Como fazer um resumo profissional para o primeiro emprego e destacar suas competências?

Mayk | julho 06, 2022

Imagem artigo

Muitas vezes negligenciado, este é um campo importante para se apresentar ao recrutador e conquistar a vaga desejada

 

Já ouviu falar que o currículo funciona como um cartão de visitas para o recrutador? Afinal, é com ele que você chamará a atenção para ser convidado ou não a uma entrevista. Mas, diante da inexperiência, como fazer um resumo profissional para o primeiro emprego?

 

Um texto bem escrito que utilize as palavras adequadas é fundamental para conquistar a atenção do recrutador. Afinal, são vários candidatos e alguma coisa tem que ser atrativa para diferenciá-lo dos demais.

 

Através do resumo profissional, você precisa passar, de forma concisa, a ideia de quem é, seu histórico e suas ambições. E isso vale, inclusive, para quem não tem experiência alguma. Vamos ver como?

 

Se você ainda não tem nenhuma experiência ou quer mudar de carreira aos 40 anos, saiba que investir desde já em networking pode fazer toda a diferença. Por isso, faça já o seu cadastro no Peixe 30 e amplie sua rede de contatos.

O que é o resumo profissional?

Resumo profissional, como o próprio nome já diz, é a síntese das experiências e habilidades relevantes do candidato. Ué, mas é o meu primeiro emprego, então vou colocar o que? Sua experiência acadêmica, cursos extracurriculares, de idiomas, informática…

 

Caso tenha trabalhos voluntários ou intercâmbios, por exemplo, coloque também. Palestras e workshops na área são itens igualmente valiosos. Este é o momento de destacar a experiência que você possui, não apenas profissional, e que possa agregar no seu futuro emprego.

 

Em suma, este espaço do seu currículo serve para que o contratante conheça suas qualificações, formações e experiências anteriores, ainda que não sejam exatamente profissionais.

 

Estrutura de um resumo profissional

O texto do resumo profissional precisa ser objetivo e bem escrito, de forma a expressar as informações do currículo em poucas palavras. Uma vez que é por meio dele que o contratante saberá se o você atende aos critérios desejados.

 

Seu resumo profissional precisa ser:

 

  • Objetivo ao destacar as formações, principais feitos e conhecimentos;
  • Focado nos pontos que evidenciem as qualidades necessárias para a vaga;
  • Otimizado, de forma a se destacar entre os demais;
  • Conciso para que o recrutador não perca tempo.

 

Ao aprender como fazer um resumo profissional para o primeiro emprego, saiba que é importante que você destaque a formação acadêmica, mas não apenas mencionando o curso básico, como também as atividades extracurriculares que a complementam. Quer um exemplo?

 

Você está concorrendo a uma vaga na área de vendas, certo? Então, sua formação no ensino médio não é um diferencial, especialmente se o requisito for este. Mas, caso tenha feito um curso de atendimento ao público, por que não colocar enquanto formação?

 

 

A ideia é mostrar ao recrutador que, ainda que lhe falte experiência profissional, você tem muita vontade de aprender e quer crescer na carreira. Outra dica é destacar suas qualificações pertinentes à vaga pretendida.

 

Por exemplo, caso a oportunidade seja na área de redes sociais, pontuar, além da formação e cursos na área (Photoshop, Corel, animação, edição de vídeos, etc), suas habilidades de engajamento, ser um heavy user, entre outros pontos importantes.

 

Perceba que as dicas aqui indicam que você deve fazer um trabalho personalizado de acordo com a vaga desejada. Nada de fazer um único resumo profissional e mandar para cargos diversos.

Por que é importante fazer um resumo profissional?

É importante elaborar um resumo profissional porque, por meio dele, o recrutador avaliará, de forma mais imediata, as qualificações do candidato. A partir daí, ele te relaciona com a vaga pretendida. Ou seja, é uma forma prática de triagem dos candidatos.

