Uma das funções mais importantes do setor de Recursos Humanos é a gestão de pessoas. Na prática, isso significa lidar de maneira direta com os colaboradores e garantir, por meio da promoção da valorização do bem-estar no ambiente de trabalho, as melhores performances.
Para essa tarefa, os profissionais de RH se valem de ferramentas variadas. Logo, entender o que é plano de cargos e salários torna-se uma demanda urgente, já que este tipo de medida colabora com o crescimento de uma empresa, reduz o turnover e ajuda a reter talentos valiosos.
Quando você consegue combinar um ótimo clima organizacional com uma política de valorização dos funcionários, o efeito imediato é o aumento da produtividade. Para ajudá-lo, reunimos as principais informações neste artigo. Boa leitura!
Funções do plano de cargos e salários
O plano de cargos e salários nada mais é do que uma ferramenta utilizada por profissionais de RH com o objetivo de organizar as funções dos colaboradores, bem como suas remunerações e outros detalhes essenciais para a saúde financeira da empresa.
Ele se apresenta na forma de um documento onde, junto com a lista de funções e salários, estão descritas as atribuições e responsabilidades de cada cargo. Além disso, a ferramenta serve para a elaboração de planos de carreira internos.
Fazer um bom plano de cargos e salários exige algumas etapas, muitas das quais devem ser executadas pelo gestor de RH em conjunto com outras áreas da empresa. Se bem feito, esse documento ilumina caminhos a serem percorridos e impulsiona o crescimento de toda a organização.
Como elaborar um bom plano de cargos e salário?
Ao descobrir o que é plano de cargos e salários e a sua importância para alcançar grandes objetivos, você pode decidir por sua implementação dentro da empresa. Embora a elaboração do documento seja simples, ele necessita que alguns passos sejam seguidos.
Abaixo listamos algumas das principais ações associadas com este plano, sempre focando na gestão de pessoas e no crescimento coletivo.
Faça uma boa pesquisa interna
O primeiro passo para qualquer plano de cargos e salários é a compreensão de diferentes aspectos da empresa. O mais simples deles é saber quais são as funções existentes, suas atribuições e a remuneração que cada colaborador recebe.
A estruturação dos cargos e salários vem atrelada a uma pesquisa salarial, a qual busca observar se os valores são coerentes. Essa etapa terá importância primordial em um momento posterior, então é imprescindível o cuidado na sua realização.
Adicione também uma pesquisa sobre o clima organizacional e aproveite para avaliar a cultura interna. Juntos, estes estudos permitirão entender os sentimentos dos profissionais e oferecer algo que atenda suas expectativas, desde que tudo esteja alinhado com os objetivos do negócio.
Observe as remunerações do mercado
Ao estudar o que é plano de cargos e salários, você precisará mapear alguns concorrentes e estudá-los para ter uma visão real do que é praticado em seu setor.
Feita uma observação interna, é hora de olhar para fora. Os salários dos colaboradores estão adequados com o que o mercado oferece? Mais: eles estão alinhados com as atribuições e responsabilidades associadas com cada cargo?
A determinação dos salários deve levar em conta aspectos racionais e sempre obedecer a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A observação de discrepâncias é um indicador de que mudanças devem ser feitas, visando o equilíbrio no ambiente profissional.
Crie uma política salarial
Baseado nos dois itens anteriores, a criação de uma política salarial acaba sendo o caminho mais indicado. É por meio dela que se elenca com transparência os critérios associados com a remuneração recebida por cada colaborador. O foco é a equidade externa e interna.
No plano de cargos e salários não devem existir elementos que não possam ser justificados. Ou seja: preconceitos e favorecimentos de qualquer natureza devem ser abolidos, deixando claro as qualificações técnicas relacionadas com os valores oferecidos.
Benefícios da implementação de um plano de cargos e salários
A necessidade de mapear bem os cargos, suas atribuições e salários para uma empresa é indiscutível e vem de mãos dadas com uma série de benefícios. Assim como outras ferramentas de RH que lidam com a gestão de pessoas, os aspectos positivos tem como foco o sucesso da organização.
Auxilia nas finanças da empresa
Um elemento muitas vezes subestimado é o quanto esse documento contribui para um melhor controle da saúde financeira de uma empresa. Com uma boa avaliação externa e interna, as remunerações oferecidas se tornam mais justas e competitivas.
Para além dos lucros imediatos, o plano de cargos e salários também ajuda a fortalecer a marca como uma boa empregadora. Esse tipo de informação traz impactos positivos muito além das necessidades imediatas na gestão de pessoas, o que é inestimável.
Otimiza processos de recrutamento
Entender o que é plano de cargos e salários e implementá-lo da melhor forma possível beneficia os profissionais que já compõem a empresa, bem como aqueles colaboradores em potencial. Isso acontece tanto pelos melhores rendimentos oferecidos, quanto pela transparência nas atribuições.
Processos de recrutamento otimizados atraem melhores candidatos. Não somente isso, mas o turnover que pode ocorrer diminui consideravelmente. No fim das contas, a obtenção e retenção de talentos tem impacto direto no sucesso de uma empresa.
Contribui para a motivação dos colaboradores
Talvez o elemento mais importante do plano de cargos e salário é aquele diretamente ligado à valorização dos colaboradores. Valores mais competitivos e justos, equidade entre as funções e transparência nas possibilidades de crescimento são alguns dos motivos.
A boa gestão de pessoas requer o reconhecimento dos trabalhos exercidos, o que é potencializado por esse documento. Fatores emocionais têm grande importância aqui e não devem ser subestimados pelos profissionais de RH e demais gestores.
Levando em consideração os diversos elementos descritos durante esse texto, pode-se concluir que compreender a importância do que é plano de cargos e salários e a sua adoção tem impacto direto na melhoria das performances. Com colaboradores mais satisfeitos, a empresa cresce!
Este foi mais um conteúdo criado pela redação do Peixe 30 para auxiliá-lo na gestão do seu negócio. Você pode ler as dicas de como fazer uma avaliação de desempenho e aprender a implementar um programa de treinamentos e desenvolvimento para fortalecer a sua equipe.
O Peixe 30 é uma rede social profissional criada no Brasil e apresenta diversas dicas de gestão e carreira. Entre para este nosso oceano, veja histórias de sucessos de outros empreendedores, inspire-se e fortaleça o seu networking.
O aplicativo está disponível para usuários IOS e neste link para Android.