O que é marketing pessoal? Saiba como essa técnica te ajuda a encontrar um bom emprego

Mayk | abril 06, 2022

Imagem artigo

Confira dicas para destacar as suas potencialidades profissionais e procura por novas oportunidades

 

Aprender a destacar suas qualidades profissionais é uma estratégia valiosa para se autopromover, criar autoridade e transmitir credibilidade. Entender o que é marketing pessoal e dominar essa técnica é essencial para quem está empregado e para aqueles que buscam uma recolocação.

 

Sabemos que poucas coisas assustam mais um profissional do que o fantasma do desemprego. E quando ele bate à porta, a recolocação no mercado de trabalho torna-se urgente, uma vez que as contas não esperam.

 

Neste momento difícil, vale apostar na venda da sua própria imagem, o que vai além de apenas construir um bom currículo e dominar as habilidades desejadas.

 

Por isso, trouxemos o conceito do que é marketing pessoal e como ele pode te ajudar na busca por um novo emprego.

 

Aqui no Peixe 30 sempre publicamos conteúdos para te ajudar nessa jornada pelo desenvolvimento profissional.

 

Criamos a nossa rede social em vídeo para que você possa construir novas relações estratégicas, enriqueça seu currículo e seja visto por empresas contratantes. Cadastre-se gratuitamente e descubra novas oportunidades!

 

Faça o download do app Peixe 30 na Play Store!

Faça o download do app Peixe 30 na App Store!

 

O que é marketing pessoal?

De modo geral, marketing pessoal é um conjunto de estratégias e técnicas adotadas para a valorização individual.

 

É como vender sua imagem, fazendo com que as pessoas tenham uma visão positiva do seu trabalho. Em troca, você ganha boa reputação na sua área de atuação.

 

Como o marketing pessoal ajuda na busca de emprego?

Ajuda de forma substancial! Ao fazer uso das estratégias de marketing pessoal, você expõe suas aptidões e competências de forma inteligente, o que chama mais a atenção dos recrutadores.

 

Ao evidenciar sua própria marca, você passa melhor impressão e destaca aquilo que é mais importante para a vaga pretendida.

 

Uma boa forma de fazer marketing pessoal é criar vídeos que você relate casos vividos e como lidou com eles no ambiente profissional. Publique essas gravações em seu perfil aqui no Peixe 30 e seja notado!

 

Como usar o marketing pessoal na busca por emprego?

Ao entender o que é marketing pessoal, é preciso dizer que esse tipo de técnica é similar a usada pelas empresas para conseguir novos clientes. Porém, neste caso, o foco é promover as suas competências.

 

Assim como no marketing empresarial, o uso do pessoal também demanda planejamento estratégico. Para isso, é preciso seguir as etapas que apresentaremos abaixo.

 

Estudo das habilidades e talentos

O primeiro passo é mapear todas as suas habilidades técnicas e naturais, competências, experiências profissionais e as áreas de interesse.

 

Em suma, são as suas virtudes pessoais e profissionais, como cursos de capacitação, comunicação interpessoal, áreas de interesse e a experiência em outras funções.

 

Neste sentido, faça um resumo do trabalho realizado em empresas anteriores, liste o que foi relevante e tenha aprimorado os fluxos operacionais.

 

Nesta etapa, além de compreender o que é marketing pessoal, você pode fazer seu Assessment (a nossa ferramenta exclusiva que ajuda a identificar suas soft skills) e descubra quais são as suas características comportamentais e use elas em sua autopromoção.

 

Conhecimento sobre o mercado de trabalho

O próximo passo é conhecer o seu próprio mercado de trabalho, relacionando as empresas onde atuou, além de quais poderiam ter interesse em seus talentos.

 

Uma dica é pensar em um dos seus diferenciais e analisar em quais situações eles te ajudariam  a superar problemas enfrentados por determinada empresa.

 

Se possível, crie um produto ou serviço que atenda a estas deficiências, bem como a forma como seus talentos se encaixam na proposta.

 

Elabore seu currículo

Chegou a hora de deixar o seu currículo completo e eficiente, destacando o produto e os diferenciais que você salientou nas etapas anteriores.

 

Não se esqueça de detalhar o seu perfil profissional, as suas conquistas e experiências anteriores.

 

Novamente, o usuário que faz o cadastro completo aqui no Peixe 30 tem acesso a um modelo de currículo completo e bem efetivo.

 

Explore seu marketing pessoal na entrevista de emprego

Sem dúvidas, você deve começar a se preparar para sua próxima entrevista. Ao ser convidado para uma, faça uma pesquisa sobre a empresa, as atribuições que o cargo demanda e prepare a sua apresentação.

