Pessoa outlier: o que é e como identificar? Descubra agora!

Mayk | março 19, 2024

Imagem artigo

Esse termo tornou-se bastante utilizado no campo das estatísticas para definir algum evento que foge aos padrões. Consequentemente, saber o que é uma pessoa outlier é algo importante para todos os profissionais de RH.

 

Para entender um pouco mais, pense que se um determinado estudo deve variar entre 1 e 10, por exemplo, o número “11” será um outlier. Essa explicação é simplista, mas nos ajuda a compreender o termo.

 

Quando aplicado aos Recursos Humanos e processos seletivos, um outlier é um candidato ou profissional que não se enquadra nos padrões da maioria. Embora essa definição possa parecer negativa em um primeiro momento, a verdade é oposta.

 

A fim de entender melhor, vamos explicar sobre as características desses profissionais, como o setor de RH pode identificá-los e quais os benefícios que elas trazem quando agregadas a uma equipe ou em uma empresa. Leia com atenção este artigo do Peixe 30 e descubra dicas valiosas!

 

Te ajudamos a encontrar o candidato certo. Conheça o software de recrutamento e seleção do Peixe 30!

 

O que é uma pessoa outlier?

A maneira como o termo se adequa ao mercado de trabalho tem origem no livro “Outliers”, do autor Malcolm Gladwell. Em português, a expressão é comparável a algo como “fora de série”, o que deixa mais explícito a forma como esses profissionais são observados.

 

Algumas características que definem esse perfil são a sua determinação, desejo de aprender, capacidade de inovar, bom trabalho em equipe, curiosidade insaciável, resiliência, autoconfiança e autenticidade. Geralmente, elas são boas líderes.

 

Além disso, para saber o que é uma pessoa outlier, vale mencionar que ela pode ser desenvolvida, de acordo com características notáveis observadas. Ao perceber o potencial de um profissional, o setor de RH, em conjunto com as lideranças, pode ajudar no seu crescimento.

 

Como identificar a pessoa outlier?

Compreendidas as características desse perfil, o próximo passo é ser capaz de identificá-las. Isso pode ocorrer em diversos momentos: antes, durante ou após a integração do profissional dentro de uma equipe. Abaixo, separamos cinco dicas fundamentais.

 

1 – Avalie desempenhos

Agora que sabe o que é uma pessoa outlier, a maneira mais basal de identificá-la é considerando seus desempenhos na realização de trabalhos cotidianos. Aqui também pode se encaixar a opinião que lideranças têm a respeito das performances destes profissionais dentro das equipes que fazem parte.

 

2 – Não se prenda a um único perfil

Uma verdade incontestável na descoberta de talentos é que pessoas outliers são diversas. Ou seja: só porque um determinado profissional se encaixa nessa definição, isso não significa que outros colaboradores com perfil semelhante também entregam ótimas performances.

 

3 – Considere hard skills e soft skills

Assim como acontece em outros espaços de responsabilidade do setor de RH, saber o que é uma pessoa outlier e conseguir identificá-la não é simples e deve levar em conta as hard e as soft skills. Nesse caso, as habilidades socioemocionais tem tanto (e em alguns casos, mais) valor quanto às técnicas.

 

4 – Tenha uma boa relação com talentos do mercado

Considerando a própria definição do termo, esses profissionais são grandes achados no mercado de trabalho. Por conta disso, é preciso estabelecer boas relações com talentos de diversas áreas. Um canal de comunicação aberto pode resultar em futuras contratações.

 

5 – Estude perfis de maneira aprofundada

Uma pessoa outlier nem sempre atende a todos os critérios formais de uma determinada vaga. Ao eliminar as chances de um determinado profissional com base em características negligenciáveis e superficiais, pode-se perder a visão completa de talentos em potencial.

 

Quais são as vantagens de ter esse perfil na equipe?

O passo seguinte, após o entendimento do que é uma pessoa outlier e como identificá-la, é considerar as vantagens que esse tipo de profissional traz para a equipe da qual se torna parte. Para isso, separamos os três principais benefícios que podem ser observados na prática.

 

1 – Melhorias nos resultados e performances das equipes

Levando em conta que uma das suas características mais notáveis é a sua entrega acima de média, é natural que a contratação de profissionais assim resulte em melhores resultados para a organização. A empresa cresce, assim como seus colaboradores.

 

2 – Fortalecimento da diversidade no ambiente de trabalho

Como mencionamos em um dos itens do tópico anterior, elas são diversas. Por conta disso, entender o que é uma pessoa outlier e ter profissionais com essa característica nas equipes é também uma forma de fortalecer a diversidade, trazendo novas perspectivas e ideias inovadoras aos trabalhos.

 

3 – Pessoas outliers atraem outras iguais

Esses profissionais costumam ser inspiradores para os que participam de suas equipes. Da mesma forma, talentos que estejam fora da organização podem se sentir atraídos, o que aumenta as chances de que novas pessoas com esse perfil sejam contratadas.

 

É inevitável chegar à conclusão de que o crescimento de uma empresa só é possível a partir daqueles que as compõem. Essa reflexão ajuda a explicar porque profissionais outliers são tão valiosos no mercado de trabalho e é tão importante estar atento aos potenciais.

 

Agora que entendeu o que é uma pessoa outlier, consegue perceber que, no contexto dos Recursos Humanos, é um achado valioso. Quando um talento é nutrido e desenvolvido, todas as partes envolvidas só têm a se beneficiar.

 

Vai fazer um novo processo seletivo? Aproveite a tecnologia para filtrar os melhores candidatos. Com o software de recrutamento do Peixe 30, você reduz o tempo na avaliação de perfis individuais e encurta o caminho para encontrar bons profissionais.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Exemplo de texto para envio de currículo por e-mail. Conquiste o recrutador!

Todo processo seletivo começa com uma inscrição, a qual pode ser feita de diferentes formas....

Como se destacar no estágio? Conquiste sua efetivação!

Nos últimos meses de 2023, a taxa de desemprego reduziu no Brasil. Isso é positivo...

Como responder sobre pretensão salarial? Aprenda a calcular

No mercado de trabalho, falar sobre aspectos monetários acaba sendo um tabu. É claro que...

Que roupa usar em uma entrevista de emprego? Veja dicas de como se vestir!

É comum ter dúvidas e insegurança ao buscar a primeira oportunidade profissional ou mesmo uma...

Entrevista técnica: o que é e como conduzi-la? Veja algumas dicas!

Sempre existe mais de uma forma de realizar o mesmo trabalho. Quanto mais experiente for...

O que é entrevista semiestruturada? Aprenda quando usar este modelo!

Quando falamos a respeito das etapas em processos seletivos, existem inúmeras maneiras de conduzir cada...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]