Como fazer um resumo profissional para o primeiro emprego e destacar suas competências?

Mayk | julho 06, 2022

Imagem artigo

Muitas vezes negligenciado, este é um campo importante para se apresentar ao recrutador e conquistar a vaga desejada

 

Já ouviu falar que o currículo funciona como um cartão de visitas para o recrutador? Afinal, é com ele que você chamará a atenção para ser convidado ou não a uma entrevista. Mas, diante da inexperiência, como fazer um resumo profissional para o primeiro emprego?

 

Um texto bem escrito que utilize as palavras adequadas é fundamental para conquistar a atenção do recrutador. Afinal, são vários candidatos e alguma coisa tem que ser atrativa para diferenciá-lo dos demais.

 

Através do resumo profissional, você precisa passar, de forma concisa, a ideia de quem é, seu histórico e suas ambições. E isso vale, inclusive, para quem não tem experiência alguma. Vamos ver como?

 

Se você ainda não tem nenhuma experiência ou quer mudar de carreira aos 40 anos, saiba que investir desde já em networking pode fazer toda a diferença. Por isso, faça já o seu cadastro no Peixe 30 e amplie sua rede de contatos.

O que é o resumo profissional?

Resumo profissional, como o próprio nome já diz, é a síntese das experiências e habilidades relevantes do candidato. Ué, mas é o meu primeiro emprego, então vou colocar o que? Sua experiência acadêmica, cursos extracurriculares, de idiomas, informática…

 

Caso tenha trabalhos voluntários ou intercâmbios, por exemplo, coloque também. Palestras e workshops na área são itens igualmente valiosos. Este é o momento de destacar a experiência que você possui, não apenas profissional, e que possa agregar no seu futuro emprego.

 

Em suma, este espaço do seu currículo serve para que o contratante conheça suas qualificações, formações e experiências anteriores, ainda que não sejam exatamente profissionais.

 

Estrutura de um resumo profissional

O texto do resumo profissional precisa ser objetivo e bem escrito, de forma a expressar as informações do currículo em poucas palavras. Uma vez que é por meio dele que o contratante saberá se o você atende aos critérios desejados.

 

Seu resumo profissional precisa ser:

 

  • Objetivo ao destacar as formações, principais feitos e conhecimentos;
  • Focado nos pontos que evidenciem as qualidades necessárias para a vaga;
  • Otimizado, de forma a se destacar entre os demais;
  • Conciso para que o recrutador não perca tempo.

 

Ao aprender como fazer um resumo profissional para o primeiro emprego, saiba que é importante que você destaque a formação acadêmica, mas não apenas mencionando o curso básico, como também as atividades extracurriculares que a complementam. Quer um exemplo?

 

Você está concorrendo a uma vaga na área de vendas, certo? Então, sua formação no ensino médio não é um diferencial, especialmente se o requisito for este. Mas, caso tenha feito um curso de atendimento ao público, por que não colocar enquanto formação?

 

 

A ideia é mostrar ao recrutador que, ainda que lhe falte experiência profissional, você tem muita vontade de aprender e quer crescer na carreira. Outra dica é destacar suas qualificações pertinentes à vaga pretendida.

 

Por exemplo, caso a oportunidade seja na área de redes sociais, pontuar, além da formação e cursos na área (Photoshop, Corel, animação, edição de vídeos, etc), suas habilidades de engajamento, ser um heavy user, entre outros pontos importantes.

 

Perceba que as dicas aqui indicam que você deve fazer um trabalho personalizado de acordo com a vaga desejada. Nada de fazer um único resumo profissional e mandar para cargos diversos.

Por que é importante fazer um resumo profissional?

É importante elaborar um resumo profissional porque, por meio dele, o recrutador avaliará, de forma mais imediata, as qualificações do candidato. A partir daí, ele te relaciona com a vaga pretendida. Ou seja, é uma forma prática de triagem dos candidatos.

 

Por isso, o resumo profissional funciona como um marketing pessoal. Logo, ele deve ter estratégias efetivas para diferenciá-lo dos demais candidatos.

Aprenda como fazer um resumo profissional para o primeiro emprego

Quando a pessoa já tem alguma experiência profissional, normalmente vai colocar seus empregos e principais feitos, além das metas obtidas. Mas, e quando o candidato busca sua primeira colocação no mercado? Ainda assim, existem algumas regras que podem ser seguidas. Veja!

