Como contratar um líder

Como contratar um líder?

Empresas que sabem como contratar um líder estão um passo à frente dos seus concorrentes. Baseado nisso, esse texto irá te ajudar a entender o que faz um bom líder, por que você deveria se preocupar em encontrar um para sua empresa e o que avaliar quando for contratá-lo. 

O que você encontrará nesse texto:

  • Como contratar um líder?
  • O que faz um líder?
  • Por que contratar um líder é importante?

Como contratar um líder?

Líder e liderado
Líder e liderado

Já está convencido sobre contratar um líder? Pois bem, agora você só precisa saber o que observar quando for selecioná-lo.  

Visão de negócios

O comportamento do consumidor está sempre mudando, portanto, o seus candidatos a líder precisam ter habilidade para enxergar o mercado e prever as próximas tendências. Quando for testá-los, peça para eles elaborarem um plano de negócios para o futuro

Comunicação

Um líder precisa explicar de forma clara e direta para seus funcionários tanto as tarefas diárias quando o objetivo final dessas tarefas. Ele deve saber se comunicar por todos os meios possíveis. Também precisa ter habilidade para interagir com clientes, superiores e membros da própria equipe.  

Quando você for contratar um líder procure essa característica nele enquanto estiver fazendo essa entrevista.

Influência

A principal habilidade de um líder deve ser a sua capacidade de influenciar pessoas. Isso é mais do que falar bem. Tem a ver com projetar confiança e reivindicar autoridade. É difícil perceber isso em uma entrevista, então cheque as redes sociais dos seus candidatos. Veja como eles se portam e como seus seguidores reagem. Isso pode lhe dar um norte.   

Tomar decisões

Os líderes não tomam decisões apenas para si, mas por toda uma equipe. Essas decisões vão desde as mais triviais até as que têm mais impacto dentro da dinâmica da empresa. Por isso, ao fazer a entrevista, pergunte sobre um momento que seus candidatos tiveram que tomar uma decisão rápida e avalie o resultado.  

Visão analítica

Não adianta gerir bem a equipe se o líder não tem como analisar se o método usado está dando retorno. Um bom líder analisa os resultados do trabalho através dos indicadores usados pelo mercado. Para identificar isso no profissional, peça para ele listar as ferramentas que usa para medir os resultados do seu trabalho

Foco em resultados

Para complementar a visão analítica, o líder deve, a partir dos resultados obtidos, traçar uma rota para o resultado almejado. O líder deve mover a equipe concentrando-se no objetivo final. Para encontrar funcionários assim peça a eles para falarem sobre seus resultados em seu último cargo de liderança.  

Adaptação

O mercado está sempre mudando e aqueles que sobressaem são os que conseguem acompanhar essas mudanças. Por isso, um líder precisa treinar sua equipe para estar pronta para mudanças radicais e repentinas, além de enxergar quando essas mudanças vão acontecer. 

Coloque seu candidato em uma situação de mudança completa de negócios. Examine como ele reage.  

O que faz um líder?

Antes de contratar um líder, é necessário entender o que é um líder. Ele é alguém que está à frente do que está sendo feito. Ele tem responsabilidade sobre a sua equipe e deve inspirá-la e orientá-la para que faça o melhor trabalho. Veja algumas das principais características de um líder. 

Reconhece seus limites

Um bom líder sabe que seus liderados são pessoas com vidas próprias. Ele deve reconhecer os limites e não invadir a privacidade de cada um. 

Oferece feedback

Um líder precisa garantir que a engrenagem irá continuar girando como deve. Para isso, ele deve reunir seus subordinados para oferecer-lhes um feedback dos resultados dos seus trabalhos. Incentivar o que está funcionando e alterar o que está fora do eixo.  

Reconhece méritos

Reconhecer quando seus liderados fazem um bom trabalho e parabenizá-los por isso é uma grande característica de um líder. Receber essas palavras positivas eleva a moral do profissional e o motiva a fazer cada vez mais e melhor.  

Toma decisões

Verdadeiros bons líderes são aqueles que sabem tomar decisões e propor ideias novas para aumentar a produtividade. Eles também são reconhecidos por manter a calma em momentos de tensão em que uma decisão precisa ser tomada de forma imediata.

