Como se tornar um headhunter e impulsionar sua carreira na área de Recursos Humanos?

Mayk | fevereiro 26, 2023

Imagem artigo

O headhunter, termo conhecido pelo RH, atua literalmente como um caçador de talentos alinhado ao perfil da empresa. Sem dúvidas, trata-se de um passo a mais na carreira, razão pela qual vale muito saber como se tornar um especialista em recrutamento.

 

Na tradução literal do inglês, headhunter significa “caçador de cabeças”. Ok, o termo é inicialmente estranho, mas na prática, este profissional tem como objetivo encontrar a pessoa certa para determinado cargo.

 

Tal procura se dá, não apenas pela análise de currículo e resultados do processo seletivo, mas pela avaliação comportamental. Por vezes, ele pode até buscar profissionais já empregados em outra empresa, ao perceber que um determinado talento é importante para a sua organização.

 

Você chegou até este texto por causa da sua curiosidade sobre como se tornar um headhunter e nós vamos ajudá-los. Reunimos abaixo uma série de informações para te guiar neste direcionamento em sua carreira. Boa leitura!

 

Entenda a diferença entre headhunter e recrutador

Aparentemente, o headhunter nada mais é do que um recrutador, certo? Errado! Primeiro, porque o primeiro não recebe currículos para uma vaga em aberto, mas busca os talentos adequados para a empresa. Assim, as principais diferenças entre eles são:

 

  • Normalmente, o headhunter é um profissional externo, que atua sob contrato, para buscar os melhores candidatos;
  • Quando este profissional recebe a vaga, busca os talentos que conhece e fornece uma lista com os possíveis nomes;
  • O headhunter não contrata;
  • O recrutador normalmente recruta os talentos por meio de um processo estruturado;
  • A partir daí, anuncia vagas, recebe os currículos, seleciona aqueles que mais se encaixam, entrevista e contrata.

 

O headhunter é contratado para vagas de alto nível, muitas até confidenciais. Seu escopo, como já mencionamos, pode incluir pessoas que já estejam empregadas, desde que atendam aos requisitos da função.

 

Atualmente, há uma tendência de especialização desse trabalho, ou seja, atuação em áreas mais específicas. Deste modo, consegue constituir uma rede de contatos altamente habilitada para atender às demandas do mercado.

 

Descubra aqui como se tornar um headhunter

Sem dúvidas, o primeiro passo para se tornar um headhunter é constituir um excelente networking. Afinal, você deve fornecer uma lista com nomes para uma vaga estratégica, de alto nível. Como a busca envolve pessoas empregadas ou não, é necessário ter bons contatos.

 

É fundamental que a pessoa tenha experiência executiva, ainda que não seja obrigatório ter alguma formação em RH. A seguir, veja outras dicas de como se tornar um headhunter.

 

Tenha conhecimento

Em primeiro lugar, é preciso que o headhunter tenha conhecimento amplo sobre a área em que atua. A empresa que o contrata, certamente buscará por:

 

  • Valores;
  • Cultura organizacional;
  • Posicionamento de mercado;
  • Organograma;
  • Planos de carreira;
  • Necessidades.

 

A partir de tais informações, o profissional irá ao mercado buscar alguém que tenha tais atribuições, identificando aquele que mais se encaixa na demanda.

 

Saber elaborar o perfil desejado

Ao se informar sobre como se tornar um headhunter, saiba que este profissional precisa ter um profundo conhecimento a respeito de habilidades técnicas e comportamentais. É por meio deste conteúdo que ele irá avaliar os talentos disponíveis e as respectivas compatibilidades com a empresa contratante.

 

Para iniciar o seu trabalho, ele deve ter os detalhes sobre o cargo, as atribuições e os conhecimentos demandados.

 

Com os dados em mãos, ele montará um perfil, definindo a escolaridade, habilidades (humanas e técnicas), experiência profissional, idiomas, entre outros atributos.

 

Para traçar esse perfil, é importante que o faça junto à empresa contratante, a fim de ter maior eficiência na busca dos candidatos.