 

Caso ainda não tenha uma entrevista programada, use uma empresa como modelo e treine sua apresentação com amigos e familiares, isso vai te ajudar a ter um discurso seguro.

 

Depois, prepare o seu kit pessoal com currículo, cartão de visita (se tiver), referências e portfólio, caso seja um profissional da área criativa.

 

Durante a entrevista, transmita confiança, uma vez que precisa projetar pessoalmente tudo aquilo que está descrito no currículo. Ah, e cuide da sua aparência pessoal, uma vez que a primeira impressão é a que fica.

 

Sobre a roupa usada na entrevista, escolha algo confortável e elegante (mas não precisa ser um traje de gala), condizente com a empresa e o cargo que está concorrendo.

 

Enquanto estiver conversando com o recrutador, demonstre interesse tanto na empresa quanto na posição, sempre mantendo a clareza da comunicação, além do respeito.

 

Dicas de marketing pessoal para procurar emprego

Agora que você já sabe melhor o que é marketing pessoal, é hora de compartilharmos algumas dicas para usar essa estratégia para acelerar a sua recolocação no mercado de trabalho. Vamos lá!

 

  1. Seja sempre verdadeiro: construa uma imagem sólida baseada nos seus próprios valores e conhecimento;
  2. Transmita confiança e atitudes construtivas que possam somar à empresa;
  3. Sempre aprenda coisas novas: aprimore e atualizando seus conhecimentos;
  4. Construa um networking: uma boa rede de relacionamentos pode alavancar sua carreira e imagem no mercado;
  5. Demonstre sua capacidade de liderança: uma vez que esta característica é fundamental para inspirar seus colegas;
  6. Mostre, ainda, habilidades em resolver problemas, trazendo soluções criativas e construtivas;
  7. Seja proativo: se adiantando a possíveis crises ou expondo ideias que possam melhorar o fluxo de processos;
  8. Produza uma marca própria: isto é, seu próprio jeito de falar, se vestir, personalidade e formas de conduzir situações

 

Neste artigo sobre o que é marketing pessoal, buscamos te mostrar o quanto este tipo de ação é importante para que você seja um profissional de destaque e sempre receba novas oportunidades.

 

Como se vê, o marketing pessoal é fundamental na busca de emprego e, na verdade, é até algo que já fazemos inconscientemente. Use as estratégias certas e conquiste a sua vaga!

 

Se você ainda não conhece o Peixe 30, saiba que somos um ambiente inovador que proporciona aprendizado e novas parcerias comerciais que vão impulsionar a sua carreira.

 

Por meio de vídeos, você pode expor as suas experiências profissionais, as principais dores e ainda se inspirar em pessoas que estão na mesma área. Faça já o seu cadastro gratuito!

 

O app Peixe 30 está disponível aqui para usuários IOS e neste link para Android.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Dica de roteiro para vídeo currículo

O Peixe 30 surgiu com o objetivo de facilitar a interação profissional em vídeo, uma...

Como fazer a descrição de cargos?

Toda organização é composta de profissionais com atribuições distintas e funções definidas. Empresas só crescem...

Quais são as habilidades interpessoais?

Se você trabalha mesmo que de maneira tangente com processos seletivos, com certeza já se...

Como avaliar um candidato à vaga de emprego?

Somar ao quadro profissional de uma empresa é um dos maiores desafios enfrentados pelos profissionais...

Como ser um bom líder de equipe? Veja dicas valiosas

Mais do que saber como liderar, é preciso administrar conflitos e estimular pessoas a fim...

Como chamar a atenção de um funcionário?

Posições de liderança naturalmente carregam responsabilidades. Saber gerir uma equipe está associado a habilidades interpessoais...

Como criar um anúncio de vaga de emprego?

A busca por bons colaboradores é um dos maiores desafios do setor de Relações Humanas...

ASSUNTOS

TEMAS

O que é Job Hunter? Por que você precisa de um?

O que é Job Hunter Ler mais

Você sabe o que é job hunter? Eles podem te ajudar muito na sua recolocação profissional. Leia esse texto e aprenda tudo sobre eles.

Headhunter ou Recrutador

Headhunter ou recrutador Ler mais

Talvez você já tenha ouvido sobre headhunter ou recrutador. Esse profissional pode trazer muitos benefícios para a sua empresa. Leia tudo sobre eles nesse texto.

Recolocação Profissional: o que é, por que fazer e dicas para conseguir

Recolocação profissional Ler mais

Aprenda tudo sobre recolocação profissional. O que é e como conseguir a sua. Será muito importante para você!