O que é marketing pessoal? Saiba como essa técnica te ajuda a encontrar um bom emprego

Mayk | abril 06, 2022

Imagem artigo

Confira dicas para destacar as suas potencialidades profissionais e procura por novas oportunidades

 

Aprender a destacar suas qualidades profissionais é uma estratégia valiosa para se autopromover, criar autoridade e transmitir credibilidade. Entender o que é marketing pessoal e dominar essa técnica é essencial para quem está empregado e para aqueles que buscam uma recolocação.

 

Sabemos que poucas coisas assustam mais um profissional do que o fantasma do desemprego. E quando ele bate à porta, a recolocação no mercado de trabalho torna-se urgente, uma vez que as contas não esperam.

 

Neste momento difícil, vale apostar na venda da sua própria imagem, o que vai além de apenas construir um bom currículo e dominar as habilidades desejadas.

 

Por isso, trouxemos o conceito do que é marketing pessoal e como ele pode te ajudar na busca por um novo emprego.

 

Aqui no Peixe 30 sempre publicamos conteúdos para te ajudar nessa jornada pelo desenvolvimento profissional.

 

Criamos a nossa rede social em vídeo para que você possa construir novas relações estratégicas, enriqueça seu currículo e seja visto por empresas contratantes. Cadastre-se gratuitamente e descubra novas oportunidades!

 

Faça o download do app Peixe 30 na Play Store!

Faça o download do app Peixe 30 na App Store!

 

O que é marketing pessoal?

De modo geral, marketing pessoal é um conjunto de estratégias e técnicas adotadas para a valorização individual.

 

É como vender sua imagem, fazendo com que as pessoas tenham uma visão positiva do seu trabalho. Em troca, você ganha boa reputação na sua área de atuação.

 

Como o marketing pessoal ajuda na busca de emprego?

Ajuda de forma substancial! Ao fazer uso das estratégias de marketing pessoal, você expõe suas aptidões e competências de forma inteligente, o que chama mais a atenção dos recrutadores.

 

Ao evidenciar sua própria marca, você passa melhor impressão e destaca aquilo que é mais importante para a vaga pretendida.

 

Uma boa forma de fazer marketing pessoal é criar vídeos que você relate casos vividos e como lidou com eles no ambiente profissional. Publique essas gravações em seu perfil aqui no Peixe 30 e seja notado!

 

Como usar o marketing pessoal na busca por emprego?

Ao entender o que é marketing pessoal, é preciso dizer que esse tipo de técnica é similar a usada pelas empresas para conseguir novos clientes. Porém, neste caso, o foco é promover as suas competências.

 

Assim como no marketing empresarial, o uso do pessoal também demanda planejamento estratégico. Para isso, é preciso seguir as etapas que apresentaremos abaixo.

 

Estudo das habilidades e talentos

O primeiro passo é mapear todas as suas habilidades técnicas e naturais, competências, experiências profissionais e as áreas de interesse.

 

Em suma, são as suas virtudes pessoais e profissionais, como cursos de capacitação, comunicação interpessoal, áreas de interesse e a experiência em outras funções.

 

Neste sentido, faça um resumo do trabalho realizado em empresas anteriores, liste o que foi relevante e tenha aprimorado os fluxos operacionais.

 

Nesta etapa, além de compreender o que é marketing pessoal, você pode fazer seu Assessment (a nossa ferramenta exclusiva que ajuda a identificar suas soft skills) e descubra quais são as suas características comportamentais e use elas em sua autopromoção.

 

Conhecimento sobre o mercado de trabalho

O próximo passo é conhecer o seu próprio mercado de trabalho, relacionando as empresas onde atuou, além de quais poderiam ter interesse em seus talentos.

 

Uma dica é pensar em um dos seus diferenciais e analisar em quais situações eles te ajudariam  a superar problemas enfrentados por determinada empresa.

 

Se possível, crie um produto ou serviço que atenda a estas deficiências, bem como a forma como seus talentos se encaixam na proposta.

 

Elabore seu currículo

Chegou a hora de deixar o seu currículo completo e eficiente, destacando o produto e os diferenciais que você salientou nas etapas anteriores.

 

Não se esqueça de detalhar o seu perfil profissional, as suas conquistas e experiências anteriores.