 

Saber onde encontrar o talento

Além das informações sobre cargo e profissional, bem como rede de contatos, o headhunter precisa adotar uma estratégia de abordagem. Isso porque, por vezes, vai atrás de pessoas já empregadas.

 

Então, o ideal é que o profissional tenha a sensibilidade de abordar o possível candidato para que em uma conversa possa identificar se realmente tem o perfil desejado. Isso pode ser feito em qualquer lugar, desde um evento profissional até uma reunião mais formal.

 

Inclusive, ele pode usar o Peixe 30, uma rede social profissional brasileira, como fonte para recrutar talentos para uma determinada oportunidade.

 

Saiba negociar

Um dos pontos fortes exigidos daqueles que buscam como se tornar um headhunter é a habilidade da retórica. Nesse sentido, ele precisa ser bom em argumentação e negociação, de tal forma a convencer aquele candidato a se interessar pela vaga.

 

Pense bem, por que um profissional empregado há algum tempo naquela organização, até com uma certa estabilidade, se arriscaria em uma nova posição? Para que esse indivíduo se interesse, você deve convencê-lo do que representa essa oportunidade.

 

Oferecer propósito profissional

Quase uma sequência da dica acima, o caçador de talentos deve proporcionar ao candidato uma nova perspectiva sobre sua própria vida profissional. Novamente, é sair da zona de conforto e explorar suas potencialidades.

 

Ser atualizado

Por fim, uma excelente iniciativa para aqueles que querem saber como se tornar um headhunter é acompanhar as últimas tendências sobre tecnologias, softwares e produtos relacionados à sua área de atuação, bem como ferramentas para busca e gestão de talentos.

 

Assim, ele aumenta sua produtividade e ainda seleciona pessoas também familiarizadas com esse conhecimento.

 

Por que você deve se tornar um headhunter?

Embora o recrutador tenha um papel decisivo para aquisição de talentos, por vezes, ele não encontra aquele perfil específico para determinada vaga, especialmente de ponta. É aí que entra o headhunter que, graças à sua rede de contatos, apresenta nomes adequados ao que a organização precisa.

 

Assim, sendo já um profissional de RH ou não, ao se especializar em headhunter, você aplicará seus conhecimentos em uma área desafiadora e complexa, o que certamente agregará substancialmente em sua própria carreira.

 

Agora, reflita sobre as informações acima e avalie seu momento profissional, as oportunidades futuras e tudo que envolve uma decisão como essa. De qualquer forma, aproveite para se cadastrar no Peixe 30 e construir uma boa rede de contatos.

 

Em nossa rede social você encontra histórias de outros profissionais, pode trocar experiências e descobrir novas metodologias que podem potencializar seus resultados dentro da sua carreira. Cadastre-se já!

 

O aplicativo está disponível para usuários IOSneste link para Android.

 

Após aprender como se tornar um headhunter, aproveite e veja aqui:

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Exemplo de texto para envio de currículo por e-mail. Conquiste o recrutador!

Todo processo seletivo começa com uma inscrição, a qual pode ser feita de diferentes formas....

Como se destacar no estágio? Conquiste sua efetivação!

Nos últimos meses de 2023, a taxa de desemprego reduziu no Brasil. Isso é positivo...

Como responder sobre pretensão salarial? Aprenda a calcular

No mercado de trabalho, falar sobre aspectos monetários acaba sendo um tabu. É claro que...

Que roupa usar em uma entrevista de emprego? Veja dicas de como se vestir!

É comum ter dúvidas e insegurança ao buscar a primeira oportunidade profissional ou mesmo uma...

Entrevista técnica: o que é e como conduzi-la? Veja algumas dicas!

Sempre existe mais de uma forma de realizar o mesmo trabalho. Quanto mais experiente for...

O que é entrevista semiestruturada? Aprenda quando usar este modelo!

Quando falamos a respeito das etapas em processos seletivos, existem inúmeras maneiras de conduzir cada...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]