Estimula a equipe e sabe pedir ajuda

Líderes são seres humanos e nem sempre eles terão todas as respostas. Aceitar isso também é parte de reconhecer limites, porém, os próprios limites. Por isso, um líder deve ser honesto com a sua equipe. 

Quando não souber o que fazer deve pedir ajuda, motivando dessa forma uma inteligência coletiva, que o ajudará a tomar uma decisão ou achar uma saída melhor.

É um exemplo

Um líder que não respeita horários, trata mal as pessoa e não é responsável não pode exigir isso de nenhum de seus funcionários. Logo, o líder deve ser o primeiro a apresentar todas essas características na prática. Ele precisa ser um exemplo para a própria equipe. 

Está sempre atualizado

Um bom líder está sempre estudando o desenvolvimento da sua área. Saber quais as novas tecnologias e dinâmicas que estão sendo implementadas para a melhora da produção é essencial para manter a empresa competitiva.  

Assume responsabilidades

Assumir responsabilidades como líder, profissional e como pessoa é imprescindível para qualquer cargo de liderança. O líder deve dissolver os obstáculos à frente da sua equipe e garantir que ela evolua rápido e facilmente

É atuante

O líder não é escolhido simplesmente porque gera mais lucro ou sabe dar ordens, mas sim porque tem espírito de liderança e sabe inspirar as pessoas do seu setor. Um líder deve ser atuante porque são as suas atitudes que irão motivar os liderados a produzir mais e melhor

Por que contratar um líder é importante?

Desenvolver ou contratar um líder é indispensável para um negócio crescer de forma saudável. Um líder cria um ambiente propício para o desenvolvimento profissional e, quando isso acontece, os demais trabalhadores se entregam com maior afinco à organização.  

As grandes empresas estão apostando cada vez mais no desenvolvimento de líderes para que consigam criar esse ambiente favorável ao desenvolvimento. Você precisa avaliar dentre os seus funcionários quais são apaixonados pelo trabalho e refletem bem os ideias da empresa

Para haver prosperidade no local de trabalho, é preciso criar um ambiente favorável para que líderes sejam desenvolvidos. São eles que levarão a cultura do empreendedorismo até os colaboradores. Além disso, o que pode levar um funcionário a se demitir é o fato de que o líder de seu setor é ruim, e não por culpa da empresa em si. 

Os líderes mantém bons funcionários na empresa, organiza e ensina sua equipe, mantém a alta performance e motiva os trabalhadores. Uma empresa que não investe em líderes de qualidade está fadada ao fracasso. 

Também é recomendado promover colaboradores a cargos de liderança, pois quem já está na empresa já sabe como as coisas funcionam. Dessa forma se economiza dinheiro com processos seletivos e tempo de treinamento para um novo funcionário. Além disso, ela sustenta a organização interna, retém talentos e torna a empresa mais atraente.

Contudo, é indispensável que ocorra o treinamento do profissional que for assumir o cargo de liderança. Para que a promoção seja bem sucedida, o profissional deve ser capacitado, afinal, antes ele era avaliado pelo seu desempenho individual. Agora, passará a ser avaliado também pelo desempenho de sua equipe.

Por isso, esteja atento para escolher e treinar os funcionários certos. Ao promover o funcionário errado ou no momento errado, você pode perder um ótimo trabalhador técnico. Além disso, ficará com um setor mau-liderado e ineficiente.  

Principais benefícios em desenvolver líderes

  • Retenção de talentos
  • Mais oportunidade de crescimento para os colaboradores
  • Equipes atingindo melhores resultados
  • Estímulo ao time para assumir desafios
  • Melhor comunicação, organização e motivação
  • Diminuição da rotatividade

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas para contratar um líder. Você pode encontrar bons funcionários e bons líderes para a sua empresa baixando o app do Peixe 30

Com ele você vai ganhar mais visibilidade para ser contratado por grandes empresas, ou poderá encontrar colaboradores para o seu próprio negócio. Se recoloque no mercado e complemente sua carreira. 

Faça parte desse oceano! 

  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *