Headhunter ou Recrutador

admin | setembro 09, 2020

Imagem artigo

Headhunter ou recrutador é um profissional contratado por uma empresa para encontrar os melhores colaboradores para ela. Nesse texto você irá entender todas as nuances que envolvem esses recrutadores e seu meio, e no final, vai desejar contratar um para o seu negócio.

O que você encontrará nesse texto:

  • O que é Headhunter ou Recrutador?
  • Funções de um headhunter ou recrutador
  • Headhunter X Job Hunter
  • Qual é o perfil de um Headhunter ou recrutador?
  • Por que contratar um headhunter?
  • Como avaliar a credibilidade do headhunter?

O que é Headhunter ou Recrutador? 

“Headhunter” vem do inglês e significa “caça cabeças” ou “caçadores de cabeças”. Headhunter ou recrutador é um profissional contratado por empresas para auxiliá-las a recrutar pessoas para cargos altos que envolvam gestão e liderança. Daí o termo: “cabeça”. 

Outras nomeações para a profissão podem ser “caça-talentos” ou “recrutador”. Há um consenso de que essa profissão começou entre 1950 e 1960, quando as empresas de Nova York tinham dificuldade para contratar bons profissionais para cargos de liderança. 

A saída foi pedir a consultores conhecedores do mercado, com bons contatos, que fizessem esse trabalho para elas. Com o tempo eles começaram a apenas selecionar trabalhadores altamente capacitados, os chamados “talentos”. Ou seja, o headhunter serve como intermédio entre a empresa e o possível funcionário

Funções de um headhunter ou recrutador

Headhunter fazendo recrutamento
Headhunter fazendo recrutamento

Um headhunter sempre tem que estar adequando suas estratégias segundo o perfil dos seus clientes. Suas funções podem mudar de trabalho para trabalho, principalmente porque ele faz o processo avançado de recrutamento. Contudo, algumas funções que quase sempre precisam ser exercidas são:

  • Estudar o mercado
  • Construir networking
  • Manter os relacionamentos profissionais 
  • Conhecer o perfil da empresa contratante
  • Buscar por profissionais que preencham a vaga que a empresa almeja
  • Selecionar e recrutar os talentos 
  • Avaliar os candidatos
  • Oferecer feedbacks à empresa e aos candidatos
  • Apresentar profissionais alinhados à vaga para o cliente. 
  • Negociar vantagens para que o candidato deixe seu trabalho atual e escolha a vaga ofertada pelo cliente 
  • Negociar condições de trabalho, data de início e benefícios para o colaborador.

Headhunter X Job Hunter

Não confunda as duas funções apesar delas serem bem parecidas. Ambos são profissionais voltados para a área de recrutamento e que precisam realizar quase as mesmas funções de maneira geral. Contudo, eles trabalham em diferentes lados do mesmo espectro

Um headhunter, como já foi explicado, é contratado por uma empresa para recrutar um profissional de alto nível para uma vaga que a entidade está ofertando. 

Um job hunter é um profissional contratado por uma pessoa física com objetivo de prestar consultoria. Ele ajuda o profissional a se recolocar ou se realocar no mercado. 

Ou seja, ambos precisam analisar bem o mercado, entender o perfil de seus respectivos clientes e construir um bom networking para realizar seu trabalho com qualidade. A diferença é que o head trabalha ao lado da empresa e o job ao lado do funcionário.  

As duas profissões se complementam, porque o job hunter pode indicar seus clientes para o headhunter. Este por sua vez, consegue mais opções para a vaga aberta na empresa. 

Qual é o perfil de um Headhunter ou recrutador?

Um bom headhunter precisa atender a alguns requisitos para que seu trabalho seja realizado com qualidade. São eles:

Boa comunicação 

O headhunter não conseguirá realizar seu trabalho se não construir um networking sólido. Isso significa criar e manter relacionamentos com os quais possa trocar informações. Para realizar esse serviço é indispensável que o headhunter seja um bom comunicador

Flexibilidade

Um headhunter deve se apresentar em ambientes bem variados e conversar com pessoas bastante diferentes umas das outras. Ele também precisa mudar constantemente seu método de recrutamento para se adequar ao da empresa. Todas essas atividades só poderão ser exercidas se o headhunter for alguém flexível

Comprometimento

Buscar o profissional perfeito para qualquer vaga de qualquer empresa nem sempre é fácil. Os prazos podem acabar atrasando, a empresa ou o candidato podem desistir ou querer mudar os termos no meio do caminho e o trabalho do headhunter pode ser criticado. E mesmo quando tudo ocorre dentro do acordado, o hunter precisa acompanhar cada etapa.

É por isso que comprometimento é uma característica indispensável para qualquer headhunter. Ele precisa de jogo de cintura para driblar os obstáculos.  Não tendo tantos desafios, é necessário acompanhar todas as etapas do processo, tanto antes como durante e mesmo depois do processo acabar. 

Proatividade

O bom headhunter ou recrutador sabe que nenhuma empresa irá contratá-lo do nada. Muito menos que os melhores colaboradores para a vaga oferecida vão simplesmente aparecer. A proatividade do headhunter é o que faz ele correr atrás do que precisa, e isso é indispensável

Saber negociar

O headhunter vai atrás dos melhores em suas profissões e normalmente eles já estão empregados. Por isso, saber negociar é tão importante para um headhunter. Ele precisa convencer o candidato a deixar seu emprego atual para assinar com a empresa cliente do headhunter. 