 

Primeiro, ao fazer um resumo profissional para o primeiro emprego, informe a formação e a instituição onde a concluiu, de forma bem concisa. Depois, mencione a fluência em outros idiomas, se tiver, bem como seu domínio em informática e outras áreas de conhecimento, por exemplo, atendimento ao público ou design.

 

Exemplo de resumo profissional para o primeiro emprego: apesar de ainda não ter experiência profissional, faço parte de um grupo voluntário que, mensalmente, realiza manhãs de leitura em comunidades carentes. Também são doados alimentos e roupas para estas famílias, além de receber as demandas que possam ser encaminhadas a autoridades públicas.

 

Curso o segundo ano de Publicidade e Propaganda da UFU, com conhecimento avançado do pacote Office, Corel, Adobe, Photoshop, edição e animação. Tenho interesse nas áreas de audiovisual e design, por isso, tenho cursos pelo Senac e Imageria Criativa.

 

Algumas dicas para o seu resumo profissional

Mesmo que você não saiba como fazer um resumo profissional para o primeiro emprego, entenda que é possível fazer um texto que destaque suas qualidades e que abra as portas para ser contratado. Aqui, vão algumas dicas para que o recrutador “fisgue” o seu currículo no meio dos demais;

 

  • Faça um esquema de resumo: estruture um texto curto, de no máximo 300 palavras, na ordem de profissão, onde estudou, quando estudou, o que fez e porque é interessante contratá-lo;
  • Antes de escrever, faça um brainstorming, anotando as ideias que lhe vêm à mente e que estejam relacionadas aos seus objetivos e habilidades pessoais;
  • Organize as ideias em termos simples, sem esquecer da linguagem formal;
  • Revise o texto;
  • Não coloque informações emocionais ou irrelevantes para a vaga.

 

Não há segredos para fazer um resumo profissional para o primeiro emprego. Basta selecionar bem suas habilidades e qualidades, relacioná-las à vaga, usar bem as estratégias e boa sorte!

 

O Peixe 30 é o seu ambiente profissional em que poderá conhecer novas pessoas, trocar experiências, fortalecer seu networking e aprimorar suas características individuais. Cadastre-se, crie seu currículo e faça já o Assessment, um teste que identifica suas principais habilidades.

 

O aplicativo está disponível para usuários IOS e neste link para Android.

 

Depois de ver como fazer um resumo profissional para o primeiro emprego, leia aqui como fazer um vídeo para entrevista e saiba como se destacar em uma dinâmica de grupo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Dica de roteiro para vídeo currículo

O Peixe 30 surgiu com o objetivo de facilitar a interação profissional em vídeo, uma...

O que é mapeamento do perfil comportamental?

Pense no seguinte cenário: você é um profissional de RH responsável por um processo seletivo...

Dicas de como desenvolver habilidades de liderança e crescer na carreira

O líder direciona o trabalho da equipe para melhorar a produtividade e alcançar as metas...

O que é gestão estratégica de pessoas?

Toda organização, sem exceções, é composta por pessoas. Nas mais diferentes áreas e variados níveis,...

Como fazer avaliação de desempenho?

Uma das funções dos profissionais de Recursos Humanos (RH) dentro de uma organização é a...

Quais são as etapas de um processo seletivo?

Foi-se o tempo em que selecionar profissionais seguia um ritual mecânico e simples. Neste texto,...

Posso ser jovem aprendiz e estagiário ao mesmo tempo?

O início da vida profissional é repleto de muitas dúvidas. Dentre elas, podemos destacar: como...

ASSUNTOS

TEMAS

O que é Job Hunter? Por que você precisa de um?

O que é Job Hunter Ler mais

Você sabe o que é job hunter? Eles podem te ajudar muito na sua recolocação profissional. Leia esse texto e aprenda tudo sobre eles.

Headhunter ou Recrutador

Headhunter ou recrutador Ler mais

Talvez você já tenha ouvido sobre headhunter ou recrutador. Esse profissional pode trazer muitos benefícios para a sua empresa. Leia tudo sobre eles nesse texto.

Recolocação Profissional: o que é, por que fazer e dicas para conseguir

Recolocação profissional Ler mais

Aprenda tudo sobre recolocação profissional. O que é e como conseguir a sua. Será muito importante para você!