Você, profissional de Recursos Humanos, sabia que existe uma ferramenta importante na gestão de pessoas que identifica metas e objetivos, bem como ações necessárias para alcançá-los? Se ficou interessado, veja neste texto como fazer um plano de desenvolvimento individual, conhecido também como PDI.
Para que serve o PDI? Inicialmente, ele é usado na criação de estratégias direcionadas ao desenvolvimento contínuo das habilidades e conhecimentos do colaborador. Sendo assim, é de suma importância não só no progresso da carreira, como também no crescimento pessoal.
Inicialmente, o PDI pode ser elaborado por um profissional de RH ou de maneira conjunta. Neste último caso, envolve a participação da gestão, mentores e demais líderes que atuam diretamente com a equipe.
A seguir, veja detalhes de como é feito e o que o documento deve considerar.
Talvez esta seja a sua primeira visita ao blog do Peixe 30 e queremos nos apresentar: somos uma rede social profissional em vídeo e entregamos diversas ferramentas e conteúdos para gestores e recrutadores que desejam alavancar a carreira.
Te ajudamos a encontrar o candidato certo. Conheça o software de recrutamento e seleção do Peixe 30!
Como fazer um plano de desenvolvimento individual?
Antes de mais nada, é preciso frisar que o PDI deve ser realista e adaptável. Em outras palavras, é esperado que o documento considere as reais possibilidades de cada colaborador, bem como o ritmo de trabalho da empresa.
Para fazer esse plano, deve-se pensar na autoavaliação das habilidades, conhecimentos e competências atuais. Além disso, considerar áreas a serem desenvolvidas na empresa, metas definidas e plano de ações.
Um ponto importante a ressaltar ao buscar informações sobre como fazer um plano de desenvolvimento individual é que ele pode incluir diversas atividades de aprimoramento. Por exemplo, cursos, treinamentos, leituras, grupos de networking e eventos de capacitação.
Tudo isso deve ser organizado em um cronograma estabelecido com as datas de início e conclusão de cada etapa, além dos recursos necessários para tal.
Etapas do plano de desenvolvimento individual
Agora que você já tem ideias gerais sobre o que é e o que deve ter neste novo projeto, veja as etapas para elaboração do documento que especifica como fazer um plano de desenvolvimento individual.
Autoavaliação
Como citado anteriormente, a primeira etapa da elaboração do PDI é a autoavaliação. Trata-se da mensuração das habilidades, conhecimentos e competências atuais.
Neste sentido, é preciso traçar estratégias que identifiquem os pontos fortes dos trabalhadores e o que pode ser melhorado. E, sobretudo, o que é necessário para atingir os objetivos de desenvolvimento de cada colaborador.
Analise o cenário
Ok, você já identificou as necessidades do funcionário? Agora é o momento para analisar o cenário atual da empresa, bem como do próprio trabalhador.
Nisso, pontue o nível de desempenho, o que a pessoa busca para sua carreira e o mapeamento comportamental.
Saiba também quais são as ambições da empresa no curto e médio prazos. O desenvolvimento deve colaborar para atender este tipo de demanda.
Metas
O próximo passo sobre como fazer um plano de desenvolvimento individual é traçar as metas, preferencialmente, seguindo o modelo SMART:
- S: específica (specific);
- M: mensurável;
- A: atingível;
- R: relevante;
- T: temporal.
Em outras palavras, este será o sistema que permitirá a verificação e avaliação de cada meta a fim de confirmar se o programa possui os requisitos para atingir o resultado esperado.
É nesta etapa que você precisa verificar se o PDI tem todos os recursos necessários para promover o desenvolvimento de cada profissional.
Planejamento de ações
Em seguida, é necessário listar as ações ou estratégias que levem ao atingimento das metas.
É aqui que inserimos os cursos, treinamentos, coaching, mentorias, enfim, tudo o que é necessário para aprimorar as habilidades e conhecimentos do colaborador.
Cronograma
Agora que você já sabe como fazer um plano de desenvolvimento individual e o que vai incluir nele, determine datas para iniciar e finalizar cada etapa. Em outras palavras, o cronograma das ações.
Porém, cuide para que, assim como as próprias metas, os prazos sejam realistas com a realidade da empresa.
Neste sentido, é primordial que, ao mesmo tempo em que desenvolve as habilidades do funcionário, não interfira em suas atribuições diárias.
Considere também incluir aqui o tempo que será usado em cada um dos recursos. Por exemplo, se um curso levar seis meses para a sua conclusão, é necessário levar isso em conta ao avaliar a evolução futura do funcionário.
Recursos
O que você vai precisar para colocar em prática esse plano de aprimoramento das habilidades do colaborador? Ou seja, tempo, equipamentos, informações específicas ou recursos materiais?
Liste tudo isso para discutir com a gestão o que é possível aplicar e os investimentos financeiros que serão necessários para implementação deste tipo de estratégia.
Monitoramento e avaliação
Ao ler aqui como fazer um plano de desenvolvimento individual e colocá-lo em prática, avalie o processo regularmente. Essa checagem constante tem a finalidade de acompanhar o progresso, bem como identificar possíveis necessidades de revisão.
Deste modo, sempre que for preciso, faça ajustes em cada meta ou etapa e, ao final delas, celebre o sucesso alcançado.
Por que elaborar um plano de desenvolvimento individual?
Falamos sobre como fazer um PDI, mas você tem ciência de sua importância? Além do que já foi mencionado, a ferramenta auxilia no desempenho da equipe, deixando-a mais motivada.
Consequentemente, favorece a retenção de talentos, o que é muito importante para a organização e evitará o temido turnover.
Finalmente, é importante que esse plano seja regularmente revisado, de tal forma a viabilizar a avaliação contínua do progresso do colaborador. Assim, essa atitude te permitirá fazer os ajustes necessários para atingir os objetivos de desenvolvimento.
Gostou do nosso conteúdo? Inscreva-se em nossa newsletter e baixe o app Peixe 30. Você terá acesso a várias informações que vão facilitar o seu dia.
O aplicativo está disponível para usuários IOS e neste link para Android.
Reduza os custos do seu processo de recrutamento e seleção
O Peixe 30 lançou uma ferramenta inovadora que vai te ajudar a encontrar os melhores talentos de uma forma fácil e ágil.
Conheça o Peixe 30 Recruiter, um software de Recrutamento e Seleção que faz um RaioX completo do candidato e te ajuda a montar um time com profissionais de alto nível.
Automatize seu processo de recrutamento e construa a equipe perfeita!
Leia também:
Como motivar a equipe de vendas?
Como aprimorar a inteligência emocional?