Como fazer a transição de carreira depois dos 40 anos? Acredite, é possível!

Mayk | junho 24, 2022

Imagem artigo

Nunca é tarde demais para mudar alguma coisa em nossa vida: o endereço, o corte de cabelo, os hábitos alimentares… Algumas mudanças podem acontecer, inclusive, por fatores externos, como são os casos de demissões ou falta de perspectiva na função atual. Neste artigo vamos mostrar como fazer a transição de carreira depois dos 40 anos.

 

É importante que você saiba que todo esse processo pode trazer algumas situações complicadas, mas que vão lhe ajudar a encontrar uma nova profissão. Todas as atividades que foram desenvolvidas até aqui são valiosas e devem ser consideradas neste novo desafio em sua carreira.

 

A principal orientação que temos é que você tenha humildade para buscar novos conhecimentos, principalmente em áreas que são bem avaliadas pelo mercado de trabalho. Outro ponto a destacar é que, dependendo do cargo atual, será necessário abrir mão de parte dos rendimentos para iniciar uma nova jornada vitoriosa.

 

Como primeira tarefa, cadastre-se aqui no Peixe 30, crie seu perfil e faça o seu Assessment, um teste que vai ajudá-lo a se conhecer melhor. Com base nas informações disponíveis, você poderá destacar uma determinada qualidade e ter uma nova oportunidade profissional.

 

Quatro dicas de como fazer a transição de carreira depois dos 40 anos

Não é uma regra, mas pessoas mais novas provavelmente investiram menos em sua carreira. Não por falta de vontade, mas simplesmente por terem menos tempo. Esse investimento vem tanto na forma financeira (com gastos em estudos, por exemplo), quanto emocional.

 

Dessa forma, é geralmente mais fácil abandonar o que se fez até aqui e embarcar em uma nova jornada quando somos mais novos. Para quem tem mais de 40 anos, esse desafio pode ser um pouco maior. Mas não enxergue esse momento como um passo atrás e sim como a construção de um novo futuro.

 

Fazer a transição de carreira depois dos 40 anos não necessariamente envolverá o abandono total das suas experiências profissionais e de vida. Existem maneiras de fazer uma mudança bem tranquila e sem traumas.

 

A palavra-chave aqui é “transição”, não será uma ruptura brutal, mas sim um processo contínuo de um estado para outro. Ou, nesse caso, de uma carreira para outra. E é exatamente sobre isso que as dicas de como fazer a transição de carreira depois dos 40 anos vão tratar.

Prepare-se financeiramente

Começar uma nova carreira não é fácil. Boas oportunidades para profissionais sem experiência no mercado são escassas, então é possível que tenha alguma dificuldade no início. Você é alguém experiente no seu campo de atuação antigo, mas não no atual.

 

E é aqui que a transição de carreira depois dos 40 anos oferece uma vantagem única. O tempo e dinheiro que você investiu provavelmente geraram frutos. Mesmo que não esteja rico, sua situação financeira certamente será melhor do que a de uma pessoa com 20 anos.

 

Se puder decidir, antes de abandonar a profissão atual, faça uma reserva financeira, o suficiente para conseguir se segurar durante o período de transição. Se tudo der certo, esse processo não será longo, e você o fará de maneira mais tranquila se não estiver financeiramente com a corda no pescoço.

 

Por outro lado, se a transição de carreira ocorre por desemprego, avalie sua situação atual e tente cortar os gastos desnecessários. Quanto menos dívidas tiver, melhor estará o seu emocional e poderá focar no seu objetivo.

 

Utilize tudo o que aprendeu até aqui

Essa dica está relacionada com outro ponto de vantagem para aqueles que querem realizar a transição de carreira depois dos 40 anos. Na sua área atual, você provavelmente já errou muito. Mas com esses erros também vieram conhecimentos que podem lhe ajudar agora.

 

Embora você seja um novato na nova profissão, alguns processos são semelhantes, independente da carreira. Técnicas de entrevista e processos seletivos, networking, elaboração de currículo. Utilize todo o conhecimento a seu favor.

 

Essa dica pode ser ainda mais valiosa se a mudança não for tão drástica e a sua nova área de atuação compartilhar conhecimentos específicos com a anterior. A sua bagagem profissional não deve ser um fardo, mas um ponto positivo. Não se esqueça disso!

Invista na sua formação

Você se lembra de como foi quando começou? Cursos e mais cursos, possivelmente uma graduação. Capacitar-se para uma carreira é uma tarefa exaustiva e, às vezes, um pouco cara, mas um mal necessário. Se deseja ser um bom profissional, terá que aprender mais.

 

O aprendizado de novos conhecimentos é algo positivo. Terá que atualizar suas habilidades, mas elas irão agregar para quem você é, tanto de maneira pessoal, quanto profissional.

 

Além disso, continuar capacitando-se e aprendendo não é algo exclusivo daqueles que estão fazendo uma transição de carreira. Mesmo profissionais que ficam a vida toda em uma única área precisam estar constantemente se atualizando.

 

Faça uma análise introspectiva

Se você decidiu trocar de carreira nessa etapa da vida, é porque existe um motivo. Talvez seja movido por forças maiores ou por um desejo pessoal. Independente das razões, é muito importante que as tenha claras na sua cabeça antes de iniciar o processo.

 

Uma dose elevada de autoconhecimento e reflexão permitirá que você tenha maior motivação e perspectivas realistas da nova jornada que tem pela frente. Isso contribuirá para a diminuição do estresse e das preocupações e a transição de carreira depois dos 40 anos acontecerá de forma confortável e positiva.

 

Acima de tudo, não tenha medo da mudança. Ela envolve correr riscos, sim, mas calculados. O tempo, aqui, é seu amigo. Leve em conta tudo o que já aprendeu nesta jornada e aplique os conhecimentos em experiências futuras. A sua caminhada está só começando!

 

Instale hoje o app do Peixe 30, destaque suas competências e invista em networking. O aplicativo está disponível para usuários IOS e neste link para Android.

 

Após aprender como fazer a transição de carreira depois dos 40 anos, queremos que você veja como desenvolver a inteligência emocional e exemplos de proatividade no trabalho.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Pessoa outlier: o que é e como identificar? Descubra agora!

Esse termo tornou-se bastante utilizado no campo das estatísticas para definir algum evento que foge...

Como fazer um recrutamento externo e atrair novos talentos? Aprenda!

Quando falamos sobre processos seletivos, existem duas principais formas de realizá-los: utilizando o capital humano...

Como fazer um recrutamento interno? Promova os melhores talentos!

Para os profissionais do setor de Recursos Humanos, processos seletivos são uma parte importante do...

Como entrevistar um candidato à vaga de emprego? Encontre novos talentos

O momento em que o recrutador se encontra pela primeira vez com um talento e...

Como fazer um vídeo de apresentação para emprego? Encante os recrutadores!

Embora os processos seletivos realizados exclusivamente pela internet já existissem há algum tempo, a pandemia...

Como responder perguntas na entrevista de emprego? Consiga a sua contratação!

Um processo seletivo consiste de múltiplas etapas, onde os recrutadores buscam informações sobre os profissionais...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]