 

Novamente, o usuário que faz o cadastro completo aqui no Peixe 30 tem acesso a um modelo de currículo completo e bem efetivo.

 

Explore seu marketing pessoal na entrevista de emprego

Sem dúvidas, você deve começar a se preparar para sua próxima entrevista. Ao ser convidado para uma, faça uma pesquisa sobre a empresa, as atribuições que o cargo demanda e prepare a sua apresentação.

 

Caso ainda não tenha uma entrevista programada, use uma empresa como modelo e treine sua apresentação com amigos e familiares, isso vai te ajudar a ter um discurso seguro.

 

Depois, prepare o seu kit pessoal com currículo, cartão de visita (se tiver), referências e portfólio, caso seja um profissional da área criativa.

 

Durante a entrevista, transmita confiança, uma vez que precisa projetar pessoalmente tudo aquilo que está descrito no currículo. Ah, e cuide da sua aparência pessoal, uma vez que a primeira impressão é a que fica.

 

Sobre a roupa usada na entrevista, escolha algo confortável e elegante (mas não precisa ser um traje de gala), condizente com a empresa e o cargo que está concorrendo.

 

Enquanto estiver conversando com o recrutador, demonstre interesse tanto na empresa quanto na posição, sempre mantendo a clareza da comunicação, além do respeito.

 

Dicas de marketing pessoal para procurar emprego

Agora que você já sabe melhor o que é marketing pessoal, é hora de compartilharmos algumas dicas para usar essa estratégia para acelerar a sua recolocação no mercado de trabalho. Vamos lá!

 

  1. Seja sempre verdadeiro: construa uma imagem sólida baseada nos seus próprios valores e conhecimento;
  2. Transmita confiança e atitudes construtivas que possam somar à empresa;
  3. Sempre aprenda coisas novas: aprimore e atualizando seus conhecimentos;
  4. Construa um networking: uma boa rede de relacionamentos pode alavancar sua carreira e imagem no mercado;
  5. Demonstre sua capacidade de liderança: uma vez que esta característica é fundamental para inspirar seus colegas;
  6. Mostre, ainda, habilidades em resolver problemas, trazendo soluções criativas e construtivas;
  7. Seja proativo: se adiantando a possíveis crises ou expondo ideias que possam melhorar o fluxo de processos;
  8. Produza uma marca própria: isto é, seu próprio jeito de falar, se vestir, personalidade e formas de conduzir situações

 

Neste artigo sobre o que é marketing pessoal, buscamos te mostrar o quanto este tipo de ação é importante para que você seja um profissional de destaque e sempre receba novas oportunidades.

 

Como se vê, o marketing pessoal é fundamental na busca de emprego e, na verdade, é até algo que já fazemos inconscientemente. Use as estratégias certas e conquiste a sua vaga!

 

Se você ainda não conhece o Peixe 30, saiba que somos um ambiente inovador que proporciona aprendizado e novas parcerias comerciais que vão impulsionar a sua carreira.

 

Por meio de vídeos, você pode expor as suas experiências profissionais, as principais dores e ainda se inspirar em pessoas que estão na mesma área. Faça já o seu cadastro gratuito!

 

O app Peixe 30 está disponível aqui para usuários IOS e neste link para Android.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Exemplo de texto para envio de currículo por e-mail. Conquiste o recrutador!

Todo processo seletivo começa com uma inscrição, a qual pode ser feita de diferentes formas....

Como se destacar no estágio? Conquiste sua efetivação!

Nos últimos meses de 2023, a taxa de desemprego reduziu no Brasil. Isso é positivo...

Como responder sobre pretensão salarial? Aprenda a calcular

No mercado de trabalho, falar sobre aspectos monetários acaba sendo um tabu. É claro que...

Que roupa usar em uma entrevista de emprego? Veja dicas de como se vestir!

É comum ter dúvidas e insegurança ao buscar a primeira oportunidade profissional ou mesmo uma...

Entrevista técnica: o que é e como conduzi-la? Veja algumas dicas!

Sempre existe mais de uma forma de realizar o mesmo trabalho. Quanto mais experiente for...

O que é entrevista semiestruturada? Aprenda quando usar este modelo!

Quando falamos a respeito das etapas em processos seletivos, existem inúmeras maneiras de conduzir cada...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]