Como trabalhar Home Office

admin | setembro 09, 2020

Imagem artigo

Com a vinda da pandemia de 2020 o termo “home office” se popularizou, apesar dele já ser uma tendência entre as empresas há muito tempo. Nesse texto, você vai entender mais profundamente o que é home office e receber algumas dicas de como tornar o seu trabalho em casa confortável e produtivo. 

O que você encontrará nesse texto:

  • O que é Home Office?
  • Home Office: Vantagens X Desvantagens
  • 9 dicas para ser produtivo no Home Office

O que é Home Office?

Apesar de home office significar “escritório em casa”, o termo é um pouco mais amplo. Escritório, na verdade se refere a trabalho, então home office seria o trabalho profissional realizado de casa. Contudo, o conceito é ainda mais abrangente. Home office é simplesmente qualquer trabalho remoto (realizado à distância e fora da empresa)

As empresas passaram a incentivar os trabalhadores a trabalharem como home officers. O motivo é que além de reduzir os custos com infraestrutura, transporte e alimentação, também perceberam uma melhora, tanto no padrão de vida do colaborador quanto na sua produtividade

O Home office pode ser: 

  • Teletrabalho: Feito por funcionários de uma empresa.  
  • Empresário home based: Feito pelo empresário que abre uma empresa sediada em sua casa.
  • Freelancer ou autônomo: Feito por profissionais liberais que trabalham de casa. 

Home Office coworking

Esse é um tipo peculiar de home office em que você pode alugar algum espaço que tenha para montar um escritório compartilhado e que ofereça internet de qualidade. 

No coworking vários funcionários sem vínculos se juntam nesse escritório compartilhado para trabalhar de home office para suas respectivas empresas. 

Os donos dos escritórios podem cobrar aluguel por hora, dia ou mês. 

Modalidades de Home Office

O Home Office tem principalmente duas modalidades:

  • Home Office integral: Não é necessário comparecer ao escritório ou sede da empresa mesmo que eventualmente. 
  • Home Office Parcial: A empresa oferece a opção de trabalhar tanto em casa, como no escritório da própria empresa. 

Home Office: Vantagens X Desvantagens

Vantagens

  • Maior flexibilidade de tempo 
  • Melhor qualidade de vida para o home officer
  • Alimentação caseira 
  • Ganho de tempo 
  • Maior equilíbrio entre trabalho e vida pessoal
  • Menor desgaste 
  • Menos estresse
  • Maior economia
  • Aumento da produtividade
  • Retenção de talentos
  • Maior autonomia.

Desvantagens

  • Sentimento de solidão
  • Rotina difícil de ser estabelecida
  • Excesso de distrações
  • Trocas de experiências quase nula
  • Possíveis problemas com o equipamento não terão suporte imediato
  • Falta de horários fixos.

9 dicas para ser produtivo no Home Office

Home Office
Home Office

1- Preocupe-se com o ambiente

Procure na sua casa um ambiente propício para as realizações das suas atividades. Certifique-se que o local seja livre de distrações como animais de estimação ou familiares. Ele também precisa ser o mais isolado acusticamente possível. Ruídos e barulhos podem atrapalhar seu desempenho. 

A iluminação também é importante. Se você trabalha durante o dia talvez isso não seja um problema, mas a partir da tarde já precisará de luz artificial. Tenha certeza de que consegue enxergar perfeitamente todas as suas ferramentas e posicione-se de forma que nada fique coberto por sombras. 

2- Invista em uma internet de qualidade

O Home Office só existe por causa da internet, então é claro que uma rede fraca e lenta vai te prejudicar quando for realizar suas funções. Recomendamos que instale uma rede em sua casa, superior a 15MB. Isso deve ser o bastante para que possa fazer download e upload do que precisar. Mas se puder pagar uma superior a essa, será melhor ainda. 

3- Planeje seu dia

Seu dia será muito mais produtivo se você planejá-lo. Faça uma relação entre as tarefas mais importantes, menos importantes e obrigatórias. Inclua imprevistos nos seus planos. E lembre-se de limitar todas essas tarefas ao seu tempo de trabalho. Cuidado ao sacrificar seus intervalos ou insistir no trabalho depois do expediente. 

4- Crie uma rotina e se mantenha organizado 

Mantenha-se fixo no horário de trabalho e horário de descanso. Além disso, deixe suas planilhas e documentos em geral bem guardados e organizados. Essas práticas evitam problemas e melhoram seu rendimento. Ainda há algumas ferramentas online que o ajudam a gerenciar seu tempo. Elas são bem úteis. 

5- Faça intervalos

É recomendável que a cada uma ou duas horas de trabalho seja feita uma pausa de 5 a 15 minutos para que se mantenha a produtividade. Nesse tempo, se alongue, caminhe pela casa, faça um café ou olhe suas mensagens. Apenas tome cuidado para não procrastinar. 

6- Certifique-se de ter tudo que precisa

Se você não consegue trabalhar sem o notebook da empresa ou precisa dos arquivos que estão nele, não hexite em copiá-los para o seu computador ou levar o aparelho junto com você. Certifique-se de não esquecer nada no escritório e de ter ao seu alcance tudo o que precisa.  

7- Cuidado com as informações

Lembre-se que home office ainda é trabalho. Se a empresa compartilhou com os funcionários informações sigilosas e você estava nessa lista, mantenha o segredo

8- Use as roupas certas

Mais uma vez, trabalho é trabalho não importa onde esteja. Portanto, vista-se para tal. Não é inteligente ir para o home office com o pijama de domingo. Não precisa colocar suas melhores roupas, mas use os trajes do dia-a-dia normal. Além disso, nunca se sabe quando o chefe fará uma reunião online. Você não vai querer ser pego de surpresa. 

9- Verifique se o home office é uma boa opção

E por fim, estude se o home office realmente se encaixa com o seu perfil. Talvez você não seja o tipo de trabalhador que goste de passar muito tempo sozinho. Ou então, precise ser cobrado constantemente ou tenha problemas para se concentrar. 

Nesse caso, seria melhor optar por uma vaga presencial. Assim, antes de começar no home office, pergunte-se honestamente se ele é para você. 

Esperamos que tenha gostado do nosso artigo sobre como trabalhar Home Office. Lembre-se de baixar o app do Peixe 30. Com ele você irá ganhar maior visibilidade no mercado e será contratado mais facilmente. Se tiver seu próprio negócio, o aplicativo vai facilitar para que encontre colaboradores de qualidade. Baixe agora!

Faça parte desse oceano!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Principais benefícios da tecnologia no RH. Otimize seus processos!

As inovações têm impactos significativos nos mais diferentes espaços. A tecnologia oferece novas formas de...

O que não falar na entrevista de emprego? Não cometa estes erros!

Após o envio do currículo, o bate papo costuma ser a segunda etapa de um...

O que colocar como experiência no currículo? Veja como se destacar!

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, todos os detalhes fazem a diferença....

O que é recrutamento misto? Conheça as vantagens deste modelo!

Processos seletivos estão entre os trabalhos mais importantes realizados por profissionais do setor de Recursos...

Pessoa outlier: o que é e como identificar? Descubra agora!

Esse termo tornou-se bastante utilizado no campo das estatísticas para definir algum evento que foge...

Como fazer um recrutamento externo e atrair novos talentos? Aprenda!

Quando falamos sobre processos seletivos, existem duas principais formas de realizá-los: utilizando o capital humano...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]