O que não falar na entrevista de emprego? Não cometa estes erros!

Mayk | março 25, 2024

Imagem artigo

Após o envio do currículo, o bate papo costuma ser a segunda etapa de um processo seletivo nas empresas. A maneira como ele é conduzido varia de acordo com a organização, mas o nervosismo pode ser um sentimento presente em todas as circunstâncias.

 

Levando isso em conta, saber o que não falar na entrevista de emprego pode fazer toda a diferença, tanto para sua segurança, mas também para ampliar as chances de admissão. Esteja atento!

 

A preparação costuma ser uma boa maneira de dissipar alguns medos infundados, o que é possível a partir de conhecimentos sobre processos seletivos. Isso inclui dicas relacionadas à postura, o que deve ser falado, modo de se vestir e respostas a outras dúvidas frequentes.

 

Um elemento pouco considerado em meio a tudo isso é o que não deve ser feito. Mais especificamente, o que não é recomendado dizer durante a entrevista de emprego. Saber o que evitar é tão (e em algumas situações, mais!) importante quanto saber o que se deve fazer.

 

Seja bem-vindo ao blog do Peixe 30. Em nossa comunidade, você encontra diversos conteúdos ricos que vão potencializar a sua carreira. Crie já a sua conta gratuita e entre para o nosso oceano.

 

Veja o que não falar na entrevista de emprego!

Por não se tratar de uma etapa unificada em processos seletivos, algumas características mudam conforme a organização. Apesar disso, existem elementos que devem ser evitados em todas elas.

 

Para ajudar profissionais em busca de uma contratação, separamos nove dicas do que não falar na entrevista de emprego!

 

1 – Interrupção do recrutador

Dentro e fora das entrevistas de emprego, interromper seu interlocutor é algo considerado socialmente negativo. Espere os momentos apropriados para se expressar e permita que o recrutador conclua o raciocínio sem interpelá-lo, mesmo que sua fala seja pertinente.

 

2 – Comentários negativos sobre empresas anteriores

Uma das primeiras regras de etiqueta do que não falar na entrevista de emprego é jamais comentar negativamente das experiências de trabalho anteriores, especialmente dos profissionais com quem trabalhou. É normal que se tenha vivências ruins, mas isso não deve fazer parte do seu discurso.

 

Para os recrutadores, isso passa a ideia de que pode ter o mesmo comportamento com a nova empresa, caso seja contratado. Caso precise justificar os motivos pelos quais saiu do emprego anterior, prefira dar explicações mais educadas e sem explorar detalhes.

 

3 – Informações falsas

Não existe qualquer contexto em que mentir sobre elementos da sua vida profissional seja algo aceitável ou recomendado. Ou seja, você já sabe que esse é um ponto relevante sobre o que não falar na entrevista de emprego.

 

Mesmo que a verdade diminua as suas chances de contratação, a mentira é ainda pior e pode levar a situações desagradáveis no futuro.

 

4 – Assuntos pessoais e/ou irrelevantes à entrevista

Nesse momento, o recrutador fará e responderá perguntas, buscando conhecer mais sobre suas experiências profissionais, habilidades e características. Diante dessas questões, se quiser saber sobre o que não falar na entrevista de emprego, evite assuntos pessoais ou sem relevância ao momento.

 

Falar em demasia acaba sendo visto como uma característica negativa, especialmente quando o que diz não está relacionado ao contexto profissional. Compartilhe apenas o que for relevante para a vaga a fim de que o recrutador o conheça como futuro colaborador.

 

5 – Gírias e linguagens inadequadas ao ambiente profissional

Alguns ambientes de trabalho são menos formais do que outros, de modo que essa regra tem certa flexibilidade. Mesmo assim, ao descobrir o que não falar na entrevista de emprego, entenda que gírias devem ser evitadas, assim como expressões que sejam inadequadas ao momento. Procure sempre se expressar educadamente e com atenção.

 

6 – Perguntas facilmente pesquisáveis

Antes de uma entrevista de emprego, é recomendado que o candidato faça algumas pesquisas sobre a empresa e a oportunidade em questão. É normal que se tenham dúvidas a respeito da vaga, mas elas não devem ser informações já respondidas previamente.

 

Elementos como breve história da organização e o que ela faz, atribuições da vaga e demais dados que possam ser pesquisados em poucos minutos devem ser evitados. Foque nesses assuntos apenas se você tiver dúvidas genuínas ou tenha achado as informações pouco esclarecedoras.

 

7 – Respostas monossilábicas ou vagas

Em um dos itens anteriores sobre o que não falar na entrevista de emprego, mencionamos que dizer muitas coisas é algo a ser evitado, mas o mesmo acontece com a ausência de interações? Responder apenas “sim” ou “não” passa a impressão de que você não tem muito a contribuir ou não está interessado na vaga.

 

8 – Questões inadequadas sobre a vaga

O conceito de “questão inadequada” varia muito de acordo com cada vaga, mas um exemplo fácil de ser explicado é o elemento financeiro. Todo mundo que busca uma colocação no mercado de trabalho o faz, entre outras coisas, pela necessidade de ter um sustento, certo?

 

Assim como é importante entender o que não falar na entrevista de emprego, você deve saber a maneira e o momento correto de trazer essas questões sobre a remuneração e benefícios.

 

Na maioria dos casos, o próprio recrutador irá fornecer tais dados durante as partes finais da entrevista. Caso isso não aconteça, traga o assunto naturalmente ao ser indagado sobre suas dúvidas.

 

9 – Desinteresse pela vaga ou pela empresa

Infelizmente, respostas monossilábicas não são o único jeito de passar a impressão de desinteresse pela vaga ou pela empresa. Procure contribuir com a conversa e engaje de maneira interessada a fim de que o recrutador o observe como alguém proativo e disposto.

 

Acima de todas essas dicas anteriores sobre o que não falar na entrevista de emprego, o mais importante é que seja autêntico a suas habilidades e experiências. Embora a contratação seja sempre um momento positivo para profissionais, não existe satisfação maior do que encontrar um espaço sendo você mesmo.

 

Aqui no Peixe 30, você tem acesso a uma série de profissionais que são destaque em suas áreas e amplia seu networking. O aplicativo está disponível para usuários do IOSneste link para Android.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Exemplo de texto para envio de currículo por e-mail. Conquiste o recrutador!

Todo processo seletivo começa com uma inscrição, a qual pode ser feita de diferentes formas....

Como se destacar no estágio? Conquiste sua efetivação!

Nos últimos meses de 2023, a taxa de desemprego reduziu no Brasil. Isso é positivo...

Como responder sobre pretensão salarial? Aprenda a calcular

No mercado de trabalho, falar sobre aspectos monetários acaba sendo um tabu. É claro que...

Que roupa usar em uma entrevista de emprego? Veja dicas de como se vestir!

É comum ter dúvidas e insegurança ao buscar a primeira oportunidade profissional ou mesmo uma...

Entrevista técnica: o que é e como conduzi-la? Veja algumas dicas!

Sempre existe mais de uma forma de realizar o mesmo trabalho. Quanto mais experiente for...

O que é entrevista semiestruturada? Aprenda quando usar este modelo!

Quando falamos a respeito das etapas em processos seletivos, existem inúmeras maneiras de conduzir cada...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]