O que é plano de cargos e salários?

Mayk | setembro 20, 2022

Imagem artigo

Uma das funções mais importantes do setor de Recursos Humanos é a gestão de pessoas. Na prática, isso significa lidar de maneira direta com os colaboradores e garantir, por meio da promoção da valorização do bem-estar no ambiente de trabalho, as melhores performances.

 

Para essa tarefa, os profissionais de RH se valem de ferramentas variadas. Logo, entender o que é plano de cargos e salários torna-se uma demanda urgente, já que este tipo de medida colabora com o crescimento de uma empresa, reduz o turnover e ajuda a reter talentos valiosos.

 

Quando você consegue combinar um ótimo clima organizacional com uma política de valorização dos funcionários, o efeito imediato é o aumento da produtividade. Para ajudá-lo, reunimos as principais informações neste artigo. Boa leitura!

 

Funções do plano de cargos e salários

O plano de cargos e salários nada mais é do que uma ferramenta utilizada por profissionais de RH com o objetivo de organizar as funções dos colaboradores, bem como suas remunerações e outros detalhes essenciais para a saúde financeira da empresa.

 

Ele se apresenta na forma de um documento onde, junto com a lista de funções e salários, estão descritas as atribuições e responsabilidades de cada cargo. Além disso, a ferramenta serve para a elaboração de planos de carreira internos.

 

Fazer um bom plano de cargos e salários exige algumas etapas, muitas das quais devem ser executadas pelo gestor de RH em conjunto com outras áreas da empresa. Se bem feito, esse documento ilumina caminhos a serem percorridos e impulsiona o crescimento de toda a organização.

 

Como elaborar um bom plano de cargos e salário?

Ao descobrir o que é plano de cargos e salários e a sua importância para alcançar grandes objetivos, você pode decidir por sua implementação dentro da empresa. Embora a elaboração do documento seja simples, ele necessita que alguns passos sejam seguidos.

 

Abaixo listamos algumas das principais ações associadas com este plano, sempre focando na gestão de pessoas e no crescimento coletivo.

 

Faça uma boa pesquisa interna

O primeiro passo para qualquer plano de cargos e salários é a compreensão de diferentes aspectos da empresa. O mais simples deles é saber quais são as funções existentes, suas atribuições e a remuneração que cada colaborador recebe.

 

A estruturação dos cargos e salários vem atrelada a uma pesquisa salarial, a qual busca observar se os valores são coerentes. Essa etapa terá importância primordial em um momento posterior, então é imprescindível o cuidado na sua realização.

 

Adicione também uma pesquisa sobre o clima organizacional e aproveite para avaliar a cultura interna. Juntos, estes estudos permitirão entender os sentimentos dos profissionais e oferecer algo que atenda suas expectativas, desde que tudo esteja alinhado com os objetivos do negócio.

 

Observe as remunerações do mercado

Ao estudar o que é plano de cargos e salários, você precisará mapear alguns concorrentes e estudá-los para ter uma visão real do que é praticado em seu setor.

 

Feita uma observação interna, é hora de olhar para fora. Os salários dos colaboradores estão adequados com o que o mercado oferece? Mais: eles estão alinhados com as atribuições e responsabilidades associadas com cada cargo?

 

A determinação dos salários deve levar em conta aspectos racionais e sempre obedecer a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A observação de discrepâncias é um indicador de que mudanças devem ser feitas, visando o equilíbrio no ambiente profissional.

 

Crie uma política salarial

Baseado nos dois itens anteriores, a criação de uma política salarial acaba sendo o caminho mais indicado. É por meio dela que se elenca com transparência os critérios associados com a remuneração recebida por cada colaborador. O foco é a equidade externa e interna.

 

No plano de cargos e salários não devem existir elementos que não possam ser justificados. Ou seja: preconceitos e favorecimentos de qualquer natureza devem ser abolidos, deixando claro as qualificações técnicas relacionadas com os valores oferecidos.

 

Benefícios da implementação de um plano de cargos e salários

A necessidade de mapear bem os cargos, suas atribuições e salários para uma empresa é indiscutível e vem de mãos dadas com uma série de benefícios. Assim como outras ferramentas de RH que lidam com a gestão de pessoas, os aspectos positivos tem como foco o sucesso da organização.

 

Auxilia nas finanças da empresa

Um elemento muitas vezes subestimado é o quanto esse documento contribui para um melhor controle da saúde financeira de uma empresa. Com uma boa avaliação externa e interna, as remunerações oferecidas se tornam mais justas e competitivas.

 

Para além dos lucros imediatos, o plano de cargos e salários também ajuda a fortalecer a marca como uma boa empregadora. Esse tipo de informação traz impactos positivos muito além das necessidades imediatas na gestão de pessoas, o que é inestimável.

 

Otimiza processos de recrutamento

Entender o que é plano de cargos e salários e implementá-lo da melhor forma possível beneficia os profissionais que já compõem a empresa, bem como aqueles colaboradores em potencial. Isso acontece tanto pelos melhores rendimentos oferecidos, quanto pela transparência nas atribuições.

 

Processos de recrutamento otimizados atraem melhores candidatos. Não somente isso, mas o turnover que pode ocorrer diminui consideravelmente. No fim das contas, a obtenção e retenção de talentos tem impacto direto no sucesso de uma empresa.

 

Contribui para a motivação dos colaboradores

Talvez o elemento mais importante do plano de cargos e salário é aquele diretamente ligado à valorização dos colaboradores. Valores mais competitivos e justos, equidade entre as funções e transparência nas possibilidades de crescimento são alguns dos motivos.

 

A boa gestão de pessoas requer o reconhecimento dos trabalhos exercidos, o que é potencializado por esse documento. Fatores emocionais têm grande importância aqui e não devem ser subestimados pelos profissionais de RH e demais gestores.

 

Levando em consideração os diversos elementos descritos durante esse texto, pode-se concluir que compreender a importância do que é plano de cargos e salários e a sua adoção tem impacto direto na melhoria das performances. Com colaboradores mais satisfeitos, a empresa cresce!

 

Este foi mais um conteúdo criado pela redação do Peixe 30 para auxiliá-lo na gestão do seu negócio. Você pode ler as dicas de como fazer uma avaliação de desempenho e aprender a implementar um programa de treinamentos e desenvolvimento para fortalecer a sua equipe.

 

O Peixe 30 é uma rede social profissional criada no Brasil e apresenta diversas dicas de gestão e carreira. Entre para este nosso oceano, veja histórias de sucessos de outros empreendedores, inspire-se e fortaleça o seu networking.

 

O aplicativo está disponível para usuários IOSneste link para Android.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Principais benefícios da tecnologia no RH. Otimize seus processos!

As inovações têm impactos significativos nos mais diferentes espaços. A tecnologia oferece novas formas de...

O que não falar na entrevista de emprego? Não cometa estes erros!

Após o envio do currículo, o bate papo costuma ser a segunda etapa de um...

O que colocar como experiência no currículo? Veja como se destacar!

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, todos os detalhes fazem a diferença....

O que é recrutamento misto? Conheça as vantagens deste modelo!

Processos seletivos estão entre os trabalhos mais importantes realizados por profissionais do setor de Recursos...

Pessoa outlier: o que é e como identificar? Descubra agora!

Esse termo tornou-se bastante utilizado no campo das estatísticas para definir algum evento que foge...

Como fazer um recrutamento externo e atrair novos talentos? Aprenda!

Quando falamos sobre processos seletivos, existem duas principais formas de realizá-los: utilizando o capital humano...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]