Atualização constante

O headhunter tem que se manter atualizado quanto às dinâmicas do mercado, mas também às novas tecnologias. Dominar o funcionamento de sites de vagas, redes sociais e aplicativos como Peixe 30 é um trabalho importante para os headhunters da atualidade. 

Generalização ou especialização

Há os headhunters especializados em uma área. As empresas podem querer contratá-lo para buscar profissionais especialistas na área designada. Porém, também existem headhunters que fazem um trabalho mais geral. No caso da empresa precisar de uma busca mais ampla por lideranças de vários perfis, eles são a melhor opção. 

Por que contratar um headhunter?

Os headhunters são ótimos para selecionar aquele profissional que dificilmente será contratado pelos métodos tradicionais. Por exemplo: colaboradores para cargos altos como gerência, formações mistas ou extremamente especializados. 

Essas são posições que exigem extrema confiança, pois você terá que ceder informações internas de como funcionam os processos da sua empresa. Por isso, fazer esse processo de contratação personalizado exige tanto cuidado. O headhunter consegue oferecer esse serviço diferenciado ao mesmo tempo que preserva a própria empresa.  

Pessoas físicas também podem se aproximar de um headhunter para conseguir indiretamente um serviço da job hunter. Com um headhunter próximo é mais provável que você fique sabendo de vagas disponíveis em que se encaixe. 

Também terá mais facilidade de saber o que essas vagas estão buscando e no que se especializar para consegui-las. Mas lembre-se, o trabalho do headhunter trabalha para achar os melhores colaboradores para a empresa. Se você não for um deles, o hunter não vai te chamar. 

Outro fator positivo a favor do headhunters é que eles economizam tempo e dinheiro para a empresa ao passo que a aproximam de seus funcionários ideais. Isso acontece porque o headhunter é uma pessoa bem relacionada e isso já simplifica o contato da empresa com a pessoas ideais. 

O headhunter ainda descarrega os serviços do setor de Recursos Humanos, permitindo que este foque no aperfeiçoamento da equipe. 

Ademais, o hunter utiliza um processo especial de recrutamento, então normalmente os profissionais contratados se alinham com o perfil da empresa. Isso previne que eles peçam demissão com pouco tempo de serviço.

Como avaliar a credibilidade do headhunter?

Para avaliar a credibilidade do headhunter cheque suas referências. Consulte seus antigos clientes e pergunte se o profissional entregou o combinado com qualidade. 

Veja também o tempo de trabalho. Se ele não tiver muito tempo de mercado, provavelmente é porque não tem experiência ou não consegue oferecer um trabalho bom o bastante para se sustentar.   

Se for contratar uma consultoria de headhunting, acrescente na lista a checagem do CNPJ para ver dados sobre a agência ou se ela está passando (ou já passou) por algum processo.

Verificada a credibilidade você pode contratar o headhunter autônomo através de telefonema, e-mail, ou perfil em redes sociais voltadas ao meio comercial como o Peixe 30. Se for contratar uma consultoria, ela deve ter links, e-mails ou espaços para contato em seu site. 

Tenha em mente que o headhunter precisará de todos os dados possíveis sobre a vaga ofertada e sobre o perfil de profissional desejado pela empresa contratante. Invista um tempo para orientá-lo sobre essas informações. Também fale sobre a cultura organizacional da empresa e seu ramo de atividade. 

Está convencido de que o seu negócio tem chances muito melhores contratando um headhunter? Você pode encontrar um com mais facilidade baixando o app do Peixe 30

Esse app te permite encontrar colaboradores de qualidade para seu negócio e também ganhar visibilidade no mercado de trabalho. A realocação ou recolocação profissional que você busca pode estar mais próxima do que pensa. Baixe o Peixe 30 para fazer decolar a sua carreira!

Faça parte desse oceano! 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Dica de roteiro para vídeo currículo

O Peixe 30 surgiu com o objetivo de facilitar a interação profissional em vídeo, uma...

Como funciona uma entrevista online? Dicas para conseguir bons empregos!

Em um mercado de trabalho pós-pandêmico, os processos digitais se tornaram corriqueiros. O mundo aprendeu...

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos...

Qual é a importância do networking? Tenha aliados em sua jornada profissional

“Um sonho sonhado sozinho é apenas um sonho, mas um sonho sonhado junto é a...

Como aplicar o teste palográfico? Descubra agora e monte uma ótima equipe!

Boas contratações vão muito além da avaliação de habilidades técnicas. É claro que qualquer organização...

O que é avaliação 360 graus? Aprenda a potencializar a eficiência da sua equipe

A gestão de pessoas não é uma tarefa fácil, especialmente em ambientes com uma grande...

O que faz um Tech Lead? Conheça mais detalhes sobre este profissional!

Profissões se modificam e evoluem o tempo inteiro, de acordo com novas demandas e mudanças...

ASSUNTOS

TEMAS

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]

Como fazer a transição de carreira para TI?

Como fazer transição de carreira para TI Ler mais

De acordo com pesquisa da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, o mercado de TI brasileiro carrega um déficit de quase meio milhão de profissionais qualificados. Basicamente, existem vagas, mas não tem quem as ocupe.   Naturalmente, quando o espaço de um profissional não é facilmente preenchido, […]