de maneira que sejam exibidos o seu rosto e a parte superior do tronco. Isso significa que você deverá se vestir adequadamente, ao menos da cintura para cima. Caso vá se levantar, também pense nisso!
Quanto às roupas, não há segredo: vista-se da mesma maneira que faria em uma entrevista presencial. Para vagas em ambientes formais, terno e gravata; para outras oportunidades, camisa ou camiseta sem estampas. Maquiagem, barba e cabelo também merecem atenção.
4 – Cheque se está tudo “ok” com as tecnologias
Não é incomum que, ao iniciar uma chamada de vídeo, você perceba que a câmera está falhando, o microfone está mudo ou a internet está instável. Antes e durante, esse tipo de situação pode atrapalhar a sua capacidade de se expressar e garantir uma vaga.
Ao entender o que é entrevista remota, antes do horário, cheque se está tudo certo com seus dispositivos, periféricos e com a conexão na internet. Problemas técnicos ainda podem ocorrer durante a entrevista, mas testes dessa natureza eliminam praticamente todos os tropeços comuns nos espaços virtuais.
5 – Prefira se expressar sem anotações
É impossível esconder anotações durante uma entrevista presencial, mas no modelo remoto isso é muito mais fácil, o que pode ser tentador. Não há nada de errado em ter alguns pontos anotados discretamente para não se perder, mas o melhor é se expressar casualmente.
Assim como no caso dos testes de caráter técnico, vale treinar o que vai dizer antes para que esteja “craque”. Fique preparado para as perguntas mais comuns e tente não se preocupar com os elementos que fogem do seu controle imediato.
Aliado a entender o que é entrevista remota, é interessante também considerar outras etapas dos processos seletivos que podem ser realizados remotamente, como dinâmicas e testes. Naturalmente, detalhes de como tudo correrá serão informados previamente pelos responsáveis em cada etapa do recrutamento.
Não deixe que o meio menos convencional o impeça de apresentar a sua melhor performance em busca da contratação. No fim das contas, suas habilidades, formação e experiência ainda mantêm o mesmo peso, de modo que tudo o que você precisa fazer é entregar o seu melhor.
E então, agora que entendeu o que é entrevista remota, veja dicas de como se comportar.
Seja bem-vindo ao blog do Peixe 30, somos uma plataforma com diversas ferramentas que conecta profissionais e empresas. Baixe o app e seja descoberto por recrutadores.
O aplicativo está disponível para usuários IOS e Android.