 

Por isso, o resumo profissional funciona como um marketing pessoal. Logo, ele deve ter estratégias efetivas para diferenciá-lo dos demais candidatos.

Aprenda como fazer um resumo profissional para o primeiro emprego

Quando a pessoa já tem alguma experiência profissional, normalmente vai colocar seus empregos e principais feitos, além das metas obtidas. Mas, e quando o candidato busca sua primeira colocação no mercado? Ainda assim, existem algumas regras que podem ser seguidas. Veja!

 

Primeiro, ao fazer um resumo profissional para o primeiro emprego, informe a formação e a instituição onde a concluiu, de forma bem concisa. Depois, mencione a fluência em outros idiomas, se tiver, bem como seu domínio em informática e outras áreas de conhecimento, por exemplo, atendimento ao público ou design.

 

Exemplo de resumo profissional para o primeiro emprego: apesar de ainda não ter experiência profissional, faço parte de um grupo voluntário que, mensalmente, realiza manhãs de leitura em comunidades carentes. Também são doados alimentos e roupas para estas famílias, além de receber as demandas que possam ser encaminhadas a autoridades públicas.

 

Curso o segundo ano de Publicidade e Propaganda da UFU, com conhecimento avançado do pacote Office, Corel, Adobe, Photoshop, edição e animação. Tenho interesse nas áreas de audiovisual e design, por isso, tenho cursos pelo Senac e Imageria Criativa.

 

Algumas dicas para o seu resumo profissional

Mesmo que você não saiba como fazer um resumo profissional para o primeiro emprego, entenda que é possível fazer um texto que destaque suas qualidades e que abra as portas para ser contratado. Aqui, vão algumas dicas para que o recrutador “fisgue” o seu currículo no meio dos demais;

 

  • Faça um esquema de resumo: estruture um texto curto, de no máximo 300 palavras, na ordem de profissão, onde estudou, quando estudou, o que fez e porque é interessante contratá-lo;
  • Antes de escrever, faça um brainstorming, anotando as ideias que lhe vêm à mente e que estejam relacionadas aos seus objetivos e habilidades pessoais;
  • Organize as ideias em termos simples, sem esquecer da linguagem formal;
  • Revise o texto;
  • Não coloque informações emocionais ou irrelevantes para a vaga.

 

Não há segredos para fazer um resumo profissional para o primeiro emprego. Basta selecionar bem suas habilidades e qualidades, relacioná-las à vaga, usar bem as estratégias e boa sorte!

 

O Peixe 30 é o seu ambiente profissional em que poderá conhecer novas pessoas, trocar experiências, fortalecer seu networking e aprimorar suas características individuais. Cadastre-se, crie seu currículo e faça já o Assessment, um teste que identifica suas principais habilidades.

 

O aplicativo está disponível para usuários IOS e neste link para Android.

 

Depois de ver como fazer um resumo profissional para o primeiro emprego, leia aqui como fazer um vídeo para entrevista e saiba como se destacar em uma dinâmica de grupo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Exemplo de texto para envio de currículo por e-mail. Conquiste o recrutador!

Todo processo seletivo começa com uma inscrição, a qual pode ser feita de diferentes formas....

Como se destacar no estágio? Conquiste sua efetivação!

Nos últimos meses de 2023, a taxa de desemprego reduziu no Brasil. Isso é positivo...

Como responder sobre pretensão salarial? Aprenda a calcular

No mercado de trabalho, falar sobre aspectos monetários acaba sendo um tabu. É claro que...

Que roupa usar em uma entrevista de emprego? Veja dicas de como se vestir!

É comum ter dúvidas e insegurança ao buscar a primeira oportunidade profissional ou mesmo uma...

Entrevista técnica: o que é e como conduzi-la? Veja algumas dicas!

Sempre existe mais de uma forma de realizar o mesmo trabalho. Quanto mais experiente for...

O que é entrevista semiestruturada? Aprenda quando usar este modelo!

Quando falamos a respeito das etapas em processos seletivos, existem inúmeras maneiras de conduzir cada...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]