Um processo seletivo consiste de múltiplas etapas, onde os recrutadores buscam informações sobre os profissionais e a sua atuação, a fim de ver se existe um “match” entre a empresa e o futuro colaborador. Por conter fases eliminatórias, muitos candidatos não sabem como responder perguntas na entrevista de emprego e se destacar.
Quando falamos sobre essa etapa do processo seletivo, precisamos destacar que cada empresa fará abordagens de acordo com a sua realidade e cargo, o que amplia a necessidade de conhecer bem a vaga que você deseja concorrer. Embora algumas questões estejam sempre presentes, na prática, cada recrutador busca coisas distintas.
Da mesma forma, isso significa que não existe um jeito “certo” ou “errado” de se portar durante a entrevista, desde que você aja de maneira educada e sincera. Tudo isso é muito simples na teoria, mas não nos impede de ficarmos nervosos durante os processos seletivos, certo?
Para ajudá-lo, reunimos uma série de informações para que você consiga se preparar melhor para a próxima entrevista e, finalmente, conseguir a sua contratação. Seja bem-vindo ao blog do Peixe 30, somos uma rede social profissional em vídeo. Baixe o app, conclua seu cadastro e tenha acesso a um estudo sobre o seu perfil comportamental.
7 dicas sobre como responder perguntas na entrevista de emprego
O fato dessa etapa ser distinta entre as empresas, não quer dizer que você não pode aplicar algumas dicas para sair na frente e aumentar as chances de ser aprovado. Abaixo, selecionamos algumas das atitudes mais importantes para este momento. Confira!
1 – Prepare-se para a entrevista
Essa dica de como responder perguntas na entrevista de emprego é extremamente recomendada, mesmo que você já tenha experiências prévias com essa etapa de processos seletivos. Cada empresa possui características próprias, então o desafio de agora não será o mesmo de antes.
Uma das melhores maneiras de fazer isso é realizando pesquisas sobre a organização, visando estar preparado caso surjam perguntas relacionadas aos seus objetivos na empresa. Você não precisa memorizar tudo, desde que se lembre das principais informações.
2 – Jamais fale mal de trabalhos anteriores
Essa é uma dica muito importante sobre como responder perguntas na entrevista de emprego. Não é incomum que profissionais tenham experiências negativas no local de trabalho, muitas vezes causadas por gestores ou políticas da empresa. Isso, porém, não deve ser algo que você traz à tona nesse momento. É preciso manter o profissionalismo.
Caso seja perguntado a respeito de suas experiências profissionais prévias, limite-se a falar sobre as funções que exercia, projetos importantes com os quais contribuiu e outros dados relevantes à questão. Aspectos que fujam ao trabalho devem ficar de fora da entrevista.
3 – Prefira ser sucinto, mas não monossilábico
Em uma entrevista, deve existir um equilíbrio desafiador entre não falar pouco e muito. Isto é: você deve ser sucinto nas informações, evitando ao máximo “enrolar” a conversa. Ao mesmo tempo, é necessário cuidar para não ser monossilábico nas respostas.
Um item importante que você deve saber sobre como responder perguntas na entrevista de emprego: destaque sua trajetória de maneira resumida e discorra sobre objetivos e metas para o futuro. É possível elaborar as falas a partir de perguntas subsequentes dos recrutadores, então espere até que surjam momentos adequados para trazer informações relevantes.
4 – Mantenha a postura profissional
Tão importante quanto saber como responder as perguntas é compreender “a forma” de falar com o recrutador.
Isto é: você pode ter as melhores respostas na cabeça, mas se expressá-las de maneira inadequada, isso de nada adiantará. É necessário manter a educação e a cordialidade durante a conversa.
Evite o uso de gírias, piadas ou qualquer comentário que fuja ao profissionalismo. Não expresse preconceitos e não interrompa o recrutador durante as perguntas. A maneira como você se comporta durante a entrevista é tão importante quanto o que tem a dizer.
5 – Seja honesto
Essa dica sobre como responder perguntas na entrevista de emprego extrapola esse momento, sendo necessária para todas as etapas de um processo seletivo. Desde a elaboração do currículo até uma possível contratação, você deve prezar pela honestidade, não mentindo sobre experiências, formações ou habilidades.
Isso é importante mesmo para mentiras impossíveis de serem verificadas, considerando a relação de confiança mútua que busca estabelecer com a empresa. Seja você mesmo e aproveite a oportunidade para destacar o seu potencial e o que fez profissionalmente até aqui.
6 – Faça perguntas
O assunto “entrevista de emprego” sempre vem carregado de expectativas, sendo uma delas a de que estará exclusivamente na posição de alguém que responde perguntas, o que não necessariamente é o caso. Além disso, você também pode questionar o recrutador.
Isso geralmente é feito próximo do final da entrevista, quando o recrutador menciona se existe algo que deseja perguntar. Ter questões preparadas pode ser uma boa maneira de demonstrar interesse pela oportunidade e pela empresa na qual busca a vaga.
7 – Considere a postura corporal
Pegando carona no item anterior, é válido mencionarmos que, ao pesquisar como responder perguntas na entrevista de emprego, esse não deve ser o único elemento que merece atenção. A sua postura corporal é outro ponto que diz muito a respeito de como se comporta no trabalho.
Não se preocupe se estiver um pouco nervoso, os recrutadores estão acostumados a lidar com esse tipo de situação. O mais importante é que mantenha uma postura corporal adequada, evitando colocar as mãos nos bolsos ou sentar-se de maneira inapropriada.
Acima de qualquer outra coisa, é imprescindível que mantenha a postura profissional e encare eventuais tropeços como parte da jornada. O resultado positivo é o que buscamos, mas mesmo as rejeições podem nos ensinar lições valiosas para o futuro no trabalho.
E então, agora que já sabe como responder perguntas na entrevista de emprego, está preparado para garantir a vaga dos seus sonhos?