O que é multitasking? Entenda a capacidade de executar tarefas simultaneamente

Mayk | novembro 11, 2024

Imagem artigo

Em um mundo que não para, cumprir múltiplas tarefas de maneira simultânea se tornou algo cada vez mais frequente, especialmente no mercado de trabalho. Raros são os profissionais que dedicam o cotidiano a uma única atividade, em especial em empresas de grande porte.

 

Entenda o que é multitasking, termo pelo qual esta habilidade é reconhecida.

 

Embora os prejuízos de assumir muitas funções ao mesmo tempo mereçam atenção, isso não muda a realidade: para ser um profissional mais atrativo ao mercado, é necessário conhecer o que as empresas buscam no momento. Aí chegamos ao conceito de multitasking!

 

Neste texto, responderemos algumas dúvidas importantes sobre esta habilidade desejada pelos profissionais de Recursos Humanos para ajudar aqueles que buscam colocação ou recolocação no mercado de trabalho. Quais são as características de um profissional multitasking? Como posso aprimorar esta competência?

 

Cadastre-se aqui no Peixe 30, crie seu perfil e faça o seu Assessment, um teste que vai ajudá-lo a se conhecer melhor. Com base nas informações disponíveis, você poderá destacar uma determinada qualidade e ter uma nova oportunidade profissional.

O que é multitasking e como o mercado de trabalho o enxerga?

Em tradução literal para o português, significa “multitarefas”. Ou seja: se refere à capacidade de um profissional em executar mais de uma tarefa ao mesmo tempo, dividindo a sua atenção de maneira eficiente e que não prejudique nenhum dos trabalhos individuais.

 

É interessante notar que o conceito do que é multitasking não é unanimidade entre cientistas que estudam o mercado de trabalho e o comportamento dos profissionais. Alguns, inclusive, relacionam o conceito ao “pato”: capaz de andar, nadar e voar, mas não fazendo nada bem.

 

Embora ser um profissional multitasking seja positivo para a sua carreira, isso não é algo comumente exigido de maneira formal. Isto é: embora as empresas valorizem aqueles que executam tarefas simultâneas, você dificilmente verá o termo na descrição de uma vaga.

Qual é a importância do multitasking para as empresas?

Esse profissional é, muitas vezes, visto como uma faceta dos colaboradores flexíveis, aqueles capazes de se adaptar ao ambiente e modificar a maneira como realizam os trabalhos, de acordo com as necessidades. Nesse sentido, trata-se de um elemento positivo e almejado.

 

Além disso, há também relação com a agilidade e concentração, já que lidar com mais de um assunto ao mesmo tempo requer essas duas características comuns do que é multitasking. Quando se faz muito, mas o que se executa não é bem feito, nós não estamos mais falando desse tipo de profissional.

 

Considerando o lado menos positivo explorado antes, devemos também o incluir aqui: uma empresa que explicitamente busca um profissional multitasking pode ser interpretada como uma que acumula tarefas, algo que os profissionais precisam estar atentos.

 

Como posso desenvolver essa habilidade? 3 dicas valiosas!

O multitasking pode tanto ser uma característica inata como uma aprendida. Caso você tenha naturalmente a capacidade de fazer múltiplas tarefas ao mesmo tempo, ótimo!

 

Se esse não for o caso, há maneiras de desenvolver essa soft skills e melhorar a concentração e a agilidade, sem perder a qualidade.

Tenha metas realistas e prazos

Ao entender o que é multitasking, você verá que ser esse profissional não significa começar várias coisas ao mesmo tempo e não finalizar nenhuma delas. Pelo contrário! A ideia é iniciar e concluir as atividades as quais se propõe, cuidando para não prejudicar a qualidade e cumprindo os prazos pré-estabelecidos.

 

Isso pode ser feito com o estabelecimento de metas e datas, as quais precisam ser realistas. Você deve organizar as tarefas de maneira que a execução de um trabalho X não prejudique o Y, mas o complemente. Quando essa organização é adequada, tudo fica mais fácil.

 

Veja também: Como desenvolver a proatividade?

 

Agrupe tarefas que fazem sentido juntas

Embora seja natural tentar fazer uma coisa de cada vez, há aquelas tarefas que não apenas fazem sentido juntas, como se complementam. Elas são o “sonho” de qualquer profissional que busca ser multitasking, e, quando identificadas, devem ser agrupadas em sua execução.

 

Ao mesmo tempo, é preciso que você elimine as distrações e trabalhe em um ritmo constante, já que apenas as semelhanças entre tarefas não são suficientes para que sejam concluídas. Há maneiras de “cortar caminho” que não prejudicam os resultados, algo que vale aprender.

 

Priorize a sua saúde física e psicológica

Embora não exista nada inerentemente errado em ser capaz de cumprir múltiplos objetivos ao mesmo tempo, isso jamais deve vir em detrimento da sua saúde, tanto física quanto psicológica. Quando tentamos abraçar o mundo, o “burnout” acaba sendo o nosso resultado.

 

Isso sem mencionar a qualidade dos trabalhos exercidos, os quais são prejudicados como consequência e resultam no oposto do que buscamos, que é o sucesso profissional. Vale a pena tentar desenvolver a habilidade, caso deseje. Por isso, ao buscar informações sobre o que é multitasking, sempre priorize a qualidade de vida.

 

Se você não se considera esse tipo de profissional, não se preocupe: o conceito vem, aos poucos, ficando defasado. É claro que você precisará executar mais de uma tarefa no local de trabalho, mas os profissionais têm tempo para exercê-las com atenção e cuidado.

 

Por último, vale reforçar o ponto de que multitasking não se trata apenas de fazer múltiplas tarefas ao mesmo tempo, mas de realizá-las de maneira eficaz e sem prejuízos. O profissional que domina essa habilidade tem chances altas de ter uma carreira próspera numa empresa.

Instale hoje o app do Peixe 30, destaque suas competências e invista em networking. O aplicativo está disponível para usuários IOS e neste link para Android.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Como funciona o exame demissional? Ele é obrigatório? Elimine suas dúvidas

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é a principal responsável pela garantia dos direitos...

O que é chronoworking? Veja como implementá-lo em sua empresa

Engana-se quem acredita que o mercado de trabalho atual é o mesmo de décadas passadas....

O que é recrutamento digital? Ganhe agilidade na realização de processo seletivo

A internet mudou completamente a forma como as empresas realizam diversos trabalhos. Naturalmente, esta alteração...

Gestão de desempenho: o que é e qual é a sua importância? Entenda!

Uma empresa só é capaz de crescer se os seus colaboradores também tiverem chances para...

O que é recrutamento às cegas? Conheça as vantagens do método

Os processos seletivos podem ser feitos de diversas formas, mas em todas existe um mesmo...

O que é Burn On? Entenda melhor essa exaustão crônica e suas consequências

Uma marca dos novos profissionais que vêm se juntando ao mercado de trabalho, em geral...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]